sábado, 30 de janeiro de 2021

2 de fevereiro: Dia Mundial das Áreas Úmidas


Em 2021, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial das Áreas Úmidas (2 de fevereiro) é “Áreas úmidas e a água”. Neste ano, completam-se 50 anos da convenção intergovernamental na cidade de Ramsar, no Irã (2 de fevereiro de 1971) que definiu pela primeira vez o conceito de área úmida e a importância deste ecossistema na manutenção da biosfera e das vidas humanas e acentuaram o quão essencial é sua preservação.

A Convenção de Ramsar alerta em 2021 para a crise de falta d´água que está destruindo as áreas úmidas, e das vidas que dependem delas, pois o uso da água é maior do que sua capacidade de reposição. A campanha é um apelo ao uso sustentável da água. Cerca de 2,2 bilhões de pessoas não tem acesso à água potável no mundo.

 

Atualmente no Brasil, vale a definição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU): “Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica". 

As áreas úmidas, tanto as salgadas como doces, sustentam a humanidade ao manter e fornecer a maior parte da água doce consumida no mundo e funcionam como filtros naturais para purificar a água potável. 

A aquicultura é a que mais cresce setor de produção de alimentos, enquanto a pesca nestas áreas forneceu 12 milhões de toneladas de peixes em 2018. Os arrozais alimentam 3,5 bilhões de pessoas anualmente e mais de um bilhão de pessoas dependem economicamente destas zonas. Calcula-se que estes ecossistemas fornecem serviços no valor de US$ 47 trilhões por ano.  

Além disso, 40% das espécies mundiais vivem e se reproduzem em áreas úmidas - os recifes de coral abrigam 25% de todas as espécies. 

As zonas úmidas também fornecem proteção contra inundações e tempestades, com cada acre de pântano absorvendo a 1,5 milhão de galões de água da enchente. Assim estes ecossistemas ajudam a regular o clima, pois armazenam duas vezes mais carbono do que florestas.

O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta: mais de 20% do número total de espécies da Terra, segundo o Ministério do Meio Ambiente, e a variação de biomas inclui as áreas úmidas em suas bacias hidrográficas e em sua costa de cerca de 7,5 mil km de extensão, onde vive a maior parte da população brasileira.

A conscientização da sociedade sobre a necessidade do uso sustentável das áreas úmidas é fundamental para preservar uma das fontes principais de água e alimentos para as populações do mundo.


Sítios Ramsar no Brasil

Com informações do site do Ministério do Meio Ambiente e World Wetlands Day. Fotos de Marcos Amend e do Ministério do Meio Ambiente.

Por Letícia Jardim Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site