segunda-feira, 5 de novembro de 2018

30 a 45 minutos de exercício aeróbico são suficientes para “efeito milagroso” em sua saúde, dizem cientistas

Exercício aeróbico
O exercício aeróbicocaminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, entre outros - pode ser o mais próximo de uma droga milagrosa que temos. Várias pesquisas científicas sugerem que, quando nos comprometemos com exercícios regulares que aumentam a freqüência cardíaca por um período de tempo sustentado, coisas mágicas - um"efeito milagroso" - acontecem ao nosso corpo e ao cérebro.

Os estudos apontam que com isso, pensamos mais claramente, nos sentimos melhor em geral e evitam o declínio cognitivo que pode ocorre com a idade.

"O exercício aeróbico tem uma capacidade única para divertir e relaxar, para proporcionar estimulação e calma, para combater a depressão e dissipar o estresse", escreveram os autores de um artigo no blog da Escola de Medicina de Harvard "Mind and Mood".

Mas quanto tempo você deve caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta ou nadar para colher estes benefícios? No geral, a pesquisa sugere que a magia acontece em algum lugar na janela de aproximadamente 30-45 minutos no mínimo.

Um artigo recente analisou os hábitos de exercícios de centenas de sobreviventes de câncer de mama que estavam experimentando sintomas como "cérebro de quimioterapia", que envolve perda de memória e foco em problemas. Os pesquisadores descobriram que apenas 30 minutos de um exercício aeróbico, como caminhar, estavam ligados a um desempenho significativamente melhor em questionários cognitivos.

Outro estudo publicado em maio forneceu algum apoio adicional para essa pesquisa - descobriu que, em adultos de 60 a 88 anos, caminhar por 30 minutos, quatro dias por semana durante 12 semanas, pareceu fortalecer a conectividade em uma região do cérebro ligada perda de memória.

Da mesma forma, um estudo piloto em pessoas com depressão severa descobriu que apenas 30 minutos de caminhar na esteira por 10 dias consecutivos pareciam ser "suficientes para produzir uma redução clinicamente relevante e estatisticamente significativa na depressão".

Outras pesquisas sugerem que pode ser melhor fazer exercício aeróbico por mais tempo. Um estudo no British Medical Journal descobriu que em adultos com mais de 50 anos, os melhores resultados para o cérebro pareciam surgir de uma rotina que combinava exercícios aeróbicos com treinamento de resistência (ou seja, exercícios de construção de músculos como tábuas e flexões) e durou pelo menos 45 minutos.

Os pesquisadores ainda não estão seguros de por que esse tipo de exercício parece fornecer um impulso ao cérebro, mas alguns estudos sugerem que isso tem a ver com o aumento do fluxo sanguíneo, o que proporciona nossa energia com energia fresca e oxigênio.

Um estudo recente em mulheres mais velhas que apresentaram sintomas potenciais de demência também descobriu que o exercício aeróbio estava relacionado com um aumento no tamanho do hipocampo, uma área cerebral envolvida em aprendizagem e memória.

Outro motivo pode ter a ver com a capacidade dos exercícios aeróbicos para ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse natural do corpo, como adrenalina e cortisol, de acordo com um estudo recente no Journal of Physical Therapy Science.

Joe Northey, autor principal do estudo britânico e cientista de exercícios da Universidade de Canberra, disse que sua pesquisa sugere que qualquer pessoa com boa saúde com mais de 50 anos deveria fazer 45 minutos a uma hora de exercício aeróbico "em quantos dias da semana forem viáveis para você".


Letícia Jardim Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades
Com informações do Independent
Crédito da foto: Pixabay.com

Aproveite os parques e praças perto de você e comece a se sentir bem hoje! Veja em Relação de Parques do site Áreas Verdes das Cidades

Leia mais:

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site