quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Biblioteca Parque Villa-Lobos em São Paulo

Um grande destaque do Parque Villa-Lobos foi a inauguração da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) em 20/12/2014, que ocupa área de quatro mil metros quadrados dentro do parque, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Além de bom acervo de livros tem atividades educativas e culturais inteiramente gratuitas.

Horário de funcionamento:
10 às 19h de 3a. feira a domingo  
Recursos:
Acessibilidade  Estacionamento  Internet WiFi  Programação cultural
Telefones:
(11) 3024-2500
Localização:
Entradas pela Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 ou Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros
Ver no mapa
Para ir ao parque utilize, entre outras, as linhas de ônibus de números 138 Osasco (Munhoz Junior), 378 Santana de Parnaíba (Residencial Burle Marx), 957T-10 Cohab Taipas, 6262-21 Pinheiros, 211 Osasco (Vila Menck). Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans.
Para ir de carro, vá no box ao lado e consulte o link "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

estacionamentos para veículos no interior dos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari
que podem ser utilizados para ir à biblioteca.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) tem um bom acervo de livros, além de acesso à internet e rede WiFi por computadores, auditório para 200 lugares, acessibilidade e equipamentos de tecnologia assistiva, sala de jogos, etc. Há programação cultural para todas as idades: atividades permanentes, oficinas, cursos, eventos, exposições, saraus, etc.

Conforme website oficial da BVL, é "montada, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores".

O acervo, constantemente atualizado e com foco na literatura e em questões ambientais, é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braile e falados, voltados para pessoas com deficiência.

Chamou-nos a atenção na BVL o ambiente inclusivo e acessível. Possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braile, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela e ampliador de caracteres, entre outros.

Outro diferencial está no atendimento. A BVL é uma biblioteca de e para pessoas, portanto todos os funcionários estão aptos a oferecer atendimento humanizado, individualizado, centrado nas características do público e próximo à comunidade.

O espaço conta ainda com salas de criatividade; sala de jogos eletrônicos, interativos e de tabuleiro; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet, conforme já citado; e café-bar, no deck, com vista para o parque.

Ainda reproduzindo texto no website oficial, "Isto é uma biblioteca viva, um espaço público e dinâmico que, junto ao Governo do Estado de São Paulo, às Secretarias da Cultura e do Meio Ambiente e à organização social SP Leituras, trabalha a inclusão social por meio da leitura, promovendo e incentivando assim o prazer de ler para todos os cidadãos, de todas as faixas etárias".

Veja a programação da biblioteca

Vale a pena
  • Participar de eventos (cursos, oficinas, palestras, etc.) frequentemente oferecidos;
  • Associar-se à biblioteca (é grátis) para poder utilizar dos equipamentos disponíveis (computadores, salas de jogos, entre outros), pegar livros, revistas, etc. e
  • Percorrer, simplesmente, após um breve cadastramento, a biblioteca com seu acervo e equipamentos.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte: "Website da Biblioteca Parque Villa-Lobos" (https://bvl.org.br/
________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita.
A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas no local).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site