domingo, 22 de fevereiro de 2015

Três anos do Áreas Verdes das Cidades

Em 22 de fevereiro de 2012, incentivado por amigos, foi criado um blog sobre áreas verdes urbanas por Antonio Guedes, engenheiro de formação, hoje pesquisador e escritor desta temática, foram postadas as primeiras três áreas verdes resenhadas e fotografadas, que envolveram o Viveiro Manequinho Lopes, o Parque Alfredo Volpi e o Parque Aclimação na cidade de São Paulo.

O objetivo do blog era oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nas áreas verdes urbanas das cidades, bem como incentivar sua visitação. Ícones humanistas, as áreas verdes oferecem opções diversas e integradas de lazer: cultura, arte, entretenimento, esporte e contemplação da natureza.

Em 3 de maio de 2013 o blog transformou-se no site Áreas Verdes das Cidades, consolidando a ideia inicial do editor de amor aos parques urbanos, cuja iniciativa de criação e proteção tem foro exatamente na defesa e conservação desse patrimônio público.

A importância desses parques, especialmente, expressa-se como patrimônio cultural, testemunho de expressões vivas da cultura e impulsos humanos pela preservação da vida na diversidade de suas manifestações.

As áreas arborizadas controlam a poluição atmosférica e o microclima, oferecendo conforto ambiental. A saúde física e mental recebem benefícios comprovados cientificamente, conforme pesquisadores americanos, japoneses e europeus. A
s áreas verdes urbanas são espaços privilegiados, amenizando a aridez da cidade. A diversidade de vegetação se encarrega de atrair, proteger e alimentar animais e pássaros. A oportunidade para o exercício de convivência solidária entre pessoas e natureza favorece o estreitamento das relações de amizades. A simples contemplação nas áreas verdes possibilita uma experiência estética única, permitindo que se vivencie a harmonia e o bem-estar, generosamente ofertados pela natureza. A quantidade e o estado de conservação das áreas verdes de uma cidade elevam a percepção de desenvolvimento humano e social.

Hoje estão publicadas resenhas, fotos e vídeos de 110 áreas verdes, principalmente da região metropolitana de São Paulo, constituindo o maior acervo de informações e serviços sobre parques e áreas verdes da cidade de São Paulo na Internet.

O Áreas Verdes das Cidades, além de oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques urbanos das cidades, incentiva sua visitação. Nele o leitor vai encontrar um pouco da história de cada parque, seus equipamentos, sua infraestrutura e as atrações para quem os visita, além de fotos, vídeos, mapas de localização e o que vale a pena visitar no local. A cada 15 dias, em média, uma nova área é inserida no site. Além dessas publicações, procura, por meio de seus canais na Web, Facebook, YouTube e Google+, registrar outras informações relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, mas sempre em conexão com os parques urbanos.





Consulte o Áreas Verdes das Cidades na Web, Facebook, YouTubeGoogle+




4 comentários:

  1. Parabéns Guedes. A ideia evoluiu e o site está cada vez melhor e mais completo.
    Abs
    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Está sendo divulgado este trabalho no Blog Sítio Casarão http://www.sitiocasarao.blogspot.com Muito bom! Ana

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site