quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Parque Guanhembu Benedicta Ramos Caruso em São Paulo

O Parque Guanhembu Benedicta Ramos Caruso, visitado num domingo, fica localizado no Jardim Guanhembu, Subprefeitura da Capela do Socorro, Zona Sul da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de setembro de 2011 e possui cerca de 72.000 m² de área verde e duas áreas de Mata Atlântica, ambas em regeneração natural, compostas por diversas espécies nativas e algumas exóticas.

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 5661-8101
Localização:
Rua Daniel Ribeiro Calado, 40, Jardim Guanhembu, Capela do Socorro
Ver no mapa
Como chegar no parque
Use as linhas de ônibus 637V-10 Parque America - Terminal Santo Amaro e 675R-10 Grajaú - Metrô Jabaquara.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Playground, pistas de caminhada, quiosques, áreas para piquenique, campos de futebol (grama sintética), quadra de futsal, quadra poliesportiva, pergolado, quiosques para atividades sociais, praças de estar internas e externas, mesas com tabuleiro, bebedouros e paraciclos. Sanitários com acessibilidade para cadeirantes.

Fauna do parque
Conforme levantamento da Prefeitura de São Paulo são 35 espécies de fauna representadas principalmente por aves. A exceção fica com os lagartos teiú e calanguinho. Dentre as “emplumadas”, destaque para tiriba-de-testa-vermelha, espécie de periquito endêmica de Mata Atlântica, e à maitaca, um pequeno papagaio florestal, que ali ocorrem devido à proximidade com matas da Represa Billings. Podem ser observadas espécies vistosas como saí-canário, piá-cobra e beija-flor-de-peito-azul. Asa-branca, risadinha, ferreirinho-relógio, tico-tico, joão-teneném, tiziu, sabiá-do-campo, cambacica e pitiguari também compõem a fauna local.

Flora do parque
Possui vegetação composta por campo antrópico, áreas ajardinadas e eucaliptal com sub-bosque. Destacam-se jerivá e tapiá-guaçu. Foram registradas 31 espécies vegetais.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas há bares em ruas do seu entorno que vendem alimentos e bebidas.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam em guias. No entanto, bicicletas e empinar pipas estão proibidas no parque. Utilização de skates, patins e assemelhados estão restritas só às áreas próprias para tal prática.

Sinopse histórica
Formado por dois loteamentos realizados na região na década de 70, o parque foi implantado em uma região carente de áreas verdes e de lazer. Localizado em região de mananciais, o projeto conjuga preservação da área permeável e atendimento social com equipamentos esportivos e de lazer. O Guanhembu localiza-se em área de manancial, a poucos metros da represa Billings. Serve como rota de passagem para aves que circulam entre as represas Guarapiranga e Billings. O projeto Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes, utiliza as quadras do parque.

No tocante à segurança geral do parque, não observamos quaisquer vigias no dia da visita.

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente no parque;
  • Utilizar o bom campo de futebol, que tem grama sintética, e as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque, observando a vegetação ao redor.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte: "Website da Prefeitura de São paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site