O Parque Villa-Lobos, que foi visitado algumas vezes e em dias diversos pelo site Áreas Verdes das Cidades, é um dos mais completos da cidade em termos de infraestrutura para lazer. Tem uma área de 732.000 m² e o endereço é Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2201 (veja no mapa), no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Entre suas inúmeras atrações, há trilhas, campos de futebol oficiais, quadras de tênis, quadras de basquete, Orquidário Ruth Cardoso e Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Parque Villa-Lobos Horário de funcionamento: 5h30 às 19h | |
Telefones:
| |
Localização:
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001,
Ver no mapa Alto de Pinheiros |
Como chegar ao Parque Villa-Lobos:
- Ônibus - Várias linhas de ônibus passam no local, como a 138-Osasco (Munhoz Junior), 378-Santana de Parnaíba (Residencial Burle Marx), 957T-10-Cohab Taipas, 6262-21-Pinheiros, 211- Osasco (Vila Menck), entre outras.
- Trem - Estação Villa Lobos-Jaguaré da Linha 9 -Esmeralda (Osasco-Grajaú).
- Há uma nova entrada para pedestres pela Av. Arruda Botelho. Agora são quatro portarias. A nova entrada facilita o acesso do público e colabora para que a circunvizinhança possa abraçar a atitude sustentável de vir ao parque a pé.
- Carro - Consulte o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro.
Estacionamento
Há estacionamento no parque em duas entradas: pela Av. Prof. Fonseca Rodrigues e pela Av. Queiroz Filho. O estacionamento no Parque Villa-Lobos é pago, R$ 5 por até 2 horas e R$ 10 para até 12 horas. Motos pagam metade deste valor (preços de janeiro de 2019). O estacionamento do Parque Cândido Portinari (que é contíguo ao Villa-Lobos) também é pago e tem o mesmo valor.Infraestrutura do Parque Villa-Lobos
Mapa do Parque Villa-Lobos |
O Villa-Lobos possui ciclovia (alugam-se bicicletas na entrada do parque), diversas quadras de vôlei, de basquete, tabelas de street basketball, quadras de areia, quadras poliesportivas e campos de futebol. Todas as quadras e campos, exceto o Campo I e o Campo II, são de uso livre. Para utilizar os campos de futebol gramados oficiais do Parque Villa-Lobos é feito um sorteio pela administração do parque em novembro, em que são definidos os jogos de janeiro a junho, e maio, em que são definidos os de julho a dezembro. Clique para se inscrever nos sorteios dos campos de futebol e ter mais informações
Há também playgrounds e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pistas de cooper e caminhada, um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos (precisam de uma maior atenção quanto a limpeza, especialmente nos finais de semana) e lanchonete.
Você pode levar seu cachorro (desde que esteja preso com guia e focinheira para os animais maiores).
O aluguel de bicicletas, skates e patins no Parque Villa-Lobos está disponível na entrada principal e devem ser utilizadas nas devidas áreas.
O destaque é a Biblioteca Parque Villa-Lobos que tem um bom acervo de livros, além de acesso à internet e rede WiFi por computadores, auditório para 200 lugares, acessibilidade e equipamentos de tecnologia assistiva, sala de jogos, etc. Há programação cultural para todas as idades: atividades permanentes, oficinas, cursos, eventos, exposições, saraus, contação de histórias e encontros com escritores.
Quanto à segurança, observamos a presença de vigias e alguns policiais (há um quartel da PM no parque), que inspira tranquilidade aos usuários do parque.
Quanto à segurança, observamos a presença de vigias e alguns policiais (há um quartel da PM no parque), que inspira tranquilidade aos usuários do parque.
História do Parque Villa-Lobos
A história do parque Villa-Lobos é um pouco diferente da de outros parques. Antes de 1989, a área onde está hoje destoava muito dos arredores da região de Alto de Pinheiros: havia um depósito de lixo da CEAGESP, onde cerca de oitenta famílias recolhiam alimentos e embalagens, e também em parte do terreno era depositado material dragado do Rio Pinheiros e entulho da construção civil.
Em 1987, ano de comemoração do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos, foram apresentados os primeiros estudos visando à implantação de um parque temático contemporâneo na área. O projeto original, elaborado pelo arquiteto Décio Tozzi, previa uma "cidade da música", com viveiro para pássaros, ilha musical, passeio Uirapuru, auditórios, Teatro de Ópera e Centro de Convivência Musical.
Em 1989, o parque Villa-Lobos começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Foram removidas as famílias que viviam no local, retirados 500 mil m³ de entulho com mais de 1 metro de diâmetro, e movimentados 2 milhões de m³ de entulho e terra para acerto das elevações existentes. O córrego Boaçava, que passava pela área, foi canalizado.
Em janeiro de 2004, a administração do parque foi transferida para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e o parque foi entregue em 2006 com aproximadamente 24 mil árvores plantadas, após a remoção de entulho e troca de solo.
Vale a pena do Parque Villa-Lobos
- Visitar o Orquidário Ruth Cardoso;
- Praticar esportes diversos em várias áreas disponíveis com infraestruturas adequadas;
- Percorrer a Biblioteca Parque Villa-Lobos e participar de eventos (cursos, oficinas, palestras, etc.) frequentemente oferecidos e gratuitos;
- Andar pelas trilhas "Ouvillas", "Vidas", "Villa Ambiental", "Vai pela Sombra" e o "Circuito das Árvores" e
- Pedalar pela ciclovia.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Website Oficial do Parque Villa-Lobos (http://parquevillalobos.sp.gov.br/) e informações obtidas no local.
________________________________________________________________________________________________________
Fotos do Parque Villa-Lobos
Playground |
Trilha do Parque Villa-Lobos |
Playground |
Campo de futebol |
Campo de futebol |
Quadra de futebol |
Quadra de tênis |
Ciclovia |
Trilha Ouvillas - Com música ambiente de Villa-Lobos |
Quiosque |
Ciclovia separada da Pista de caminhada |
Quadra de basquete |
Trilha Circuito das Árvores |
Trilha Circuito das Árvores |
Biblioteca Villa-Lobos |
Biblioteca Villa-Lobos |
Orquidário Ruth Cardoso |
Orquidário Ruth Cardoso |
Orquidário Ruth Cardoso |
O Parque Villa Lobos é ,para mim,um dos espaços mais agradáveis de São Paulo.É organizado,limpo e cheio de gente bonita.
ResponderExcluirConcordo, Márcia
ResponderExcluirOlá! Acho que vale mencionar o acesso facilitado pelo Trem Metropolitano da CPTM, usando a Estação Villa Lobos-Jaguaré da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).
ResponderExcluirObrigado, Caio, pela contribuição. Faremos menção. Abs
ExcluirÉ tudo muito lindo mais eu queria saber quanto que custa tudo!!
ResponderExcluirDia 25 o parque funciona normal de manhã?
ResponderExcluirEu gostaria muito de saber quanto custa o aluguel das bicicletas ☺
ResponderExcluirParque maravilhoso, porém tome cuidado com o funcionário do estacionamento que fica durante a semana. Não pergunte nada, pois é mal educado. Parece que tem algum problema, fica respondendo 200 mil vezes malcriadamente e com falta de respoite
ResponderExcluirA entrada é gratuita do parque?
ResponderExcluirSim
ExcluirO parque está aberto?
ResponderExcluirNão, pelo menos até 19/03 quando o Governo paulista fará uma nova avaliação. Abs
ExcluirQual valor entrada adultos e crianças
ResponderExcluirNão há cobrança. Abs
ExcluirO Parque Villa Lobos tem um ambiente muito agradável.
ResponderExcluirLá no parque pode andar de skate elétrico ?
ResponderExcluirGostaria de saber o valor de aluguel das bicicletas?
ResponderExcluirBoa noite quero saber se posso levar minha bicicleta no parque??
ResponderExcluirSim. Há uma ciclovia no interior do parque. Abs
ExcluirBom dia quantos que é o aluguel para bicicletas
ResponderExcluir