segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Verão 2023/2024: Brasil pode ter calor acima do normal

O verão começa nesta sexta-feira (22 de dezembro), à 00h27, e a previsão é de calor acima da média da estação no país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que as temperaturas podem subir de 0,5°C e 1°C acima da média no Brasil. As chuvas também têm alterações nas regiões do país.

Segundo o Inmet, o responsável pelo calor é o fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial) que causa o aumento da temperatura em várias regiões do planeta. A elevação da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos e a concentração dos três principais gases de efeito estufa - dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.

O ano de 2023 se destaca como um dos mais quentes da história do Brasil desde a década 60.  As temperaturas ficaram acima da média histórica de julho a outubro. Esta tendência foi confirmada pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), que reporta o ano de 2023 como o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, acima dos anos de 2016, com 1,29°C acima da média, e 2020, com 1,27°C acima da média.

Chuvas de verão

O Inmet prevê que o excesso de chuva no Sul do Brasil se prolonga durante o verão, mas no Norte e Nordeste deve ocorrer a diminuição das médias de pluviosidade. Nas regiões Sudeste e o Centro-Oeste, o regime de chuvas também pode ter alterações.


Fonte: Inmet

 

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site