quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Primavera 2022: Confira a previsão e as características da estação das flores

No dia 22 de setembro (quinta), às 22h04, começa a primavera de 2022 no hemisfério sul, segundo o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo).

Neste ano, o fenômeno La Niña continua atuando no início da primavera. “Nos próximos meses, na parte mais sul do Brasil, há uma tendência de irregularidade nas chuvas, ou seja, uma tendência de que chova de maneira mais concentrada em poucos dias”, diz o mestre e doutor em Climatologia e meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mozar de Araújo Salvador.

Ainda segundo o Inmet, a La Niña causa uma ligeira queda das temperaturas médias nas regiões Sudeste e Sul. O fenômeno climático é causado pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial que afetam as temperaturas e o volume de chuva em todo o mundo.

Características da Primavera

Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. 

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, com pancadas de chuva no final da tarde ou da noite, devido ao aumento do calor e da umidade. Além da umidade, o calor aumenta gradativamente.  

Na Região Sul, há ocorrência de raios e de grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. 

Em setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. 

No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso se inicia nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas. 

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas ser muito elevadas devido à forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro. 

Neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.

As flores são o destaque da estação! Confira algumas delas que florescem na Primavera:

Primavera no Parque Ibirapuera (SP)


Helicônia na Fundação do Instituto Cultural Inhotim (MG)


Hibisco - Parque Flamboyant em Goiânia



Azaleia - Espaço Verde Chico Mendes em São Caetano do Sul (SP)


Orquídea


Girassol - Pixabay


Margarida


Jasmim


Hortênsia - Parque Amantikir em Campos do Jordão (SP)

 

 

Fotos: Pixabay e site Áreas Verdes das Cidades

Com informações do IAG-USP 

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site