sábado, 29 de setembro de 2018

Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza em Goiânia (GO)

O Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza localiza-se no setor Jardim Goiás, na região Sul de Goiânia, no Estado de Goiás, entre as Ruas 46, 15, 12, 55, 56, 73, 58 A e avenida H, área pertencente a antiga Fazenda Botafogo. Ocupa uma superfície de cerca de 142.000 m² e não é cercado por grades, parecendo uma grande praça. As quadras lindeiras a área do Parque, anteriormente ocupadas com edificações de caráter residencial entre um e três pavimentos, hoje estão totalmente ocupadas por edifícios luxuosos de múltiplos pavimentos que chegam a apresentar mais de trinta andares.
Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Contatos:
(62) 3524-1408 (Agência Municipal do Meio Ambiente)
Localização:
Entre as Ruas 46, 15, 12, 55, 56, 73, 58 A e avenida H, Jardim Goiás, Goiânia (GO)
Ver no mapa



Como chegar ao Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Estacione em uma das várias ruas que circundam o parque, atentando para a sinalização de trânsito no local.
  2. Ônibus - Há pontos da Linha 325 na Rua 72 e Rua Castorina Bitencourt Alves, que ficam próximas ao parque.
    Para saber a previsão do tempo para a cidade de Goiânia no Estado de Goiás, clique aqui.


    Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior

    Infraestrutura do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
    O Parque Flamboyant dispõe de sede administrativa com sala, banheiros públicos e bebedouro além de terraço para vigilância geral do espaço. O local conta também com mirante voltado para o lago, áreas de convivência com pérgolas e mesas, playground para diferentes faixas etárias, quiosques de lanche e área de ginástica com aparelhos ao ar livre. Na parte central do Parque está situada uma praça de eventos com área coberta por uma pérgola e trepadeira. O mobiliário foi construído com eucalipto tratado e os espaços enriquecidos com brinquedos estão pavimentados com areia. No contorno do Parque estão instalados bicicletários e remansos para o estacionamento de veículos.

    Além disso, o Parque Flamboyant é frequentemente utilizado para realização de eventos promovidos pelo poder público como shows, apresentações culturais e campanhas de vacinação entre outros, bem como por pequenos grupos autônomos como palhaços, malabaristas e músicos que se apresentam no local em busca de retorno financeiro.

    Sua composição paisagística é variada e composta por áreas de vegetação nativa situadas no entorno das nascentes, cursos d'água e áreas de vegetação exótica e ornamental situadas no entorno dos espaços de lazer e contemplação, como os lagos e playgrounds.

    Além da nascente, existe no Parque Flamboyant uma área de brejo que se encontra parcialmente preservada, onde há um pequeno lago com cerca de 2 mil m². A mata vegetal natural remanescente encontra-se bem equilibrada e de certa forma bem representativa do cerrado.

    Flora do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
    As áreas preservadas e revegetadas formam grandes massas verdes distribuídas ao longo do Parque e intercaladas por jardins ornamentais, como é o caso do Jardim Japonês implantado no centro do Parque com espécies vegetais, pontes e lanternas características da arquitetura oriental. Nas áreas restritas ao público foram plantadas espécies agressivas e espinhosas como agaves e phoenix formando barreiras naturais à entrada dos visitantes.
    As áreas de convivência estão ornadas com pérgolas cobertas por trepadeiras floridas e o entorno do lago está povoado com grupos de palmeiras nativas e exóticas. Das árvores plantadas no local podemos ressaltar a presença de espécies nativas como o Cega Machado, Sangra D'água, Ipê, Mutamba, Chichá, Embaúba, Guapuruvu, Angico, Jacarandá, Guapeva e Lixeira, Aroeira, Ingá, Jacarandá, Cássia e Ipês variados. As linhas curvas que contornam o Parque, associadas às variadas massas vegetais, compõe uma bela e rica paisagem. No entanto, o Parque está ganhando um fechamento visual imposto pelos edifícios de grande porte que já são a maioria das edificações existentes no entorno da área. Nas áreas revegetadas pela Prefeitura as árvores foram plantadas com um distância média de 2,5 metros umas das outras em triangulação. Também foram encontradas várias espécies frutíferas como goiabeiras e bananeiras principalmente nas áreas próximas à nascente, plantadas por moradores da região, antes da criação do parque.
    A nascente do Córrego Sumidouro, afluente do Córrego Botafogo, é um dos importantes elementos naturais que compõem o Parque Flamboyant. A área do entorno da nascente foi revegetada com espécies nativas durante a implantação do local. As árvores recebem adubação, controle de pragas e poda regular pela administração do Parque e apresentam bom desenvolvimento com alturas entre 2 a 15 metros de acordo com a espécie. Alguns trechos já começam a apresentar características de mata fechada e outros ainda se encontram com vegetação mais esparsa. Na região do entorno da nascente do córrego foram identificadas algumas palmeiras da espécie Buriti. Esta palmeira é nativa e característica de regiões de veredas do cerrado, uma feição mais úmida do bioma tipicamente encontrada em áreas de fundo de vale.

    Fauna do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
    No local pode-se ouvir o cantar de vários pássaros, que lá estão presentes. Por ser uma área muito urbanizada a fauna do local é muito restrita.

    quiosques no parque que vendem bebidas e alguns alimentos.

    Sinopse histórica do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
    O Parque Flamboyant foi criado junto com a aprovação do parcelamento da gleba pelo Decreto Nº 18, de 22 de setembro de 1950. Mais tarde o decreto em questão foi ratificado pelo Decreto Nº 655, de 15 de outubro de 1981, que aprovava o remanejamento do Setor Jardim Goiás e criava o “Parque F”. Já a área conhecida como "Automóvel Clube de Goiás" foi tombada por meio do Decreto Nº 158, de 24 de janeiro de 2000. De acordo com os dados constantes no Plano de Manejo do Parque Flamboyant, elaborado pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA em 2007, o antigo Automóvel Clube, localizado entre o Estádio Serra Dourada e o Flamboyant Shopping Center, na saída sul de Goiânia, foi fundado em 10 de junho de 1962 por intelectuais e políticos goianos. O clube ocupava uma área de 87.332 m2 e vinha sofrendo constantes ações de vândalos e especuladores imobiliários devido à sua localização numa região de expansão comercial. Essas ações acabaram destruindo cerca de 40% da área verde original do clube e poluindo as nascentes nele inseridas. Com todos esses problemas, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia solicitou o tombamento da área. O decreto de Nº 158, de 24 de janeiro de 2000, aprovou o tombamento. Posteriormente a diretoria do Clube procurou a Prefeitura e a Câmara Municipal com o objetivo de solicitar apoio para a realização do reflorestamento transformou a área em um Parque com infraestrutura completa. No dia 19 de março de 2004 foi formalizada entre os requerentes doadores e o Município de Goiânia a doação da área de 87.332,00 m², situada no Setor Jardim Goiás, que agregava outras áreas adjacentes dando origem ao “Parque Flamboyant”. Na aprovação do projeto original do Jardim Goiás, de 1950, foram destinadas duas áreas públicas localizadas ao longo do curso d’água identificado como Córrego Sumidouro. Com o remanejamento do Jardim Goiás, as duas áreas do projeto original juntaram-se formando apenas uma, que hoje compõe o Parque Flamboyant, com área total de 141.872,08 m².

    Vale a pena no Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza
    • Caminhar nas pistas do local, observando sua flora diversa, típica de cerrado;
    • Fazer piqueniques nos gramados à beira do lago com a família e
    • Utilizar os playgrounds para as crianças divertirem-se.
    ____________________________________________________________________________________
    OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
    Fonte dos textos: Website do "Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás" (http://www.caugo.gov.br/).
    ____________________________________________________________________________________

    Veja vídeo do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza


    A seguir, veja fotos tiradas no Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza  (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

    1 comentários:

    1. Seria muito bom se fossem colocados bancos naquela área onde ficam os cães.

      ResponderExcluir

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site