É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira. Para se ter ideia do que isso representa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 dB e, por exemplo, um liquidificador ligado atinge 75 dB.
O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo. Habita originalmente florestas abertas e beiras de campos, mas como é uma espécie bastante adaptável e penetrou com sucesso nas áreas de lavoura e cidades, exigindo porém a proximidade de água. É uma ave territorial mas relativamente tímida, e seu canto melodioso, aflautado e frequente logo denuncia sua presença, podendo ser ouvido a mais de 1 km de distância.
Seu canto é longo, podendo durar até dois minutos sem interrupção. A frase principal tem de 10 a 15 notas, mas ele é capaz de imitar as vocalizações de outras aves como o curiango e o joão-de-barro e assimilar trechos em seu próprio canto, em inúmeras variações. Canta principalmente no período reprodutivo, antes do amanhecer e ao anoitecer, para atrair a fêmea e demarcar seu território. Costumeiramente, o Sabiá-Laranjeira canta logo ao nascer do sol, ou pelo fim da tarde. No entanto, nas duas oportunidades, o faz sempre de dia. Confiram cerca de 2 minutos do cantar de um sabiá-laranjeira em https://youtu.be/7-O0t8j5JuI
No entanto, conforme reproduzimos a seguir do "Portal dos Pássaros" na internet, "em 2013 aconteceu aquele que é considerado uma das maiores polêmicas do mundo das aves nos últimos anos. Sem motivo aparente, e de uma vez, populações inteiras de Sabiá-laranjeiras, em diversas regiões da capital paulista trocaram o dia pela noite, e passaram a exibir seu canto madrugada adentro.
Criado em 2013 pelo "Instituto Passarinhar", o projeto “A Hora do Sabiá” buscou mapear pelo Brasil todo os horários em que as aves desta espécie cantavam.
E claro, como não poderia deixar de ser, o antes amado canto da ave, passou a ser alvo do ódio de milhares de moradores da cidade de São Paulo que tiveram o silêncio de suas noites de sono interrompidos de maneira abrupta.
Claro, não há nada demais, exceto quando essa ave muda completamente os seus hábitos, inverte por completo o horário em que demonstra seus dotes de canto para todos. E claro, causa muita confusão, estranheza e incômodo para diversos moradores locais.
Assim, mais de 9 mil depoimentos foram entregues ao portal, até o ano de 2015, quando os resultados foram apontados. importante ressaltar que desse valor total, cerca de 1,9 mil registros sobre o comportamento dos sabiás vieram de moradores da cidade de São Paulo.
Os dados levantados pela pesquisa indicam que os pássaros da cidade, em média, costumam a cantar cerca de cinco horas antes do que os que residem no interior.
E por outro lado, só terminam sua cantoria mais de quatro horas do que fazem as aves de outras localidades, que são a grande maioria – e, assim, a regra.
Assim, enquanto o mais comum é que elas cantassem no nascer do sol até o fim do dia, na cidade paulistana, a maior atividade de canto foi registrada, em média, às 3h da madrugada.
A grande conclusão ao qual esse relatório chegou foi de que, tal qual os humanos moradores da cidade, as aves também têm andado (ou voado) muito estressadas, e com sérios problemas para dormir.
Aliás, mais do que o trânsito, o maior vilão nessa história toda é o ruído gerado pelos veículos nas ruas de São Paulo. Segundo dados coletados pela CET – Companhia de Engenharia e Tráfego, a poluição sonora existente na cidade é bem grande. Normalmente, o nível de barulho nas áreas residenciais, costuma ficar entre 70 e 100 decibéis, o que é mais alto do que o sabiá-laranjeira atinge com seu canto: no máximo, 70 decibéis.
Vale lembrar que para diversas aves, o canto é uma questão de sobrevivência. No caso dos sabiás, eles cantam para atrair as fêmeas e para assustar outros machos. Ou seja, literalmente, cantar garante a reprodução da espécie.
Segundo o biólogo e fotógrafo Sandro Von Matter, responsável pelo estudo do "Instituto Passarinhar", existem ainda complicações mais sérias que podem acontecer em ocorrência dessa troca de horário na rotina dos pássaros. Para ele, a população de Sabiás-laranjeira da cidade de São Paulo está passando por um tipo de seleção natural, feita de modo artificial.
Isso porque, segundo ele, a insônia afeta toda a população de aves, uma vez que essa característica fora do comum está sendo transmitida de geração em geração.
O principal impacto sentido pela espécie pode ser em sua saúde, o que com certeza vai afetar negativamente sua expectativa de vida e reprodução".
Segundo o ornitólogo Johan Dalgas Frisch são 12 as espécies de sabiás no Brasil, sendo que o pássaro assume outras denominações em regiões diferentes. Assim, ele tanto pode ser caraxué (Amazonas), sabiá-coca (Bahia), sabiá-laranja (Rio Grande do Sul) e ainda sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-ponga e sabiá-piranga em lugares diferentes.
Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.
No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-una, sabiá-barranco, sabiá-poca, sabiá-coleira, sabiá-do-banhado, sabiá-da-praia, trinca-ferro-gonga, sabiá-do-campo, entre outros, embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae.
Fotos: Pixabay
Fontes do texto: Wikipédia, Portal dos Pássaros e Wikiaves
O canto destas aves estão sendo Influenciadas pela ILUMINAÇÃO Artificial Urbana , principalmente a de cor amarela , que confunde os pássaros com o amanhecer, causando stress à espécie pela falta da penumbra da noite.
ResponderExcluirQuem devia ter “ódio” seriam os pássaros , mas os humanos são sempre as vítimas da história..🤦🏻♀️
isso mesmo, a iluminação inclusive de led, que é bem forte, está tiramdo os bichos no retiro mais cedo
Excluirvai morar no mato então ué
ExcluirVerdade colega!
Excluirtem gente que se faz de ignorante, nao eh possivel. o ser humano que invadiu o habitat dos animais, e mesmo assim eh a vitima da história.
ExcluirA NATUREZA é sábia dos pássaros VERDE Luzes; os habitués DAS Aves na região do.jd. Paulista TEM hora pra TUDO indicando aos Seres HUMANOS comportamentos.
ResponderExcluirO sabiá veio da Europa para o Brasil, trazido pelos portugueses, sendo o seu nome lá: tordo.
ResponderExcluirNegativo colega, os sabiás do continente Americano são endêmicos do nosso continente. Existem outras espécies na Ásia e na Europa, são endêmicos de lá.
ExcluirSão 3:00 horas da manhã e o sabiá está cantando.
ResponderExcluirAcho lindo.
Vc deve dormir de dia com certeza!
ExcluirO Sabiá nos alegra. É vida!!
ResponderExcluirO canto dos pássaros é uma dádiva que devenos agradecer todos os dias.
ResponderExcluirSe um pássaro cantar na minha janela a qualquer hora do dia me sentirri um previlegiado.
Leva eles pra tua janela então seu hipocrita, quero ver vc endoidar sem conseguir dormir. É a mesma coisa de ficar com uma criança gritando no teu ouvido. Vai quero ver aguentar.
ExcluirSua vida deve ser muito triste pra ter tanto ódio de um PÁSSARO. Procure um psicólogo
ExcluirGente que não gosta de cantar de pássaros, seja em que hora for, deveria passar uma temporada num túmulo do Araçá ou da Vila Formosa.
ResponderExcluirLá deve ter um monte desses que cantam das 3 às 5, já que vc gosta tanto vai vc, assim vai ter o privilégio de escutar vários de uma vez!
ExcluirQuem é esse idi0ta que está comentando sempre de forma negativa para os outros? Você tem ódio dos pássaros? Então vá viver num buraco, bem longe de tudo. Animal
ExcluirMoro ao lado do parque ceret em TATUAPÉ, é lindo ver e ouvir o canto do sabiá a qualquer hora... gratidão ao sabia que tanto me alegre...
ResponderExcluirDurante o dia eles passeiam e cuidam dos filhotes pelo jardim, que nunca desapareçam os sabias...
ResponderExcluirRegião de mg,Maria da Fé tem muitas sábias Laranjeiras, existem outra espécie que é conhecida por sabiá branca,mas gostaria de saber qual é qual é esta
ResponderExcluirMuito legal saber sobre o comportamento desta ave, descobri até o nome dela. Acordo todos os dias às 3h da manhã com seu lindo canto. Confesso q já fiquei irritada, mas agora acho lindo.
ResponderExcluirComplicado! Amo a natureza, mas ele cantar as 3 da manhã incomoda muito! No dia seguinte fico um bagaço pra trabalhar!
ResponderExcluirTô ouvindo agora desde as 3h. Acho lindo mas não consigo dormir.
ExcluirEssa praga n deixa dormir, como tenho ódio desse pássaro
ResponderExcluirOdeio esses sabia assobiando ,todo dia as 3 da manhã
ResponderExcluirNão consigo dormir com esses assobio
Kkkkk eu tbm elee acorda todo dia as 4 da manhã
ExcluirDevia matar todos esses sábias sinceramente, não aguento mais ,ter que acordar todo dia as 3 da manhã, estou com ódio de sabia
ResponderExcluirJá inventaram o fone de ouvido, e tenho certeza que tu, colega que odeia tanto os pássaros (apesar de "anônimo", é claramente uma pessoa só comentando aqui várias vezes com tanto ódio), deve passar horas todos os dias no tal do YouTube, então tu o conheces também.
ResponderExcluirCom fones de ouvido e buscando no YouTube, se o pobre pássaro te incomoda tanto (me pergunto se és tão odioso assim com certos hábitos humanos...), tu consegues tranquilamente dormir. Amo pássaros e tenho problemas de sono. Independente do sabiá, preciso de certa ajuda pra dormir. É só ter fones e buscar por certos ruídos ou sons no YouTube. Masssss é aquela coisa: tem gente que reclama de pássaro até durante o dia, porém enche o saco das pessoas todo santo dia com suas opiniões medíocres acerca de política, solta foguete à toa, gasta saliva xingando indiscriminadamente no trânsito, etc etc.
Se o sabia incomoda tanto alguns retardado porque não pra 🌹
ResponderExcluirRetardado é você que não deve fazer nada da vida
ExcluirEu odeio sabia laranjeira grita a noite toda , ninguém dorme é uma maldição
ResponderExcluirMuda pra uma ilha isolada, retardad0
ExcluirRetardado é você que não deve fazer nada da vida .
ResponderExcluirA perfeição de Deus . Tem um Sabia Laranjeira que começa cantar as três hrs da manhã ao lado da minha casa. É simplesmente espetacular acordar com ele cantando. Eu adoro
ResponderExcluirAmo passarinhos mas esse canto de madrugada é um inferno, uma maldição. Comprei tampões pro ouvido e não adianta é muito alto e estridente.
ResponderExcluirAdoro o canto desse pássaro mto gratificante nessa cidade que n temos tempo para admirar quase nada c tanta correria 👍
ResponderExcluirExcelente matéria sobre o Sabiá laranjeira. Parabéns aos autores!
ResponderExcluirObrigado! Abs
ExcluirMatéria fantástica. Amo o canto dos sabiás, não me importo de acordar com o canto deles, pior seria acordar com barulho de uma obra, de um caminhão ou seja lá o que.
ResponderExcluirEu também gostaria de saber que especie e esse sabiá de cor branca,obrigado Antonio Guedes.
ResponderExcluirVeja o link https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2020/09/18/163308-voce-ja-viu-um-sabia-laranjeira-branco.html
Excluir