quinta-feira, 2 de abril de 2020

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física: Veja dicas para ficar fisicamente ativo na quarentena


O dia 6 de abril (segunda-feira) é o Dia Mundial da Atividade Física e a data serve para lembrar a população da importância dos exercícios físicos para uma vida saudável. O isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) contra o coronavírus fechou parques e academias, mas são recomendáveis atividades físicas mesmo que feitas em casa. Veja algumas dicas de especialista da USP (Universidade de São Paulo) sobre como manter-se saudável durante a quarentena.

As vantagens de praticar algum esporte ou atividade física são inúmeras, além de prevenir pelo menos 25 doenças e manter a boa forma com a manutenção ou perda de peso, também proporciona saúde mental, com redução do stress e da depressão.

O professor Bruno Gualano, do grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da USP, diz que pessoas de todas as idades precisam praticar atividades físicas – de crianças a idosos. “É importante ressaltar que a pessoa que possui alguma doença conhecida e é inativa precisa consultar seu médico (mesmo que à distância) antes de se engajar num programa de exercícios”, lembra o professor ao Jornal da USP.

Dicas para ficar fisicamente ativo durante a quarentena (cartilha da USP)





Dicas de vídeos de atividades físicas em casa 

Canais do youtube:
  • Cepeusp - Centro de Práticas Esportivas da USP
  • Ciência inFormaFisiologia Aplicada e Nutrição, Faculdade de Medicina da USP
Os benefícios da atividade física
O exercício tem função reguladora para o organismo e equilibra “o sistema cardiovascular e circulatório, o sistema endócrino, o sistema músculo-esquelético (prevenção de lesões e dores nas costas, prevenção de osteoporose), o sistema neurocerebral que regula o nosso humor, os nossos estados de ansiedade e as nossas capacidades cognitivas, memória, vitalidade e energia. Até o nosso sistema digestivo”, diz o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física de Portugal, Pedro Teixeira.

Estudo recente mostra o papel do exercício físico na prevenção das doenças neurodegenerativas (demência, Parkinson, Alzheimer). O exercício já faz parte do início do tratamento das pessoas que já têm sinais.

Foto Pixabay.com

Com Jornal da USP e Observador.pt  

Por Letícia J. Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site