domingo, 22 de março de 2020

22 de março - Dia Mundial da Água




O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e o tema de 2020 é "Água e Mudança do Clima". A data geralmente tem vários eventos para conscientização da população sobre a importância da água, mas neste ano, todos foram cancelados devido ao risco apresentado pelo coronavírus.

Neste caso, se coloca em questão o acesso a água pelas comunidades do mundo, já que uma das formas mais eficazes de contenção da Covid-19 é lavar as mãos com água e sabão.

Hoje, bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável no mundo - seus lares (2,1 bilhões de pessoas não têm água potável em casa), escolas (1 em 4 escolas primárias não têm água potável), locais de trabalho, fazendas e fábricas lutando para sobreviver e prosperar. Grupos marginalizados - mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros - são frequentemente negligenciados, e às vezes enfrentam discriminação, à medida que tentam acessar e gerenciar a água potável de que necessitam. 

Outros fatores, como a degradação ambiental, as mudanças climáticas, o crescimento populacional, o conflito, o deslocamento forçado e os fluxos migratórios também podem afetar desproporcionalmente os grupos marginalizados por meio de impactos na água.

A data é comemorada desde 1993 quando foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser uma oportunidade de conscientização e discussão sobre o uso da água na sociedade mundial.

Por Letícia Jardim Guedes do Áreas Verdes das Cidades



0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site