quinta-feira, 4 de julho de 2019

Programação de férias de julho 2019 no Parque Ibirapuera em São Paulo


As férias de julho de 2019 já começaram e os paulistanos podem aproveitar para se divertir nos parques de São Paulo. Além de serem espaços para curtir a natureza, praticar esportes e para as crianças brincarem, os parques têm atividades culturais para aproveitar também. Veja as dicas do site Áreas Verdes das Cidades.

O Parque Ibirapuera, na região central de São Paulo, traz uma programação especial gratuita na sede da UMAPAZ, como aulas de meditação, curso “Águas do Parque Ibirapuera”, que aborda a biodiversidade do parque e tem visita monitorada, workshop de Biodanza e aula sobre Plantas Medicinais, Aromáticas, Alimentícias Não Convencionais e Tóxicas, entre outras atividades.

As crianças podem participar do Ateliê Kids que acontecem todas as segunda-feiras e Aventura nas Férias, todas as quartas-feiras do mês de julho.

As inscrições são feitas pela internet nos links disponibilizados abaixo. A sede da UMAPAZ fica na Av. Quarto Centenário, 1268; portão 7A do Parque Ibirapuera e o estacionamento no Portão 7 (Av. República do Líbano (Zona Azul)

Confira a programação das aulas! 

Programação de férias de julho 2019 no Parque Ibirapuera 

8, 15, 22 e 29 de julho, segundas-feiras - das 14h às 17h - Ateliê Kids
Encontros da arte com pais e filhos em meio a natureza: desenho, colagem, guache buscando inspiração em trilhas pelo Viveiro Manequinho Lopes e Parque do Ibirapuera; aulas na sala ao som de música relaxante.

10, 17, 24 e 31 de julho (quartas-feiras) -  10h e 14h - Aventura nas Férias
A equipe do Programa Aventura Ambiental preparou um roteiro aberto para todas as faixas etárias em que os participantes poderão caminhar e observar o Viveiro Manequinho Lopes jardins, bosques, estufas, estufins e quadras com inúmeras mudas ornamentais e arbóreas.
Chegar com 15 minutos de antecedência para distribuição de senhas 

11, 18, 25  de julho (quintas-feiras) - das 8h30 às 12h - Desenho da Natureza
O curso de desenho ensina o método "desenhando com o lado direito do cérebro", tendo como meio a observação e o desenho artístico de árvores e plantas do Parque Ibirapuera.
Inscrições aqui

5 e 12 de julho (sextas-feiras) - das 10h às 12h - Aventura em Família
A atividade ocorrerá no período da manhã e será finalizada com um piquenique coletivo no gramado da UMAPAZ. 
Inscrições aqui

5 de julho – 19h – Palestra – Nutrição Sonora 
Conscientizar os participantes da importância do som no dia a dia, mostrando como ele nos afeta de forma negativa e que podemos utilizá-lo a nosso benefício. Serão abordados os conceitos como “ruído : definição, poluição sonora, danos a saúde, potência do som e a nutrição sonora, com dicas práticas de formas de colocar sons nutritivos na vida.
Inscrição aqui

6 de julho – 15h – Concerto Meditativo de Tigelas de Cristal Nesta meditação, são tocadas várias Tigelas de Cristal em notas musicais diferentes para criar um ambiente propício à harmonização interior. As Tigelas de Cristal de Quartzo são instrumentos sonoros modernos que surgiram com o advento dos microcomputadores da década de 80. 
Inscrições aqui 

9 e 20 de julho - das 20h às 22h - Observação noturna
No Planetário Aristóteles Orsini, os telescópios do apontarão para a Lua e para outros objetos interessantes visíveis nessa noite. A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer. Não indicado para crianças menores de 8 anos. 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Telefone: 11 5575-5206

17, 24, 31 de julho – 14h às 17h – Águas do Ibirapuera O curso aborda a biodiversidade do Parque Ibirapuera e as transformações que ocorreram no bairro e na bacia do Córrego do Sapateiro incluindo visita monitorada ao lago existente no parque. As aulas são dadas pela bióloga e pedagoga Miriam Falótico, doutora em Ciências pela USP e Educadora Ambiental na UMAPAZ.

As inscrições serão encerradas no dia 11 de julho às 17:00 horas. Haverá seleção e direito ao certificado com 100% de frequência. Inscrições aqui

Conteúdo do curso:

17 de julho, quarta-feira
Parque Ibirapuera e a Bacia Hidrográfica do Córrego do Sapateiro: aspectos históricos e ambientais.

24 de julho, quarta-feira
Visita monitorada a fonte com plantas aquáticas; aos lagos do Parque Ibirapuera e ao Córrego do Sapateiro com ficha de campo elaborada para observação e registro e a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no limite do parque.

31 de julho, quarta-feira
Aspectos da educação para a conservação de rios e lagos inseridos em parques urbanos.


18 de julho – 8h30 às 11h – Trilha de Plantas Medicinais, Aromáticas, Alimentícias Não Convencionais e Tóxicas Trilha para identificar visualmente as plantas medicinais, aromáticas, alimentícias não convencionais (Pancs) e algumas plantas tóxicas do Viveiro Manequinho Lopes. Também apresenta técnicas de propagação e dicas para condução sustentável de cultivo e tem prática de cultivo em campo e doação de algumas mudas. Levar água e lanche, além de proteção contra o sol e frio.
Inscrições aqui


22, 23 e 24 de julho – das 19h às 22h– Curso: Espaço Urbano, Sociedade Civil e Democracia - Preferencialmente para jovens entre 16 e 21 anos (há seleção para as 50 vagas do curso)
Partindo da Democracia e da Cidadania como provocadores de transformações territoriais, o curso propões a construção de cidades mais inteligentes e humanas.

Conteúdo do curso

22 de julho, das 19h às 22h
1º Encontro: Democracia, Cidadania e Participação - O que é cidade? O que é cidadania? Quais são as responsabilidades do Município? Como se dá a definição de Política Pública Municipal?

23 de julho, das 19h às 22h
2º Encontro: Fomentando Consciência Territorial - Conhecendo as estruturas de Poder e legislações pertinentes; Introdução a Cidades e Comunidades sustentáveis.

24 de julho, das 19h às 22h
3º Encontro: Inovação aplicada ao planejamento urbano: Aplicação dos conceitos de inovação, dados abertos, transparência e suas relações com o inovar nas cidades; Reconhecimento de práticas inovadoras existentes na cidade de São Paulo.

25 de julho – 13h30 às 16h – Vai Chover? Interpretando o Tempo Através da Observação das Nuvens O observador meteorológico Luís Carlos Torelli ensina que por diversos tipos de nuvens pode se ter uma noção do que vai acontecer com o tempo.
Inscrições aqui

30 de julho – Duas turmas: das 9h às 12h e das 18h às 21h – Workshop – Escolha a Calma - Perdão De iniciativa da Organização Internacional Brahma Kumaris, visa despertar a habilidade de acessar um estado interno de paz, mesmo nas situações mais estressantes de uma megacidade complexa como São Paulo.
Inscrições aqui


Listas de parques de São Paulo por temas
Por Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site