quarta-feira, 26 de junho de 2019

Horto Botânico de Niterói ou Jardim Botânico de Niterói ou ainda, Horto do Fonseca

Horto Botânico de Niterói ou Jardim Botânico de Niterói ou ainda, Horto do Fonseca, que foi visitado numa quinta-feira, fica na cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro. Seu nome oficial leva o nome de seu criador em 16/05/1906, o Governador Nilo Peçanha, tendo cerca de 258.000 m² de área em seu total. Sua finalidade inicial foi de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de frutíferas e plantas medicinais. 


Horto Botânico de Niterói

Horário de funcionamento:
8h (6h para caminhadas/exercícios) às 22h 
                    Telefone:
             0 XX 21 2625-2031
Localização:
Alameda São Boa Ventura, 770, Fonseca, Niterói, RJ

Ver no mapa
Como chegar ao Horto Botânico de Niterói
  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há um pequeno estacionamento no local, mas somente durante os dias úteis da semana.
  2. Ônibus Há as linhas 21 (Fonseca-Centro), 22 (Fonseca-Centro / via Marquês do Paraná), 23 (Teixeira de Freitas-Centro), 24 (Palmeiras-Centro), 25 (Riodades-Centro), 43 (Fonseca-Centro-Icaraí / via 22 de Novembro), 49 (Fonseca-Centro-Icaraí / circular) e 62 (Fonseca-Charitas).
Para saber a previsão do tempo para Niterói (RJ), clique aqui.

Infraestrutura do Horto Botânico de Niterói
Em agosto de 2015 o Horto, através da Prefeitura de Niterói, ganhou novas áreas de lazer, cultura incluindo o Skate Park Duda Neves, terceiro maior da América Latina, transformando o espaço na maior área de convivência da cidade de Niterói. O horto tem um espaço de cerca de 8 mil metros quadrados, com pista de patinação e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, academia da terceira idade, viveiro (com capacidade para produzir, por ano, mais de 40 mil mudas de espécies de floresta nativa da Mata Atlântica), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além de mais de 250 mil metros quadrados de área verde. O Horto tem também uma área cultural, quiosque de alimentação, lago, fontes e ParCão (espaço para os cães). 

Flora do Horto Botânico de Niterói
O Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás, angicos-vermelho, pitangas, tamboris, imbuias, pau-ferro e sapucaias e também com espécies raras como o “Pau Mulato”, só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia. 

Fauna do Parque da Cidade
Pacas, micos-estrelas e tatus, além de um grande número de aves como curiós, coleiros, gaviões, corujas, trinca-ferro e insetos (besouros, etc).

Há vigias no parque que contribuem para a segurança do local.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos. No caso de cães em "guias" e para os de grande porte, focinheiras.

Há quiosque que vende alimentos e bebidas no interior do local, além de vendedores ambulantes que fornecem água de coco e mineral.


Em Niterói há um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que fornece informações gerais sobre os locais que valem a pena serem visitados na cidade, inclusive o Horto Botânico de Niterói, pelo telefone 0800 282 7755.

O horto ainda oferece cursos/oficinas de jardinagem, paisagismo, arranjos com flores, cosmética com ervas medicinais, apicultura e piscicultura ornamental, entre outros, além de palestras, exposições, apresentações musicais e teatrais, lançamentos literários e uma feira de produtos orgânicos uma vez por semana.

No interior do horto há o Palácio Euclides da Cunha, sede do antigo sítio, abrigou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária da União até a sua transferência para a praia Vermelha, no Rio de Janeiro e, depois, para Seropédica, já como Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, além da Secretaria de Agricultura, abriga diversos órgãos e entidades estaduais, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, a Empresa de Pesquisa Agropecuária - Pesagro, a Empresa de Serviços de Insumos Básicos para a Agropecuária – Siagro e a Cooperativa Apícola - Coapi, bem como laboratórios de análise e de biologia animal.

Sinopse histórica do Horto Botânico de Niterói
As terras do atual Horto Botânico de Niterói faziam parte inicialmente da sesmaria concedida ao índio Araribóia datada em 1568. Posteriormente, passados aproximadamente cem anos, foram vendidas pelos jesuítas a particulares. Seu tamanho chegou a ser medido em 1891, alcançando uma área total de 387 mil metros quadrados. Tornou-se em 1905, patrimônio estadual por decisão judicial a partir da iniciativa do então Governador do Estado Nilo Peçanha.

Por decreto datado em 16 de maio de 1906, o Governador Nilo Peçanha estabeleceu a criação do Horto Botânico de Niterói a fim de cultivar e distribuir a fazendeiros e lavradores sementes e mudas de frutas, plantas têxteis e medicinais e ainda deu início a construção das grades, cercas laterais e administração do local. Sua inauguração ocorreu em 20 de outubro do mesmo ano, onde plantou-se o primeiro coqueiro da Bahia. Já neste momento eram plantados também nas encostas laranjas, abacate, cana e plantas para industria têxtil e alimentos de animais. Em 1912, foi iniciado no Horto Botânico de Niterói o cultivo de uvas, chegando-se a projetar um sofisticado pavilhão para exposições agrícolas.


Forçado pela Primeira Guerra Mundial, em 1914, o Governo Estadual realizou alto investimento num programa de expansão industrial, grande parte voltada para produção de tecidos e doces, tendo o Horto, uma participação significativa na recuperação da economia. Logo após, a primeira iniciativa foi juntar ao horto as estufas de plantas ornamentais, em seguida realizar a construção dos tanques de germinação, criar pomares e organizar um departamento de plantas fibrosas, canalizando e retificando o riacho da Água Azul e renovando o plantio têxtil. Assim, o Horto Botânico de Niterói foi reinaugurado em 13 de maio de 1916, na presença do então presidente da República, Venceslau Brás.
Nesta mesma época, o Horto contava com um estoque de mais de um milhão de plantas de diversas espécies, para distribuição gratuita aos lavradores. Em junho de 1916, adquiriu caroços de abio, cajá-manga e sapoti e até o fim de agosto já haviam sido repassados 400 mil mudas de plantas e 56 mil mudas de palmeiras e árvores próprias para extração de madeira. Por fim, em 1917 foi inaugurado o jardim frontal.

O Horto já chegou a fornecer cerca de um milhão de mudas por ano, em 1927, além de iniciar novos cultivos de trigo, algodão, mamona, frutas e fumo. Alguns de seus cultivos, serviram para o inicio das experiências na aplicação do álcool como combustível em motores e máquinas agrícolas, iniciativa que a Sociedade Cooperativa de Álcool Motor de Pernambuco tentava implementar no país, mas enfrentava diversas dificuldades pelo fato da grande utilização da gasolina.

Depois da Revolução de 1930, o Horto chegou a tornar-se por um período, quartel e hospedaria de tropas mineiras que haviam lutado no Norte fluminense. Com a criação da Secretária de Agricultura, em 1931, o palácio da Escola de Agronomia tornou-se a sede administrativa deste órgão.

O Horto Botânico de Niterói chegou a ter um zoológico, sendo fechado em 2010. Sua história é marcada por sucessivas fases de prestígio e declínio e sofreu grandes reformas, como em 1950, 1975 e 2015.

Vale a pena no Horto Botânico de Niterói
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas existentes, observando a vegetação ao redor;
  • Levar as crianças para brincarem no playground presente no local;
  • Utilizar as boas pistas do Skate Park "Duda Neves", que é o terceiro maior da América Latina e
  • Visitar o Viveiro existente que tem capacidade para produzir, por ano, mais de 40 mil mudas de espécies de floresta nativa da Mata Atlântica.
____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites "Curta RJ" (https://curtarj.com.br/),"Fanpage do Horto do Fonseca" (@hortofonseca), "Wikipedia" (https://pt.wikipedia.org/) e "Nit News"(www.nitnews.com).
___________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Horto Botânico de Niterói

Fotos do Horto Botânico de Niterói
(Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

19 comentários:

  1. Mais uma vez,belíssima matéria.Lindas fotos e texto primoroso. Muito obrigada .

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o telefone do Orquidario do HORTO????

    ResponderExcluir
  3. Olá, trabalho em um restaurante em um Francisco e queria saber se o horto de Niterói disponibiliza algumas mudas ou algo do tipo pra um canteiro em frente ao o restaurante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eles têm mudas, porém somente para o uso da prefeitura!

      Excluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber a política para fazer aniversário no horto do Fonseca. Desde já, grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos contatar a administração do local no telefone (21) 2625-2031. Abs

      Excluir
  5. Vocês vendem mudas de plantas medicinais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques, jardins e praças em sua grande maioria. Nosso propósito é oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques/praças/jardins urbanos das cidades, bem como incentivar sua visitação. Sugerimos contatar a administração do local, que consta de box no início da postagem. Abs

      Excluir
  6. existe um grupo de escoteiros no local ?

    ResponderExcluir
  7. Quem é o atual diretor do Jardim Botânico de Niterói?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Sugiro a atualização do número telefônico. Pois esse número informado cai na operadora dizendo ser impossível completar a chamada com o número discado.👍

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se dia 25 Natal estará aberto no domingo praça de skate

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se no dia 25 domingo vai abrir a praça de skate desde já agradeço

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite! Gostaria de saber como faço análise da água e qual o custo desse serviço.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Eu vendo doces em compotas caseiro, posso oferecer aos visitantes?

    ResponderExcluir
  13. Análise de agua qual o telefone

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site