quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Minhocão é opção de lazer aos fins de semana em São Paulo

O Minhocão - como é conhecido o Elevado Presidente João Goulart, na região central de São Paulo - se transforma totalmente nos fins de semana. Aos sábados, domingos e feriados é fechado 24h ao tráfego de veículos e seus 2,8 km viram área para lazer e exercícios físicos. 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de segunda a sexta o viaduto fecha as 20h e reabre as 7h do dia seguinte. O acesso pela Rua Albuquerque Lins é fechado das 20h às 9h. 

A ideia é que o Minhocão vire um parque "suspenso" até 2029 e iniciativas como o fechamento aos fins de semana e a implantação de "jardins verticais" nas empenas dos prédios que circundam o viaduto já façam com que os paulistanos se acostumem com esta nova área de lazer na cidade. Entretanto, a população ainda tem resistência a frequentar o local pois está em uma região degradada e mal cuidada pelas autoridades.

Parque Municipal do Minhocão


Há uma Lei (16.833) que o transformará gradativamente em Parque Municipal do Minhocão, um parque linear urbano, a exemplo do High Line Park, no bairro Chelsea, em Nova York (EUA), que utilizou a antiga estrutura de uma ferrovia suspensa desativada, a 8 metros do chão, semelhante à do Minhocão. Está previsto o fechamento total para o trânsito e a transformação em um parque “suspenso”, mas antes são necessários diversos estudos do impacto do trânsito na região.

O Parque High Line, que recebe mais de 5 milhões de visitantes anualmente, tem vegetação em sua extensão e além dos jardins, foram instalados bancos, sanitários, lojinhas e durante o ano há várias atrações culturais e esportivas.

Jardins Verticais no Minhocão

Em 2016 foram instalados jardins verticais em algumas paredes laterais dos prédios que circundam o Minhocão. A paisagem começava a mudar, mas o projeto foi suspenso.


O jardim vertical provou ser eficiente no controle de alguns dos mais graves problemas ambientais urbanos, como aquecimento, umidade, barulho e poluição do ar. Também não há riscos de infiltração, problemas higiênicos, nem grandes demandas de manutenção para além de um sistema eficiente de irrigação. 

Esta iniciativa está em algumas cidades do mundo. Escolas do oeste de Londres querem levantar fundos para cobrir as suas paredes de plantas, formar “living walls” ou paredes vivas, para melhorar a qualidade do ar para as crianças que estudam nesta região, que é uma das mais poluídas da capital do Reino Unido, segundo matéria do jornal "Independent". Cada vez mais a população de Londres se organiza para cobrar os governos para tomar medidas contra a poluição do ar. A Justiça britânica já deu ganho de causa a diversos processos contra o governo que provavam que os altos níveis de dióxido de nitrogênio causam enfermidades. 

História do Minhocão
Inaugurado em janeiro de 1971, o "Minhocão" liga o Centro de São Paulo ao Largo Padre Péricles, em Perdizes, na Zona Oeste. Em novembro de 1989, a Prefeitura determinou a interdição, de segunda a sábado, das 21h30 até as 6h, e fechamento total aos domingos. Desde julho de 2015, o elevado era fechado aos sábados às 15h e reaberto na segunda-feira. Em 09 de março de 2018, o elevado passou a fechar aos sábados, domingos e feriados, durante o dia inteiro.

Leia também:

Vejam uma galeria de fotos feitas pelo Áreas Verdes das Cidades em visita ao Minhocão num domingo


Por Letícia J. Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site