domingo, 7 de outubro de 2018

Parque Vondel em Amsterdam - Holanda

O Parque Vondel (Vondelpark), em Amsterdam, na Holanda, é o maior e mais popular parque da cidade. O nome é uma homenagem ao escritor Joost Van Den Vondel, que viveu no século XVII. Seu projeto é obra do arquiteto Jan David Zocher, sendo criado em 1864 e, no ano seguinte, foi aberto ao público. Tem 470.000 m² de área e seu nome original era "Parque Novo", mas uma estátua do escritor fez com que o povo passasse a chamá-lo por Vondelpark. Até 1953, pertencia a uma empresa, quando então a prefeitura da cidade assumiu sua administração.

Colaboração: Fotos de @franciscodantasfotoestudio e Tomé Ferreira Neto.

Parque Vondel
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Contatos:
+ 31 35 671 7915 
Localização:
Entre Leidesenplein e a Museumplein, Amsterdam, Holanda
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Vondel

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Pelas características da cidade e o local do parque, não é recomendável ir de carro, pois os estacionamentos são muito caros (há um ao lado do Hotel Marriott)Ir ao parque de bicicleta é a sugestão do site oficial do Vondel.
  2. Ônibus elétricos (Tram) - Há pontos das Linhas 1, 2, 3 e 11 nas proximidades do parque. 
Mais informações sobre como se locomover por transporte público em Amsterdam, inclusive formas de pagamentos, consulte este link.

Para saber a previsão do tempo para a cidade de Amsterdamclique aqui.

Infraestrutura do Parque Vondel

Lagos com patos e fontes, gramados, flores, coreto cercado de flores, cafés, pontezinhas românticas, árvores diversas, etc. Há outras atrações, tais como:
  • O Pavilion, que é agora um centro cultural, operado por terceiros;
  • A imagem de Joost van den Vondel, que o parque leva o seu nome;
  • A Casa de Chá Azul, arquitetura elegante dos anos 30; 
  • o Bandstand;
  • O Milk House, onde você pode sentar-se no interior, terraço e área de recreação infantil;
  • Estátua "Figure découpée", obra de Picasso; 
  • Escultura "Mama Baranka" de autoria de Nelson Carrilho,
  • O Rosarium, um jardim de rosas;
  • Kinderkookcafé e
  • O Vondeltuin (restaurante) com belo terraço.

Flora do Parque Vondel

O parque existe agora há quase 150 anos e tem muitos plátanos antigos, castanheiros diversos, catalpas e diferentes tipos de bétulas. Inúmeros arbustos e ervas completam a paisagem do local.

Fauna do Parque Vondel

O parque abriga muitas aves - patos selvagens, garças azuis e muitos pássaros menores. Além disso há sapos, rãs, libélulas, gafanhotos e muitos peixes.

Curiosidades do Parque Vondel

As águas nas lagoas são 2,50 metros abaixo do nível do mar (média do nível do mar). Construído em uma área de lixão, o Vondel tem que passar pela renovação total a cada 30 anos. Isso ocorre porque o nível real do parque constantemente diminui. Se essas obras não fossem feitas, todo o parque seria coberto por água. É visível após as fortes chuvas no final do período antes da próxima renovação, quando partes inteiras do parque se tornam vastas lagoas. A água não pode ser simplesmente bombeada, pois isso reduziria a água subterrânea ao redor do parque e colocaria em risco as fundações de madeira dos edifícios próximos.

visita guiada ao Parque Vondel por monitores habilitados e experientes. Informações detalhadas neste link.

O "Openlucht Theater" do Vondelpark funciona todo verão com uma agenda cultural que tem música, peças teatrais, stand ups, etc.

História do Parque Vondel

O parque começou em 1864 quando um grupo de cidadãos particulares comprou a área, então na periferia da cidade. A cidade estava sob pressão para expandir-se e sofrendo perda de área verde. O "Plantage", o parque mais popular da época, foi removido pra que se construíssem casas, e parte dele foi transformada no Zoológico de Amsterdam. Esse grupo, liderado pelo presidente do Nederlandsche Bank (Banco Holandês), Christiaan Pieter van Eeghen, decidiu abrir um novo parque.

O arquiteto Jan David Zocher projetou o parque no estilo inglês (um estilo que busca dar a ilusão de que o visitante está na natureza) e sua primeira parte foi inaugurada no ano seguinte, em 1865. O parque ficou totalmente pronto só em 1877. Em 1893 foi permitido o acesso dos ciclistas ao parque, que continuava sob administração particular. E assim ficou até 1953, quando a Organização que administrava o Vondelpark, sem conseguir cobrir os custos de manutenção, passou o controle da área pra Municipalidade de Amsterdam (Gemente Amsterdam). Na verdade eles "venderam" o Vondelpark pela soma simbólica de 1 Gulden, com a condição de manter o parque aberto para a população, ciclistas inclusive, e não fosse usado pra comícios políticos.

Em 1866 foi instalada uma estátua de Joost van den Vondel. Vondel merece a homenagem: é um poeta e dramaturgo nascido em 1587, e considerado o "Shakespeare holandês". Depois de ter morado em Utrecht quando criança, a família de Vondel acabou se estabelecendo em Amsterdam, onde ele administrou a loja que herdou do pai enquanto aprendia latim e literatura.

Vondel escreveu muitas peças até tarde na sua vida. A peça Gijsbregth van Aemstel não é a mais famosa, mas ficou muito popular na cidade: ela conta de maneira épica o cerco de Amsterdam de 1304, dando uma origem mítica pra cidade em um drama da realeza. Chegou a ser, por muitos anos, uma tradição em Amsterdam encenar essa peça na noite de ano novo.

Quando a estátua foi instalada, o nome era simplesmente "Parque Novo" (Nieuwe Park). Com a estátua, as pessoas passaram a se referir como "Parque do Vondel" (Vondelspark), depois "Parque Vondel". Em 1880, o nome Vondelpark foi oficializado.

Vale a pena no Parque Vodel

  • Caminhar nas pistas do local, observando sua flora, lagos e a avifauna presentes;
  • Andar de bicicleta pelas alamedas do parque;
  • Fazer piqueniques e churrascos em especial no verão holandês;
  • Usar seus gramados para descansar e curtir um Sol com destaque para os dias de verão, pois em outras estações o céu geralmente é muito nublado;
  • Utilizar as áreas destinadas para as crianças (playgrounds, etc.), especialmente na "MIlk House" e
  • Participar de visitas monitoradas por guias que conhecem bem o parque.
____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "Parque Vodel" (https://www.hetvondelpark.net/) e "Ducs Amsterdam"(https://www.ducsamsterdam.net/).
Fotos de @franciscodantasfotoestudio e Tomé Ferreira Neto.
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo da visita ao Parque Vondel

Fotos do Parque Vondel 

(Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).


1 comentários:

  1. Olha, se você está indo pra Amsterdam, dá uma olha nesse site: https://www.amsterda.net/. Você acha tudo lá. O legal é que também tem todos os links para comprar ingressos e pra reservar hotel. Muito bom.
    Abs 

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site