O Parque Municipal Mário Covas está na Avenida Paulista, esquina com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo, em São Paulo e é o menor da capital, com área de quase 5.400 m². O parque foi construído pela obrigação por lei de preservar um pequeno trecho com árvores nativas da Mata Atlântica no terreno de um antigo casarão que havia no local. É um respiro verde em meio aos prédios e veículos da avenida, assim como o Parque Trianon. Há uma entrada pela Alameda Santos, 1874.
Parque Mário Covas
Horário de funcionamento 8h às 17h
|
Telefone
(11) 3289-2160 |
Localização Avenida Paulista, 1853
Bela Vista
Ver no mapa
|
Como ir ao Parque Prefeito Mário Covas
1.Ônibus - há várias linhas, entre as quais:
106A/10 – Metrô Santana / Itaim Bibi
175P/10 – Metrô Santana / Ana Rosa
478P/10 – Sacomã / Pompéia
508L/10 – Term. Princ. Isabel / Aclimação
669A/10 – Santo Amaro / Term. Princesa Isabel
875A-10 – Aeroporto / Perdizes
2. Metrô - linha Verde – Estação Trianon - Masp.
3. Carro - consulte o mapa e trace seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no local
O que fazer no Parque Mário Covas
O parque tem um Centro de Informações Turísticas sobre a cidade, uma pequena trilha, onde se pode caminhar e admirar as árvores que restaram da Mata Atlântica, bancos e mesas para piquenique, um aparelho para ginástica ao ar livre e sanitários, que estavam limpos e cuidados nos dias de visitas. Há vigias que dão sensação de segurança.
Não são permitidos bicicleta, skate e patins no parque. Há bicicletário (paraciclo) na entrada.
Não há lanchonetes, mas nas proximidades há estacionamentos pagos e estabelecimentos comerciais que vendem bebidas e alimentos.
É permitido cachorros com guias e focinheira para os mais bravos.
Flora do Parque Mário Covas
Abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu.
Fauna do Parque Mário Covas
São 31 espécies: 12 insetos (borboletas e joaninhas) e 19 aves, entre elas pombas silvestres, beija-flor-tesoura, periquito-rico, bem-te-vi, a andorinha-pequena-de-casa, sabiá-laranjeira e o sanhaço-cinzento.
História do Parque Mário Covas
No local do parque, estava a mansão "Vila Fortunata" construída em 1903 pela família Thiollier e foi um dos centros intelectuais de São Paulo. O advogado e escritor René Thiollier, o último morador do local (até 1968), foi um dos financiadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e reuniu em sua casa diversos artistas do movimento modernista como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.
O paisagista Roberto Burle Marx nasceu na casa, em um breve período em que sua família alugou o imóvel enquanto os Thiollier estavam na França.
A casa foi demolida em 1972 para dar lugar a um prédio comercial. No entanto, nada foi construído e o local virou um estacionamento. Em 1991, o ConPresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) determinou o tombamento da área pela presença de vegetação nativa da Mata Atlântica. O Parque Prefeito Mário Covas foi inaugurado em 24 de janeiro de 2010.
Fotos do Parque Prefeito Mário Covas
|
Entrada pela Avenida Paulista e Centro de Informações Turísticas |
A estação de Metrô mais próxima é a Consolação (290 m contra 480 m da Trianon MASP)
ResponderExcluirPara fazer fotografias nesse local é proibido ou tem algum documento que precisar assinar ?
ResponderExcluirExiste algum cachorródromo no local?
ResponderExcluirNão. Abs
Excluir