quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Áreas Verdes das Cidades_Quarto Ano do blog

Em 22 de fevereiro de 2012, incentivado por amigos, foi criado um blog sobre áreas verdes urbanas por Antonio Guedes, engenheiro de formação, hoje pesquisador e escritor desta temática, sendo publicadas as primeiras três áreas verdes resenhadas e fotografadas, que envolveram o Viveiro Manequinho Lopes, o Parque Alfredo Volpi e o Parque Aclimação na cidade de São Paulo.

O objetivo do blog ao ser criado era oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nas áreas verdes urbanas das cidades, bem como incentivar sua visitação. Entendemos que as áreas verdes oferecem opções diversas e integradas de lazer: cultura, arte, entretenimento, esporte e contemplação da natureza.

Em 3 de maio de 2013 o blog transformou-se no site Áreas Verdes das Cidades, consolidando a ideia inicial do editor de amor aos parques urbanos, cuja iniciativa de criação e proteção tem foro exatamente na defesa e conservação desse patrimônio público.

A importância desses parques, especialmente, expressa-se como patrimônio cultural, testemunho de expressões vivas da cultura e impulsos humanos pela preservação da vida na diversidade de suas manifestações.

Como vimos propagando, as áreas arborizadas controlam a poluição atmosférica e o microclima, oferecendo conforto ambiental. A saúde física e mental recebem benefícios comprovados cientificamente, conforme pesquisadores americanos, japoneses e europeus. A
s áreas verdes urbanas são espaços privilegiados, amenizando a aridez da cidade. A diversidade de vegetação se encarrega de atrair, proteger e alimentar animais e pássaros. A oportunidade para o exercício de convivência solidária entre pessoas e natureza favorece o estreitamento das relações de amizades. A simples contemplação nas áreas verdes possibilita uma experiência estética única, permitindo que se vivencie a harmonia e o bem-estar, generosamente ofertados pela natureza. A quantidade e o estado de conservação das áreas verdes de uma cidade elevam a percepção de desenvolvimento humano e social.

Hoje estão publicadas resenhas, fotos e vídeos de 133 áreas verdes, principalmente da região metropolitana de São Paulo, constituindo, sem falsa modéstia, o maior acervo de informações e serviços sobre parques e áreas verdes da cidade de São Paulo na Internet.

Áreas Verdes das Cidades, além de oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques urbanos das cidades, incentiva sua visitação. Nele o leitor vai encontrar um pouco da história de cada parque, seus equipamentos, sua infraestrutura e as atrações para quem os visita, além de fotos, vídeos, mapas de localização e o que vale a pena visitar no local. A cada 15 dias, em média, uma nova área é inserida no site. Além dessas publicações, procura, por meio de seus canais na Web, Facebook, YouTubeGoogle+, registrar outras informações relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, mas sempre em conexão com os parques urbanos.





Convidamos vc para consultar o Áreas Verdes das Cidades na Web, Facebook, YouTube e Google+

3 comentários:

  1. O mérito desta iniciativa é incalculável, pelo seu poder de incorporar importantes valores às áreas cultural, educacional, medicinal, estética, comportamental, publicitaria e com certeza muitas outras, entre as quais incluo o estímulo ao sentimento de cidadania e as oportunidades de exercícios físicos ao ar livre e a axcelente terapia de um passeio pela natureza O acervo de conhecimentos difundido pelo site estimula e universaliza o interesse pelo saber. Parabens. ARY NISENBAUM aryn@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Guedes, parabéns pela iniciativa em criar o site "Áreas Verdes das Cidades". Incentiva padrões de civilidade, ética, educação, relações sociais, territorialidade e pertencimento. Abs Vera Bibe

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site