quarta-feira, 21 de junho de 2023

Parque da Ciência Butantan em São Paulo (SP)


Parque da Ciência Butantan em São Paulo é um complexo cultural vinculado ao Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan. Tem 725.000 m² e fica no bairro Butantã na capital paulista ao lado da USP (Universidade de São Paulo). Devido à pandemia ficou fechado pouco tempo depois de sua criação em 2019, sendo reaberto em 25 de junho de 2022. Vale a pena visitar o local, pois há várias atrações. 

Parque da Ciência Butantan

Horário de funcionamento
7h às 17h de segunda-feira a domingo
Telefone
(11) 2627-9536
Localização
Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo (SP)

Museus e Espaço Terra Firme são pagos

Ver no mapa


Como chegar ao Parque da Ciência Butantan

  • Ônibus: Linhas 701U-10, 715M-10, 8026-10, 809L-10, 809R-10, 809U-10, 840, 8705-10, 8707-10
  • Metrô: Linha 4 (Amarela)
  • Trem: Linha 9 (Esmeralda)
  • Carro - Consulte o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Há estacionamento para veículos no interior do local.
ingresso ao Parque da Ciência Butantan é gratuito, mas os acessos aos museus e ao Espaço Terra Firme são pagos e custam R$ 6 (adulto) e podem ser comprados somente na bilheteria. Confira valores das entradas neste link


Infraestrutura do Parque da Ciência Butantan

No local há mais de 20 atrações, além de oferecer ações educativas. O Butantã é conhecido pelo Serpentário, Macacário e Reptiliário, com os animais em espaços cercados, ao ar livre, para observação dos visitantes.

O Museu Biológico também tem exposição de animais vivos, em que serpentes, lagartos, anfíbios, aranhas e escorpiões podem ser vistos em lugares que recriam seus habitats. Os museus de Microbiologia e da Vacina têm exposições interessantes para todas as idades. O Museu Histórico está fechado

O parque também abriga o Boulevard, a Praça Vital Brasil e o Horto Florestal Oswaldo Cruz com diversas espécies de plantas, jardim dos 5 sentidos, trilhas da Figueira Branca e do Cedro Rosa, Teatro de Arena e espaço de convivência para oficinas e outras atividades (a programação está no site). Uma das curiosidades do local é o antúrio titã, a maior flor do mundo que pode atingir quase 3 metros de altura.

O Espaço Terra Firme apresenta a exposição “Serum ou Soro” para celebrar os 120 anos do instituto. O espaço era a antiga cocheira da fazenda Butantan que foi transformada em laboratório em 1899. Terra Firme é a tradução da palavra tupi “butantan”.

O Parque da Ciência reúne 12 construções históricas tombadas, como o Edifício Vital Brazil, a Casa de Afrânio do Amaral, o Prédio Novo e a Casa Rosa.

O Centro de Memória e o Centro de Difusão Científica reúnem o acervo para consulta pública, a realização de oficinas, eventos culturais e acadêmicos, e a produção e publicação de instrumentos de pesquisa.

Os museus não funcionam segunda-feira e seus horário de terças-feiras a domingos são das 9h às 16h45.


Confira o mapa das atrações do Parque da Ciência Butantan neste link.


Flora e fauna
O parque conta com várias espécies da Mata Atlântica, como cedros, paus-jacarés, jequitibás, jerivás, saboeiros, paus-ferros, entre outras. 
 No Museu Biológico há animais vivos como serpentes, aranhas, escorpiões, etc.) e no Microbiológico vários microscópios e curiosidades sobre vírus e bactérias. 

O Serpentário, inaugurado em 1914, é uma das atrações mais visitadas do Parque da Ciência Butantan, onde é possível conhecer serpentes da fauna brasileira, inclusive as que são usadas na produção de venenos, além de espécies não peçonhentas em um ambiente semelhante ao habitat natural.

O Macacário abriga uma colônia de animais originários da Índia do grupo Rhesus, espécie Macaca Mullata, em um ambiente com vegetação, rochas e enriquecimento ambiental que simulam seu habitat natural. Eles chegaram ao local em 1929 para para pesquisas sobre a vacina contra a febre amarela e hoje moram nesse espaço de 236 m² com um pequeno lago, balanços, pneus, troncos de árvore para escalar e diversos aparatos, permitindo que os animais expressem seus comportamentos inatos e suas habilidades naturais. 

O Reptiliário é aberto à visitação pública para observação de répteis como lagartos e quelônios.

A entrada de animais domésticos conduzidos pelos visitantes é permitida com as devidas coleiras/guias no Parque da Ciência Butantan.

Quanto a alimentação não há restaurantes e lanchonetes, por ora. Traga água e alimentos de casa e faça um piquenique nas várias áreas ajardinadas existentes.

Atenção! Para agendar visitas de escolas e grupos entre em contato pelo e-mail agendamento@butantan.gov.br ou pelo telefone (11) 2627-9536 para verificar a disponibilidade de horários para visitas agendadas em nossos museus. Informe no momento do agendamento se há no grupo pessoas com deficiências para o melhor aproveitamento das atividades. Saibam mais informações aqui.

História Parque da Ciência Butantan 
O Parque foi  criado em 2019, para aprimorar o atendimento dos milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, que visitam o Instituto anualmente. Inserido em uma área verde de aproximadamente 725.000 m², o Parque tem o objetivo de inspirar, em públicos diversos, o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa por meio de ações educativas, ambientais e de lazer. Devido à pandemia, ficou fechado e foi aproveitado para se fazer uma reforma que propiciou ser reaberto em 25 de junho de 2022 com nova estrutura e novidades.

Vale a pena no Parque da Ciência Butantan
  • Entrar em todos os museus existentes para uma experiência que, principalmente para as crianças, única e inesquecível;
  • Caminhar pelo Boulevard entre os espelhos d'água e onde há pequenas exposições amiúde;
  • Observar no Macacário uma colônia de macacos vindo da Índia da espécie Rhesus, que estão, via de regra, brincando entre si;
  • Visitar o Serpentário, criado em 1914, onde é possível conhecer serpentes da fauna brasileira, inclusive as que são usadas na produção de venenos, além de espécies não peçonhentas em um ambiente semelhante ao habitat natural;
  • Ir à Praça Vital Brazil, que é um espaço de lazer ao ar livre com uma escultura de bronze em homenagem ao cientista, ex-diretor do Instituto Butantan. A praça, formada por uma paisagem que destaca o cultivo de rosas, ainda apresenta um painel interativo para que os visitantes tenham informações sobre os cientistas que se dedicaram à produção de soro antiveneno;
  • Caminhar pelas trilhas existente no Horto Florestal Oswaldo Cruz e na Trilha da Floresta de 700 m de extensão e
  • Visitar o Jardim dos Sentidos que tem como objetivo a percepção e valorização do mundo, como as plantas, através dos cinco sentidos humanos, os quais, elementos da natureza, compõem de forma harmônica, cada espaço deste.
Vídeo do Parque da Ciência Butantan feito no local, quando da visita.



Fotos do Parque da Ciência Butantan
Tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

3 comentários:

  1. O Parque Butantan está muitíssimo diferente de quando o visitei há cerca de 50 anos! Realmente vale uma nova visita!
    Parabéns por mais esta resenha, com muitos detalhes e todas as informações necessárias! Muito obrigada e sucesso para o site! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site