quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Instituto Inhotim em Brumadinho (MG)



O Instituto Inhotim está em Brumadinho, cidade a 60 km de Belo Horizonte, capital mineira. O local foi projetado como um parque que une a natureza e artes e, portanto, há várias obras espalhadas ao ar livre e em galerias que formam um conjunto belíssimo e muito agradável para passear e curtir.

 Como chegar ao Instituto Inhotim 


Instituto Inhotim 

Horário de funcionamento

De quarta a sexta-feira das 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h30
Telefone
(31) 3571-9700
Localização
Rua B, 20, Inhotim, 35460-000, Brumadinho, MG

Ingresso Pago

Ver no mapa
Ônibus - Rodoviária de Belo Horizonte (Viação Saritur - plataforma F2) às 8h15 e retorna às 16h30 (3as. às 6as. feiras). Nos finais de semana e feriados, o horário de retorno para a capital é às 17h30. Existe uma loja da Fundação Inhotim em Belo Horizonte (Rua Antônio de Albuquerque, 909 – Funcionários) onde há uma Van para Inhotim, paga, que sai às 8h15 e retorna às 17h30 aos sábados, domingos e feriados (informações e reservas pelo telefone  31 3571-9795).
Carro - vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

O ingresso de Inhotim é pago (R$ 50 em agosto de 2024). A compra antecipada pode ser feita neste link

O que fazer no Instituto Inhotim

 
Com 970 mil m² de área, Inhotim reúne jardins temáticos, galerias, complexo museológico, fragmentos de mata, 5 lagos ornamentais e aproximadamente 35 mil  de espelhos d'águas

Classificado como jardim botânico pelo Ministério do Meio Ambiente, tem cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo

Entre os jardins temáticos, estão o Jardim de Todos os Sentidos (permite conhecer as plantas por meio da visão, olfato, toque e até mesmo degustar), Largo das Orquídeas e o Jardim Pictórico, que é o mais antigo e repleto de esculturas em meio a trilhas. Outra atração é o viveiro.

O acervo artístico tem foco em arte contemporânea (de 1960 até os dias de hoje) com cerca de 1.800 obras de mais de 280 artistas de 43 diferentes nacionalidades: escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.

Há uma programação cultural intensa que pode ser visualizada neste link.

Para saber mais sobre as obras e galerias permanentes do 
Instituto Inhotim clique neste link.

Não é permitido bicicletas, patins e outros equipamentos esportivos.

Os animais domésticos são proibidos no parque. Há uma série de regras de visitação por ser um "parque museu", confira aqui

Há boas opções de restaurantes e lanchonetes em Inhotim, entre os 9 deles está o Restaurante Tamboril, onde almoçamos durante a visita em uma sexta-feira. Mais informações sobre gastronomia no Inhotim veja neste link.

Quanto à acessibilidade,  é possível o empréstimo de cadeira de rodas e e o Instituto disponibiliza 50 minutos de transporte interno gratuito, sujeito à disponibilidade, para visitantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O agendamento deve ser feito na recepção no dia da visita.

Está disponível transporte interno com carrinhos elétricos, visitas mediadas (educadores do Inhotim informam sobre os acervos de arte e de botânica). Consulte este link.


Flora do Instituto Inhotim


Os jardins, orquidários e viveiros estão repletos de plantas raras, tanto nativas quanto exóticas, como a flor-cadáver, a maior flor do mundo. Destaques para as 1500 espécies de palmeiras, cicas e sagus (Cycadaceae); nolina (Liliaceae); jerivás, butiás, tamareiras, macaúbas, babaçu (Palmae); zâmia (Zamiaceae). 

Também são destaque coleções de plantas ornamentais de bela floração e intensa frutificação, como por exemplo: camarões (Acanthaceae); antúrios (Araceae); bromélias (Bromeliaceae); bambu (Gramineae); quaresmeira e orelha-de-urso (Melastomataceae); figueira (Moraceae); helicônias (Musaceae); jabuticabeiras e pitangueiras (Myrtaceae); orquídeas (Orquidaceae) e canela-de-ema (Velloziaceae).

Fauna do Instituto Inhotim


Há muitos pássaros que encantam ainda mais um passeio pelo local, além de borboletas de várias espécies, canário-da-terra-verdadeiro, jacuaçu, anfíbios anuros, lobo-guará, tatu-canastra, entre vários outros representantes da fauna brasileira.

História do Instituto Inhotim 

Por iniciativa do empresário mineiro Bernardo Paz, foi construído na cidade de Brumadinho o Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Caci) com um grande acervo cultural em 2002. 

Em 2005, aconteceu a abertura para visitação para grupos restritos. Para o público geral e já com a estrutura completa foi inaugurada em 2006.

Vale a pena no Instituto Inhotim
  • Caminhar pelos jardins e galerias curtindo o belo cenário;
  • Participar das visitas mediadas (panorâmica e temáticas ambiental e de artes), que devem ser agendadas com a administração de Inhotim;
  • Participar dos muitos eventos culturais que o Inhotim disponibiliza (programação aqui); 
  • Percorrer o Viveiro de Inhotim que reúne espécies de diversas partes do mundo, além de jardins com plantas aromáticas, medicinais e carnívoras 
_________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Instituto Inhotim





























































































2 comentários:

  1. Antonio Guedes,bela narrativa!!! Mesmo apesar da tragédia,lugar maravilhoso!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site