quarta-feira, 31 de maio de 2017

Espaço Verde Chico Mendes em São Caetano do Sul

Visitamos numa segunda-feira o Espaço Verde Chico Mendes, que tem cerca de 140.000 m² de área no total e fica localizado na Avenida Fernando Simonsen, 566 (ver no mapa), no Bairro Cerâmica na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista. A cidade é conhecida por seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nos últimos anos.
Horário de funcionamento:
6h às 21h (2as. feiras só para corridas e caminhadas)
Telefone:
 (11) 4232-5165
Localização:
Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul, SP
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Espaço Verde Chico Mendes

  1. Ônibus - saindo do "Terminal São Caetano" pegue o Gerty Circular e desça no "Espaço Cerâmica"
  2. Carro - consulte o link "Ver no mapa" e faça seu roteiro. 

Estacionamento

Há um bom estacionamento gratuito no interior do parque. 

Infraestrutura do Parque Espaço Verde Chico Mendes

Possui sete quadras poliesportivas (futebol, basquete, handebol e vôlei); playgrounds; pistas de Cooper coberta e descoberta; mesas para jogos de dama, xadrez e pingue-pongue; quiosques; lanchonete; cafeteria; revistaria; lago; palco coberto com lonas distendidas; estacionamento; salas da Fundação Pró-Memória, Diretoria de Esportes e Turismo e de atendimento médico; portaria e administração; banheiros; telefones públicos. A Praça Armando Furlan, com 12 mil m²; fonte; monumento, com um globo de metal que destaca São Caetano no mapa mundi, e 11 miniglobos, que representam a inserção da cidade no mundo; jardim com seis floreiras e 40 bancos.

Há 4 percursos (pistas e trilhas) principais, definidos e aferidos pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Ruas que têm 570, 840, 1.100 e 1.600 metros de extensão (há placa indicativa desses percursos no local).

Sua fauna é abundante quanto as  espécies de aves e alguns mamíferos, como roedores, etc. Dentre as aves, ocorrem espécies endêmicas da Mata Atlântica: tiriba-de-testa-vermelha, pica-pau-anão-de-coleira e arredio-pálido. 

A flora, remanescente da Mata Atlântica, tem exemplares de palmeiras, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, tapiriria, andira e figueiras.

Há lanchonetes no interior do parque, que vendem alimentos e bebidas.

Você pode levar seu cachorro, há áreas exclusivas para eles.

As bicicletas e skates são permitidos no local.

Observamos uma boa limpeza e conservação dos sanitários existentes no parque.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

História do Parque Espaço Verde Chico Mendes

(Extraída, em parte, do site da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)
A região em que hoje se situa o município de São Caetano do Sul é ocupada desde o século XVI, quando era conhecida como Tijucuçu. A Vila de Santo André, fundada por João Ramalho em 1554, foi completamente abandonada em 1560. Basicamente as pessoas que formavam a população das tais fazendas em que bandeirantes eram proprietários, eram habitadas por tropeiros e carreiros que trabalhavam no transporte de mercadorias entre o porto de Santos e o planalto paulista.

Pois bem, mais tarde, em 1861, o capitão Duarte Machado doou aos padres beneditinos o sítio que possuía no Tijucuçú (nome dado à via que hoje liga os bairros Olímpico e Nova Gerte). 

Em 1671, Fernão Dias Paes Leme, bandeirante conhecido sob a alcunha de “O Caçador de Esmeraldas”, arrematou em leilão outro sítio vizinho e também doou aos padres. Assim foi formada a Fazenda São Caetano, que além de plantações, mantinha uma olaria para fazer tijolos, que forneceu todo o material para a construção do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo.

Dois fatos são considerados pontos chaves para impulsionar o desenvolvimento da região, quando, até então, a história de São Caetano estava ligada quase que exclusivamente aos paulistanos: a construção da estrada de ferro São Paulo Railway Company e a imigração européia, uma decisão política do Governo Imperial, que adquiriu lotes de terras para instalação dos núcleos coloniais, mudaria a trajetória de nosso município. Com o objetivo de minimizar os efeitos da evasão de mão-de-obra agrícola, a imigração européia tornou-se realidade e em 29 de junho de 1877 algumas famílias de imigrantes embarcavam no vapor Europa, no porto de Gênova, com destino ao Brasil.

O primeiro grupo de italianos, integrado por 28 famílias, chegava ao Núcleo Colonial em 28 de julho de 1877, data oficial da fundação da cidade. A instalação aconteceu com a presença de Sebastião José Pereira, presidente da Província e do engenheiro Leopoldo José da Silva, da Comissão de Terras e Colonização.

O Espaço Verde Chico Mendes se localiza numa antiga área industrial em São Caetano do Sul, com cerca de 140 mil metros quadrados. Tanto que os moradores mais antigos ainda chamam o local de "Buracão da Cerâmica". Atualmente, é uma área verde que reúne lago, playground, pista para caminhada, quadras, lanchonetes, banheiros, mesa de pingue-pongue, palco para eventos e até feira de artesanato aos fins de semana.

Atividades esportivas e sócio-culturais oferecidas

A Coordenação de Esportes do Chico Mendes funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 11h e das 13 às 17:30h.

Curiosidade
Há uma passagem subterrânea do Espaço Verde Chico Mendes para o Parque Catarina Scarparo D'Agostini e vice-versa, que pode ser utilizada pelos visitantes dessas duas áreas verdes.

Informações sobre o parque, bem como suas atrações e eventos, podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 4232-5165.

Vale a pena

  • Usar campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas e trilhas existentes e
  • Participar de uma ou mais atividades esportivas e sócio-culturais promovidas pela administração do local.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Parque Espaço Verde Chico Mendes

Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

15 comentários:

  1. Muito bom o site... Pra quem gosta de parques, este traz informações importantes e curiosidades legais do local.
    Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Resido na cidade. O IDH é falso. O parque ñ é tão seguro. Furtaram minha bike que estava no bicicletário acorrentada . Detalhe o local de bike fica a 30 metros da guarita da entrada!

    ResponderExcluir
  3. Como a Fazenda do Carmo em Sp nao existe, esse parquinho nao chega nem aos pés de lá, muito lindo o Parque do carmo em SP.

    ResponderExcluir
  4. é um local agradável porém extremamente pequeno, pelas fotos não parece mas o espaço total da área é bastante reduzido se comparado com parques como o parque central de santo andré por exemplo. mas vale a visita!

    ResponderExcluir
  5. O parque é legal,e a pista para cooper é compartilhada com todo mundo,isso é um ponto negativo,as quadras esportivas são bem pequenas,a área verde tem poucos bancos,mas pela dimensão do parque está bom.

    ResponderExcluir
  6. Pra quem ainda não conhece o parque, este video mostra bem o local....
    https://www.youtube.com/watch?v=d-JoCawpJnQ

    ResponderExcluir
  7. The rate of the children are too much expensive. They will not to get the grooming from the parents with best essay writing services. So that why the children are going to express their personality in front of the society as well.

    ResponderExcluir
  8. Não pode andar de bike😣😣😣😣só nisso aí já não me agradou

    ResponderExcluir
  9. A Entoada Nordestina foi o exemplo máximo de desrespeito aos moradores do entorno. Seu organizador fez questão de colocar o som nas alturas e desrespeitando completamente o horário para isso, deixando os moradores do entorno em desespero.

    ResponderExcluir

  10. gostaria de saber se existem fontes naturais nesse parque.

    ResponderExcluir
  11. O parque é muito legal muito agradável.vale a pena conhecer e fazer uma caminhada entre as árvores. Num clima agradável.venha conhecer.

    ResponderExcluir
  12. telefone da administração não atende!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site