segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Observação amadora de aves auxilia cientistas em pesquisas

A observação amadora de aves (birdwatching ou birding) contribui cada vez mais com informações decisivas para estudos científicos das espécies. A atividade é praticada por pessoas comuns que se dedicam simplesmente a observar (a olho nu ou com binóculos) e fotografar os pássaros enquanto curtem a natureza.

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
Assim, por meio desta prática, são coletados e documentados dados de hábitos, características comportamentais e de fisiologia dos pássaros que são valiosos para a academia articular e ampliar o conhecimento sobre eles.

Recentemente, o Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) publicou um trabalho baseado em imagens de 2 plataformas na internet alimentadas por observadores de aves amadores: Wiki Aves e Birds of the World. Segundo o Jornal da USP, os biólogos encontraram novas características do pássaro sanhaçu-verde (clique aqui para saber mais).

Observação de pássaros nas cidades

Cada vez mais as cidades brasileiras têm eventos para reunir observadores de aves nos parques urbanos. Em São Paulo, no dia 31 de agosto (sábado), a partir das 7h, monitores e especialistas conduzem a observação no Parque Burle Marx, na Vila Andrade (zona sul) e para participar, entre no perfil do Instagram @savebrasil que em breve o formulário de inscrição estará disponível para o projeto "Vem Passarinhar", que promove estes encontros periodicamente.

Aproveite! É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a fauna urbana.


Com informações de
Instagram @savebrasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site