quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Praça Waldir Azevedo - Mirante de Pinheiros/Lapa em São Paulo

A Praça Waldir Azevedo foi visitada num sábado e fica localizada na Vila Ida, Distrito de Alto de Pinheiros, Zona Oeste da cidade de São Paulo. O local também é conhecido pela população por Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa. O Distrito de Alto de Pinheiros tem uma área de 7,35 Km² e compreende os bairros de City Boaçava, Alto de Pinheiros, Jardim Califórnia, Jardim dos Jacarandás, Vila Ida, Parque Boa Vista, Jardim Atibaia, Vila Madalena, Vila Beatriz e Sumarezinho.
Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Recursos:
  Quadra poliesportiva  Playground Trilha 
Localização:
Rua Cerro Corá, altura do n°1223, Vila Ida, Alto de Pinheiros
Ver no mapa

Como chegar 
Use as linhas de ônibus de números 775N-10 - Rio Pequeno-Metrô V. Madalena, 846M-10 - Via Piauí-Terminal Pinheiros, 874C-10 - Pq. Continental-Metrô Masp/Trianon, 917H-10 - Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana, 7282-10 - Pq. Continental-Praça Ramos de Azevedo, 8047-41 - Jaraguá-Metrô Vila Madalena, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há estacionamento para veículos em torno da praça, especialmente na Rua Japuanga, mas verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura 
Pistas/trilhas para caminhadas e/ou corridas (há vários desníveis no terreno que as tornam desafiantes), quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica e playground. Há também no interior da praça um CEAF (Centro de Estudos e Assistência à Família), que objetiva prestar o atendimento psicológico preventivo, terapêutico e socioeducacional gratuitos para famílias de baixa renda.

Flora

É composta por remanescente de Mata Atlântica, além de áreas gramadas. Há a presença de algumas araucárias.

Fauna
Há muitos pássaros frequentadores das árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Há uma banca de jornais, que é um local de encontros dos moradores do bairro, sendo considerada um "point" da região.

Observamos animais domésticos com seus donos percorrendo a praça, sendo recomendado que os cães estejam em guias. 

No tocante à segurança geral da praça, não observamos quaisquer policiais no dia da visita. Tendo em vista haver locais ermos, recomendamos cautela e quando for percorrer as pistas/trilhas da praça, preferencialmente vá em grupo.

A manutenção atual da praça deixa a desejar, merecendo um maior cuidado da Prefeitura de São Paulo, que a administra.

Sinopse histórica

O Alto de Pinheiros surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925. Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão para retificar e alargar o rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 foi recomeçado o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra.
O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembú.

Com curvas de níveis respeitáveis, um dimensionamento generoso do sistema viário e hábil distribuição de áreas livres (praças, canteiros centrais nas avenidas e calçadas verdes) surgiu o bairro Alto de Pinheiros, no distrito de Alto de Pinheiros, constituindo-se em área residencial das classes média e alta da sociedade paulistana. A sua avenida principal, com canteiro central de largura superior às das pistas de rolamento, é hoje denominada Av. Pedroso de Moraes, onde se destaca o grande corredor comercial formado por lojas de automóveis, supermercados e empresas de engenharia. Com a Praça Panamericana, e sua rotatória de grandes dimensões localizada no centro do bairro, que distribui as largas avenidas em suas diagonais, o Alto de Pinheiros, constitui até hoje um exemplo dos mais representativos do urbanismo europeu. 


Em 21 de abril de 1982 foi inaugurada a Praça Waldir Azevedo em São Paulo no Alto da Lapa pelo prefeito da cidade de então. A cerimônia atraiu centenas de pessoas e foi marcada por um show musical apresentado por Hebe Camargo, que encetou uma campanha ao efetuar ao prefeito constantes pedidos em prol da causa (homenagear o músico) através do seu programa na Rádio Capital. O show foi retransmitido pelo programa radiofônico da Hebe Camargo desde às 10 horas e foi protagonizado pelos artistas Pedrinho Mattar, Cyro Aguiar, Demônios da Garoa, Martinha, Célia, Caçulinha e seu Regional, Aguinaldo Rayol e Osmar Bertocco. No decorrer do show o artista plástico Serafim González esculpiu em argila o busto de Waldir Azevedo, com objetivo de ser reproduzido em bronze e colocado definitivamente na praça. O prefeito presente salientou que o nome da praça nada mais é do que a homenagem a tão esquecida música popular brasileira.


Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente;
  • Utilizar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas da praça, atentando para a vegetação ao redor e
  • Atentar para a vista do local, que mostra a cidade num ângulo privilegiado.
____________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente, a Praça está totalmente abandonada, abrigando um fumodromo, suja, necessitando de muita manutenção, com sua quadra poliesportiva destruida, fica com a iluminação acesa durante todo o dia, esburacada!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site