quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Parque Ciência em São Paulo

Parque Ciência, visitado num sábado, fica localizado em Cidade Tiradentes, Zona Leste da cidade de São Paulo, tendo por volta de 178.000 m² de área no total. Foi inaugurado em 22 de janeiro de 2011, tendo custado R$1,9 milhão à Prefeitura de São Paulo.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 2282-2879 
Localização:
Rua Ernestina Lesina, 266, Cidade Tiradentes
Ver no mapa

Como chegar no parque
Use as linhas de ônibus 3310-10 - Term. Amaral Gurgel - Cidade Tiradentes (Circular), 3539-51 - Cidade Tiradentes - Term. Pq. D.Pedro II, 3720-10 - Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé, 3720-31 - Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé, 3793-10 - Cid. Tiradentes - Metro Penha e 3781-10 - Cidade Tiradentes - Metrô Penha, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Campo de futebol, quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, playground, bancos e mesas para jogos, bicicletário, sanitários (depedrados no dia da visita), sala multiuso para educação ambiental e uso da comunidade (inoperante).

Fauna do parque
Há 30 espécies de animais, sendo duas de répteis (lagarto-teiú), duas de mamíferos, representadas pelo preá e gambá-de-orelha-preta, além de 26 de aves. Aves florestais como jacuaçu e tucano-de-bico-verde são avistadas com frequência, bem como bico-chato-de-orelha-preta com seu canto particular. Nas áreas de capinzais, coleirinha, tiziu e bico-de-lacre nutrem-se de grãos. Há também no parque piá-cobra e joão-teneném.

Flora do parque
É composta predominantemente por remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, além de áreas gramadas e arborização implantada. Dentre as árvores, destacam-se aleluia, aroeira-mansa, cabuçu, camboatá-de-folhas-largas, cuvitinga, embaúba-vermelha, figueira-branca, guamirim, maria-mole, samabaiaçu, tapiá-guaçu e tapiá-mirim. No componente arbustivo destacam-se piperáceas e melastomatáceas. Dentre as herbáceas, destacam-se os caetés, samambaia-do-brejo e dentre as trepadeiras destacam-se esmilacáceas e sapindáceas.

Não há lanchonetes no interior do parque, por isso, caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam em guias. 

No tocante à segurança geral do parque, não observamos quaisquer vigias no dia da visita.

O Parque Ciência precisa de uma maior atenção de seus gestores, pois sua manutenção atual deixa muito a desejar.

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente no parque;
  • Utilizar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pelas pistas do parque,observando a vegetação ao redor.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte: "Website da Prefeitura de São paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. Conforme informação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo em 13/03/2015, os serviços de segurança e vigilância patrimonial foram contratados e a empresa iniciou suas atividades no local em 09/02/2015. Os serviços de manutenção e conservação do parque estão sendo contratados junto a uma empresa credenciada junto a SVMA.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site