quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Praça Waldir Azevedo - Mirante de Pinheiros/Lapa em São Paulo

Praça Waldir Azevedo - Mirante de Pinheiros/Lapa
A Praça Waldir Azevedo foi visitada num sábado e fica localizada na Vila Ida, Distrito de Alto de Pinheiros, Zona Oeste da cidade de São Paulo. O local também é conhecido pela população por Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa. O Distrito de Alto de Pinheiros tem uma área de 7,35 Km² e compreende os bairros de City Boaçava, Alto de Pinheiros, Jardim Califórnia, Jardim dos Jacarandás, Vila Ida, Parque Boa Vista, Jardim Atibaia, Vila Madalena, Vila Beatriz e Sumarezinho.
Horário de funcionamento:
Ininterrupto

Localização:
Rua Cerro Corá, altura do n°1223, Vila Ida, Alto de Pinheiros
Ver no mapa

Como ir ao Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa


  1. Ônibus - linhas de números 775N-10 - Rio Pequeno-Metrô V. Madalena, 846M-10 - Via Piauí-Terminal Pinheiros, 874C-10 - Pq. Continental-Metrô Masp/Trianon, 917H-10 - Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana, 7282-10 - Pq. Continental-Praça Ramos de Azevedo, 8047-41 - Jaraguá-Metrô Vila Madalena, entre outras.Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Carro - clique em mapa para traçar seu roteiro

Estacionamento

Há estacionamento para veículos em torno da praça, especialmente na Rua Japuanga, mas verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa

Pistas e trilhas para caminhadas e corridas (há vários desníveis no terreno que as tornam desafiantes), quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica e playground. Há também no interior da praça um CEAF (Centro de Estudos e Assistência à Família), que objetiva prestar o atendimento psicológico preventivo, terapêutico e socioeducacional gratuitos para famílias de baixa renda.

Flora

É composta por remanescente de Mata Atlântica, além de áreas gramadas. Há a presença de algumas araucárias.

Fauna
Há muitos pássaros frequentadores das árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Há uma banca de jornais, que é um local de encontros dos moradores do bairro, sendo considerada um "point" da região.

Você pode passear com seu cachorro na praça, sendo recomendado que os cães estejam em guias. 

No tocante à segurança geral da praça, não observamos quaisquer policiais no dia da visita. Tendo em vista haver locais ermos, recomendamos cautela e quando for percorrer as pistas e trilhas da praça, preferencialmente vá em grupo.

A manutenção atual da praça deixa a desejar, merecendo um maior cuidado da Prefeitura de São Paulo, que a administra.

História do Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa

O Alto de Pinheiros surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925. Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão para retificar e alargar o rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 foi recomeçado o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra.

O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembú.

Com curvas de níveis respeitáveis, um dimensionamento generoso do sistema viário e hábil distribuição de áreas livres (praças, canteiros centrais nas avenidas e calçadas verdes) surgiu o bairro Alto de Pinheiros, no distrito de Alto de Pinheiros, constituindo-se em área residencial das classes média e alta da sociedade paulistana. A sua avenida principal, com canteiro central de largura superior às das pistas de rolamento, é hoje denominada Av. Pedroso de Moraes, onde se destaca o grande corredor comercial formado por lojas de automóveis, supermercados e empresas de engenharia. 


Com a Praça Panamericana, e sua rotatória de grandes dimensões localizada no centro do bairro, que distribui as largas avenidas em suas diagonais, o Alto de Pinheiros, constitui até hoje um exemplo dos mais representativos do urbanismo europeu. 

Em 21 de abril de 1982 foi inaugurada a Praça Waldir Azevedo em São Paulo no Alto da Lapa pelo prefeito da cidade de então. A cerimônia atraiu centenas de pessoas e foi marcada por um show musical apresentado por Hebe Camargo, que encetou uma campanha ao efetuar ao prefeito constantes pedidos em prol da causa (homenagear o músico) através do seu programa na Rádio Capital. O show foi retransmitido pelo programa radiofônico da Hebe Camargo desde às 10 horas e foi protagonizado pelos artistas Pedrinho Mattar, Cyro Aguiar, Demônios da Garoa, Martinha, Célia, Caçulinha e seu Regional, Aguinaldo Rayol e Osmar Bertocco. No decorrer do show o artista plástico Serafim González esculpiu em argila o busto de Waldir Azevedo, com objetivo de ser reproduzido em bronze e colocado definitivamente na praça. O prefeito presente salientou que o nome da praça nada mais é do que a homenagem a tão esquecida música popular brasileira.

Vale a pena do Mirante de Pinheiros ou Mirante da Lapa

  • Levar as crianças para brincar no playground existente;
  • Utilizar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas da praça, atentando para a vegetação ao redor e
  • Atentar para a vista do local, que mostra a cidade num ângulo privilegiado.
____________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Praça Waldir Azevedo - Mirante de Pinheiros/Lapa feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

Fotos da Praça Waldir Azevedo - Mirante de Pinheiros/Lapa 

Tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

10 comentários:

  1. Atualmente, a Praça está totalmente abandonada, abrigando um fumodromo, suja, necessitando de muita manutenção, com sua quadra poliesportiva destruida, fica com a iluminação acesa durante todo o dia, esburacada!

    ResponderExcluir
  2. Há alguma iluminação a noite?
    e as quadras ?

    ResponderExcluir
  3. Queria conhecer essa praça

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de conhecer essa praça

    ResponderExcluir
  5. Esta praça necessita de policiamento. Durante o dia diversos locais ermos, além de cães de grande porte sem guia ou focinheira. Á noite ponto de michês masculinos. Local muito bonito e merecedor de cuidados, porém vergonhoso e inseguro.

    ResponderExcluir
  6. Sexta dia 23/06/23 as 19.00 fui conhecer esta praça.... a praça é maravilhosa mas não fiquei 5 minutos... fiquei com muito medo e acreditei que seria assaltado... precisa de policiamento urgente.

    ResponderExcluir
  7. A praça era linda, tinha um espelho d'água eu ia bastante quado criança aos fins de semanas tinha eventos para crianças era sempre movimentada. Hoje infelizmente está abandonada. Alexandre

    ResponderExcluir
  8. A praça melhorou muito. Ganhou vários brinquedos novos. Gostaria de saber se tem banheiro público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo menos no canto dela que se tem acesso pela são gualter

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site