terça-feira, 20 de agosto de 2024

Parque Ibirapuera comemora 70 anos


O Parque Ibirapuera completa 70 anos neste dia 21 de agosto (quarta-feira). Um dos locais preferidos dos paulistanos, é muito identificado com a cidade e se tornou um dos símbolos da capital.
  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
O parque é um refúgio verde de árvores centenárias, bosques, lagos, córrego, jardins e gramados com prédios históricos projetados por Oscar Niemeyer, que abrigam museus, exposições, shows e outros eventos culturais.

As quadras para diversos esportes, pista de skate, aparelhos de ginástica ao ar livre, ciclovia e pista de caminhada se misturam ao projeto paisagístico e arquitetônico. Os parquinhos são ótimas opções para as crianças se divertirem.

O parque ainda tem restaurantes, lanchonetes e barraquinhas que oferecem boas opções para lanches, refeições, sobremesas ou um simples café.

O Ibirapuera também dispõe de aluguel de bicicletas, veículos motorizados para passeio, atividades guiadas e muitos outros serviços.

O local abriga o Viveiro Manquinho Lopes e a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), com cursos de educação ambiental e de participação social.

São tantas atrações que para você precisa conferir a resenha dos Áreas Verdes das Cidades sobre o Parque do Ibirapuera. Clique aqui!

Parque Ibirapuera: De presente de aniversário a ícone de SP

O Parque Ibirapuera foi construído para a comemoração de 400 anos de São Paulo, em 1954. O projeto ambicioso abrigou os principais eventos comemorativos do aniversário, nomeado pomposamente de “IV Centenário da Cidade de São Paulo”.

Entre os eventos, está a 2ª Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Exposição do IV Centenário, que reuniu 13 Estados e 19 países com 640 estandes. O Pavilhão Japonês é uma réplica do Palácio Katura e se mantém até hoje no parque.




A I Feira Internacional de São Paulo também foi outra atração: uma grande exposição industrial, com empresas apresentando as mais novas tecnologias da época. O estande (ou pavilhão) provisório da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi montado em uma ponte sobre o Córrego do Sapateiro e ao ser desmontado, deixou de presente para o parque a famosa ponte japonesa ou ponte de ferro.

Em 1991, o Parque Ibirapuera foi tombado como patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade.


Com informações de

4 comentários:

  1. Excelente matéria!! Ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Eduarda Fachinni21/08/2024, 17:45

    Muito bom! O Ibirapuera é um tesouro de SP. Bela matéria, fala tanto da importância histórica quanto das muitas opções, belezas e atrações que esse parque maravilhoso nos oferece hoje em dia.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site