segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Estudo da USP comprova benefícios dos exercícios físicos para envelhecimento saudável em nível celular

 

Apoiando o consenso de que a prática regular de exercício físico é fundamental para qualidade de vida, inclusive durante o envelhecimento, um novo estudo demonstrou como estes benefícios acontecem em nível celular (nas células que compõem os músculos).

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

A pesquisa foi coordenada pelo professor Julio Cesar Batista Ferreira no ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), apoiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) divulgada na revista PNAS (The Proceedings of the National Academy of Sciences).

Segundo o trabalho, a manutenção da aptidão física durante a vida é feita pela dinâmica entre as mitocôndrias, que são organelas que compõem as células e as responsáveis por fornecer energia para a própria célula.

As mitocôndrias estão em constante remodelamento: se fundem com outra mitocôndria ou se dividem em duas. As mitocôndrias fragmentadas são disfuncionais, já as que se fundem beneficiam o funcionamento celular e, portanto, a manutenção da fisiologia muscular durante a vida.

O exercício físico regular contribui para o envelhecimento saudável pois estimula o aparecimento de mitocôndrias conectadas que alicerçam o bom funcionamento celular. “As sessões diárias (de exercícios físicos) ao longo da vida favorecem o aparecimento de mitocôndrias conectadas, retardando então a fragmentação mitocondrial e o declínio do condicionamento físico observados durante o envelhecimento”, diz o coordenador da pesquisa, Julio Cesar Batista Ferreira.

Em estudos anteriores, os pesquisadores já haviam demonstrado que o exercício físico atua no tratamento de doenças cardiovasculares promovendo o aparecimento de mitocôndrias fusionadas no coração (leia mais em: agencia.fapesp.br/25695/).

 O artigo "Exercise preserves physical fitness during aging through AMPK and mitochondrial dynamics" pode ser lido neste link 

Fonte: Fapesp

Veja também:

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site