sexta-feira, 16 de junho de 2023

Inverno 2023 - Veja a previsão do tempo e as flores da estação

Ipê branco floresce no inverno

O inverno começa no dia 21 de junho, às 11h58, no hemisfério sul, segundo o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP). Em 2023, a previsão é que o inverno será menos rigoroso do que no ano passado.

No Brasil, as características do inverno variam conforme as regiões do país. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil são o tempo seco – dias com sol e poucas nuvens - e a ação de frentes frias e massas polares que derrubam a temperatura e podem causar geadas e neve nas regiões serranas do centro-sul. As regiões Norte e Nordeste acontece o contrário: há o aumento das chuvas em relação às outras estações, mas registra ligeira queda de temperatura.

Previsão para o inverno 2023

O inverno de 2023 no Brasil deve sofrer a influência do El Niño, o fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico na altura da região equatorial que afeta o clima e o regime de chuvas em todo o mundo. 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a intensidade do El Niño ainda não está determinada, mas sua atuação historicamente aumenta a média das temperaturas e das chuvas durante a estação. Assim, há a possibilidade de um inverno menos rigoroso em 2023.

Plantas que florescem no inverno

Ipê

Ipê no Parque Ibirapuera

Ipê no Parque Ibirapuera



Ipê no Parque Ibirapuera


Helicônia

Chácara das Flores - zona leste de São Paulo


Eritrina

Parque das Bicicletas - zona sul de São Paulo


Cipó de São João

Pixabay.com

Com informações do Inmet.com



Veja também:

A Árvore Ipê: Características, Espécies e Curiosidades


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site