Visitamos num sábado o Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas, que fica no na Subprefeitura da Sé, Bairro Cerqueira César, Consolação na zona central paulistana e tem cerca de 23.000 m² de área total. Foi inaugurado em 06 de novembro de 2021, sendo 111º parque municipal na cidade de São Paulo. O nome do parque é em homenagem ao Prefeito Bruno Covas falecido no exercício do seu mandato em maio de 2021.
Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas Horário de funcionamento:5h às 21h |
Telefone: Não tem |
Localização: Rua Augusta, 344 e Rua Caio Prado, 230/232, Consolação, São Paulo Ver no mapa |
Localizado na região central da capital e totalmente acessível, o Parque Augusta tem aproximadamente 23.000 m² com vegetação significativa e valores históricos. Na sua implantação há espaços como caminhos e passeios, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica, sede administrativa, sanitários públicos, arquibancada, deck elevado para apresentações e eventos, trilhas, redário e área para prática de slackline. Conforme site da PMSP possuirá áreas de manejo e compostagem, além de uma estrutura de serviços e apoio para a administração. O projeto foi pensado de acordo com os parâmetros definidos no Plano Diretor, que determina uma Taxa de Permeabilidade mínima de 90%, ou seja, somente 10% da área do parque pode ser impermeabilizada.
No restante da área, onde se desenvolvia uma vegetação ruderal, foi implantado um amplo gramado, tendo sido mantidos os conjuntos arbóreos originais e criados setores com plantio de mudas de espécies arbóreas e ajardinamento. Um conjunto arbóreo composto por alfeneiro (Ligustrum lucidum), jambolão (Syzygium cumini), sagu-das-molucas (Cycas circinalis) e tamareira (Phoenix sp.) destaca-se próximo à Rua Caio Prado por ser ornamental. Foi preservada também, uma figueira-mata-pau (Ficus luschnathiana), espécie hemiepífita que se enraizou em trecho do muro histórico original do imóvel à Rua Augusta. No Bosque far-se-á a preservação das mudas de espécies da Mata Atlântica como, por exemplo, alecrim-de-campinas, embaúba, jerivá, paineira e tapiá- guaçu, além de plantios de enriquecimento visando a diversificação da flora com espécies arbóreo-arbustivas nativas. Para tanto, as mudas de espécies exóticas com potencial invasor como o cafeeiro, falso-pau-incenso, nespereira, palmeira-de-leque- da-china e palmeira-seafórtia presentes no sub-bosque necessitam ser manejadas. Por outro lado, embora a frequência de árvores em fase de senescência seja alta no bosque, devido à proteção legal dos indivíduos arbóreos adultos, o plano de manejo deve estabelecer um programa de longa duração que preveja a substituição paulatina das espécies exóticas por espécies nativas do Município de São Paulo, conforme vá ocorrendo a morte desses indivíduos.
Bicicletas, skates, patinetes e patins são proibidos no parque, assim como empinar pipas, usar churrasqueiras portáteis e fazer fogueiras. Os equipamentos do playground não podem ser utilizados por maiores de 10 anos.
Os sanitários estavam limpos e bem cuidados no dia da visita ao local.
Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, que tranquilizam os frequentadores.
O prédio da instituição foi desocupado em 1971, e a Sedes Sapientiae foi incorporada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A crescente agitação que se deu com a expansão o centro da cidade, “a balbúrdia do intenso tráfego de veículos nas proximidades” e o acelerado desenvolvimento imobiliário da região, com “enormes prédios de apartamento“ que passaram a cercar o colégio "por todos os lados”, levou as freiras a buscarem um novo local para o colégio. Em 1960, a ordem lançou a pedra fundamental da sua nova escola no bairro do Morumbi, o Colégio Nossa Senhora do Morumbi. Após a desocupação do prédio da rua Caio Prado, a Associação Instrutora da Juventude Feminina, entidade civil das cônegas, considerou vender o terreno para a construção de prédio de apartamentos. No mesmo ano, o cursinho pré-vestibular Equipe mudou-se para o local. O prédio foi demolido em 1974, mas a ideia de erguer um empreendimento imobiliário não foi viabilizada. Desde então, vários usos foram dados ao terreno, até a implantação do Parque Augusta. Um estacionamento e até um circo já funcionaram no local. Na década de 1980, o Projeto SP, uma iniciativa que promovia atividades multiculturais na cidade com shows de música e cursos de arte e cultura, foi instalado ali.
- Usar os equipamentos de ginástica para se exercitar;
- Utilizar os parquinhos infantis (playgrounds) para as crianças brincarem, onde existem vários equipamentos para tal;
- Levar seus cães ao estruturado cachorródromo implantado no local;
- Usar o redário disponível para descansar ou curtir uma boa leitura;
- Utilizar a área específica para praticar o slackline;
- Refastelar-se na boa área gramada, em meio aos fragmentos das ruínas do outrora Colégio Des Oiseaux;
- Percorrer as trilhas existentes, observando a vegetação que as rodeiam e
- Ouvir o cantar de aves nas proximidades dos fragmentos da Mata Atlântica presentes no parque.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site