segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Planetários do Ibirapuera e do Carmo são opções de lazer nos parques de SP

Os planetários são opções divertidas para crianças e adultos aprenderem um pouco sobre astronomia - ou despertar interesse sobre o assunto - e há dois deles dentro de parques de São Paulo: Planetário do Ibirapuera
(Prof. Aristóteles Orsini), no Parque Ibirapuera, na região central, e Planetário do Carmo (
Prof. Acácio Riberi
) no Parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste da capital.

• Para conferir como chegar, horários de funcionamento, estacionamento e outras informações sobre o Parque do Carmo e o Parque Ibirapuera clique nos nomes e acesse as resenhas do site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques
Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é prejudicada pela poluição atmosférica, nuvens e pela iluminação noturna, os planetários podem ser uma ferramenta para o ensino básico de astronomia para todos.

As salas de projeção têm uma cúpula e as cadeiras estão dispostas de forma circular para o espectador aproveitar ao máximo as viagens projetadas pelo céu: configuração dos astros, em qualquer instante e em qualquer lugar da Terra ou do Sistema Solar, constelações, fenômenos astronômicos como eclipses, rotação de planetas, meteoros, por meio de projeção luminosa.

Também é possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos.

• Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
  • Os 10 melhores parques de São Paulo - Lista de 2022
  • O Planetário do Parque Ibirapuera está sob os cuidados da empresa Urbia, desde a privatização do parque. Há sessões para crianças (Show da Luna) e outras para todo o público. O preço varia de R$ 20 a R$ 30 (inteira). Para comprar os ingressos e conferir a programação, clique neste link.

O Planetário do Carmo é gerido pela UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, a qual desenvolve ações de Educação Ambiental da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Também há sessões para crianças (Show da Luna) e outras para todo o público. A maioria dos eventos é gratuito, a cobrança de ingresso é R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada) para o Show da Luna (30 minutos de duração)Para conferir a programação e adquirir os ingressos antecipadamente on-line, clique neste link

Planetário do Ibirapuera - Parque do Ibirapuera

O Planetário do Ibirapuera (Prof. Aristóteles Orsini) é o primeiro do Brasil, fundado em 1957, e tem uma cúpula de 9m de altura e 18m de diâmetro. As estrelas são representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). A entrada é pela Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 (pedestres) ou Portão 3 (Estacionamento R$ 14, preço único).

Desde a privatização do Parque Ibirapuera, a empresa Urbia é a gestora do planetário e os ingressos passaram a ser cobrados. Há esporadicamente a “sessão cidadã”, com gratuidade.

Para comprar os ingressos e conferir a programação, clique neste link

Destaques da programação do Planetário do Ibirapuera:

Sessão Infantil - O Show da Luna - A animação apresenta a curiosa menina Luna em uma viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço. Sábado (11h, 13h, 15h) e domingo, 11h. R$ 20 (duração de 40 minutos). Recomendada para crianças de 2 a 5 anos.

Da Terra ao Universo Fulldome  - A sessão leva o público ao sistema solar, ao sol, aos locais de nascimento e morte de estrelas e mais. Também conta um pouco da história da astronomia, a invenção do telescópio e os gigantescos telescópios atuais. Sessões às sextas, sábados e domingos (conferir os horários no link). Recomendada para público acima de 5 anos. Ingressos a R$ 20 e R$ 30 (duração de aproximadamente 35 minutos).

Planetário do Carmo - Parque do Carmo

A cúpula do Planetário do Carmo (Prof. Acácio Riberi) tem 10m de altura e 20m de diâmetro e em seu centro está o planetário modelo Universarium VIII/IX. No equipamento da zona leste, as estrelas são representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

O local está aberto para visitação do prédio e da exposição permanente que tem fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos de quarta a domingo, das 13h às 17h.

Destaques da programação do Planetário do Carmo:

Sessão Infantil - O Show da Luna - A animação apresenta a curiosa menina Luna em uma viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço. Sábados e domingos às 14h. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada), no local ou pelo site da Ticket Fácil

Sessão Cúpula do Planetário: Hoje no CéuUma sessão especial que mostra ao vivo, o que de interessante se observa no céu do dia da apresentação em São Paulo, e de alguma outra data e outro local a ser revelado durante a sessão. Em agosto de 2022, acontecem nos dias 13, 20 e 27 (sábados), das 18h às 19h. O ingresso é gratuito e pode ser retirado no local ou antecipadamente pelo site da Ticket Fácil

Sessão Cúpula do Planetário: A Escuridão da Noite - Sessão exclusiva para conhecer o verdadeiro céu da cidade e conhecer mais sobre o universo e das descobertas astronômicas mais recentes. Em agosto de 2022, acontecem nos dias 14, 21 e 28  (domingos), das 18h às 19h (50 minutos de duração). O ingresso é gratuito e pode ser retirado no local ou antecipadamente pelo site da Ticket Fácil