terça-feira, 20 de junho de 2023

Parque Lago Negro em Gramado (RS)

O Parque Lago Negro constitui-se de um lago artificial de 17.500  m² e uma boa área de flora diversa em sua volta. Está situado em Gramado, que é uma cidade/estância de montanha situada no estado do Rio Grande do Sul. Influenciada pelos colonos alemães do século XIX, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato. Gramado é também conhecida pelas suas exibições de luzes de Natal, seu festival de cinema e pelas hortênsias em flor na primavera. A área total do Lago Negro e arredores tem cerca de 90.000 m² e oferece algumas atrações, que descrevemos no item Infraestrutura do local.
Parque Lago negro

Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Telefone:
 Não há   
Localização:
Rua A. J. Renner, s/nº, Gramado, Rio Grande do Sul
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Lago Negro 
Ônibus - Não há, atualmente,  transporte público para o local, lamentavelmente, conforme informação obtida pelo site Áreas Verdes das Cidades junto a Prefeitura de Gramado.
Carros - Trace seu roteiro no link "Ver no mapa".  Pode-se estacionar nas ruas próximas às entradas do parque, no entanto verifique a sinalização de tráfego do local.

Veja previsão do tempo para Gramado (RS) neste link.

Infraestrutura do Parque Lago Negro
É constituída, basicamente, pelo lago, que mede 17.500 m² e tem 14 m em sua parte mais profunda. Há pedalinhos que podem ser alugados para um passeio pelas águas do lago (O passeio de pedalinho tem dois preços diferentes: Cisne por R$ 60 (capacidade 2 pessoas) e Caravela custa R$ 70 (capacidade para até 4 pessoas). Preços junho/2023). 

Em seu entorno há uma pista para caminhada de 740m e árvores oriundas de mudas importadas da Floresta Negra na Alemanha pelo criador do local (vejam o item História do Lago Negro, abaixo). Esse entorno recebeu calçamento, proporcionando mais conforto para fazer o passeio, que também pode ser feito em carrinhos elétricos. Em um dos pontos há uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora, que sempre recebe uma oração dos visitantes. 

O local também conta com banheiros e próximo poderá encontrar uma feirinha onde os artesãos locais comercializam seus produtos. Muita gente leva toalhas para estender na grama e fazer um piquenique. Outros preferem cadeiras para descansar enquanto tomam um chimarrão ou outras bebidas.

Flora
Há algumas espécies da floresta boreal, como pinheiros e abetos, trazidos da Floresta Negra na Alemanha. Hortênsias, azaleias e agapantos se revezam e a cada estação, colorindo as margens do lago trazendo cor e vida, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação.

Fauna 
Há várias espécies da avifauna que são comuns misturarem-se aos visitantes no entorno do lago, além de várias espécies de aves que pousam nas árvores que ladeiam o lago.

Informações gerais sobre o Parque Lago Negro
  • Você pode levar animais domésticos, desde com coleira/guia para os cães;
  • Tanto as rampas de acesso, quando a pista (trilha de caminhada) são acessíveis para pessoas deficientes;
  • Bicicletas, skates e patins não são permitidos no local;
  • É proibida a utilização de churrasqueiras, fazer fogueiras e soltar pipas com cerol;
  • Não é permitido o uso de hoverboard (tipo uma prancha com rodas);
  • É proibido jogar bola dentro do parque, já que a ideia do lugar é descansar e apreciar a natureza;
  • Não é permitido nadar, bem como pescar no lago e
  • Há um restaurante onde servem refeições e lanches acompanhados por bebidas, bem como tomar apenas um café ou chá.
História do Parque Lago Negro
O Lago Negro foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, que foi uma das primeiras pessoas a ver o potencial turístico de Gramado. Devido a um trágico incêndio ocorrido em 1942, grande parte das árvores foram totalmente queimadas, entristecendo a paisagem. Para tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, onde encontraram uma vertente, que mais tarde seria transformada em um lago artificial, o Lago Negro. 

Originalmente, aquela área era chamada de Vale do Bom Retiro e pertencia a família Bier. Em 1953, por iniciativa de Leopoldo Rosenfeldt, o local foi reflorestado. Ele importou da região da Floresta Negra, localizada no sudoeste da Alemanha, estado do Baden-Württemberg (seu país de origem), mudas de árvores (basicamente, pinheiros e abetos) que foram plantadas em torno do lago.

Vale a pena no Parque Lago Negro
  • Caminhar na pista existente no contorno do lago, que mede 740 m de extensão;
  • Utilizar os pedalinhos em forma de cisnes ou caravelas para passear nas águas escuras, mas limpas, do lago;
  • Observar as árvores oriundas da Floresta Negra na Alemanha, ouvindo os pássaros que lá ficam;
  • Visitar a  Feira de Artesanato que fica nas imediações do local e 
  • Curtir um belo pôr do Sol num dia de céu claro, refletindo seus raios nas águas do lago.
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes dos textos Portal Viajando com a Mala Rosa (https://viajandocomamalarosa.com.br/), Portal Gramado (https://portalgramado.com.br/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/).
Imagens de Anni Júlia Erlinger de Oliveira e site Áreas Verdes das Cidades
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Lago Negro



Fotos do Parque Lago Negro


Colaboração de Anni Julia Erlinger de Oliveira 


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site