terça-feira, 20 de junho de 2023

Le Jardin - Parque de Lavanda em Gramado (RS)


O Le Jardin - Parque de Lavanda fica na cidade de Gramado no estado do Rio Grande do Sul (RS) e foi criado na primavera de 2006. O local com uma área de 40.000 m² tem uma rica e diversificada flora com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil, apresentando a seus visitantes, além de um belíssimo jardim, uma loja temática, estufas de produção de flores e um bistrô. O parque se dedica, principalmente, na divulgação da lavanda e dos seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários, atuando igualmente na valorização dos jardins naturais, fomentando sua cultura, técnicas e artes a eles relacionadas. O ingresso ao local é pago, com descontos para crianças de 7 a 12 anos e adultos acima de 60 anos (confiram os valores neste link).

Le Jardim - Parque de Lavanda 

Horário de funcionamento:
9h30 às 17h30 (última entrada às 17h)
Telefone:
(54) 98432-7562 ou e-mail contato@lavandas.com.br
Localização:
Rodovia RS 115, nº 37700, Várzea Grande, Gramado, Rio Grande do Sul

Ingresso pago

Ver no mapa

Como chegar ao Le Jardin - Parque de Lavanda
Ônibus - Não há transporte público para o local.
Carros - Use táxi ou um aplicativo de transporte de passageiros. Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". Há estacionamento no interior do parque, que está incorporado ao preço do ingresso.

Veja previsão do tempo para Gramado (RS) neste link.


Infraestrutura Le Jardin - Parque de Lavanda
O Le Jardin - Parque de Lavanda apresenta ao público um belo jardim natural a ser visitado o ano todo, com uma ótima infraestrutura. 

O harmonioso jardim que combina espécies inéditas de lavandas e outras flores, encanta os visitantes pela sua grandiosidade. Dentro de uma área de 40.000 m², o jardim permanece florido o ano todo independente da época de floração das lavandas, que ocorre principalmente de outubro a dezembro. Além dos belos jardins, há uma estufa, o bistrô e a loja temática (vende produtos feitos a partir do óleo essencial desta flor e de outros aromas, comercializando também presentes, cosméticos, óleos essenciais e artigos de decoração.). 

Flora do Le Jardin - Parque de Lavanda
Há várias espécies de árvores como nogueiras, araucárias, ciprestes, entre outras. Na plantação, há acesso às plantas exóticas e espécies inéditas no Brasil. Já na estufa de produção de flores, o visitante poderá comprar suas mudas prediletasO parque se dedica na divulgação da lavanda e há quatro espécies diferentes no local: a Lavandula CanarienseLavanda Dentata, Lavandula Stoechas e Lavandula Angustifolia/Officinalis. A Dentata é a espécie mais plantada em solo brasileiro, porque é destinada ao uso ornamental em jardins. Seu óleo tem um cheiro mais canforado e é muito usado por terapeutas. Saibam mais sobre os tipos de lavandas presentes no parque neste link.

Fauna do Le Jardin - Parque de Lavanda 
Há vários pássaros, corujas, abelhas, borboletas e veados no local, além de esquilos, que aparecem com mais incidência quando as nogueiras dão suas nozes e espalham-se pelo solo. No fim da tarde pode-se ouvir ao longe o ronco dos bugios que vivem na mata acima das estufas do parque.

Informações gerais sobre o Le Jardin - Parque de Lavanda
  • Piqueniques e uso de drones não são permitidos;
  • Animais de estimação são bem-vindos;
  • O Bistrô e as Estufas encerram suas atividades às 17 horas;
  • Ensaios fotográficos (profissionais ou amadores) deverão ser pré-agendados e autorizados pela gerência. Informe-se sobre as regras por telefone ou WhatsApp (54) 98432-7562.
  • Bicicletas, skates e patins não são permitidos no local e
  • Grupos acima de 12 pessoas deverão pré-agendar a visita pelo telefone acima.
História do Le Jardin - Parque Lavanda
O Le Jardin- Parque de Lavanda nasceu da história de amor do casal Jorgito e Patrícia Simão por jardins. Inaugurado em 2006, inicialmente era uma experiência gastronômica em meio ao jardim particular de seus proprietários, que residem no local. Depois disso, foi ampliado seu ramo de atividades na produção de flores e na comercialização de aromas e cosméticos. 

Vale a pena no Le Jardin - Parque de Lavanda
  • Caminhar pelas suas alamedas observando a vegetação ao redor, incluindo várias espécies de flores, especialmente as variedades de lavandas, que perfumam e encantam os visitantes;
  • Visitar a loja temática que vende produtos diversos, especialmente originários de lavandas;
  • Ir as estufas do local onde são produzidas as mudas de lavandas e outras plantas, utilizadas no parque e vendidas aos visitantes;
  • Fazer uma refeição ou simplesmente tomar um café no bistrô (destaque para o apfelstrudel produzido no local), desfrutando de uma bela vista e
  • Curtir o ambiente tranquilo e repousante do belo parque, acalmando a mente e o espírito, só quebrados com os alaridos das crianças brincando no local.
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Portal Oficial do Le Jardin - Parque de Lavanda (https://lavandas.com.br/), Gramado Magazine (https://gramadomagazine.com.br/) e MalaPronta Gramado (https://malaprontagramado.com.br/).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Le Jardin - Parque de Lavanda



Fotos do Le Jardin - Parque de Lavanda

1 comentários:

  1. É maravilhoso já uso a lavanda água de lençol é maravilhosa gostaria muito de conhecer o parque de lavanda em gramado

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site