quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Parques melhoram a qualidade de vida dos moradores das cidades, diz estudo


Os parques urbanos podem trazer uma melhor qualidade de vida para a população
. O contato com a natureza estimula o lazer e as atividades físicas que trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos como, por exemplo, a redução do sedentarismo e do estresse. 

Assim, são importantes para a melhoria da saúde pública, de acordo com o artigo “A importância dos parques urbanos e áreas verdes na promoção da qualidade de vida em cidades”, dos professores Bani Szeremeta e Paulo Henrique Trombetta Zannin, publicado na revista Ra’Ega do departamento de Geografia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O sobrepeso e doenças crônicas como pressão alta e diabetes podem ser evitadas com a prática regular de atividades físicas e os parques urbanos com infra-estrutura adequada, segurança, facilidade de acesso, etc, são como “academias ao ar livre”, ótimas opções para aumentar a frequência de hábitos saudáveis.

Cada vez mais estudos associam espaços verdes ao estímulo à atividade física. Um deles cita que a motivação aumenta com caminhos compostos de vegetação arbórea do que com os espaços vazios, outros estudos apresentam as diferentes vantagens para o bem estar e a saúde mental com a prática de atividade física em espaços naturais ou áreas verdes em ambientes urbanos.

A interdependência entre atividade física, saúde e meio ambiente é essencial em uma sociedade e estimula medidas eficazes para a saúde coletiva para o bem-estar de todos.

A proximidade do parque à moradia é um dos fatores mais importantes para estimular a frequência do local. A conservação e beleza do local também se destaca na escolha do frequentador, assim como a infraestrutura e atividades programadas (como aulas de alguma modalidade de exercício físico). Encontre o parque mais próximo a você aqui!

Veja a lista de parques visitados pelo site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques e escolha um deles para chamar de seu!

Segundo o artigo, os parques devem ser implantados e planejados de acordo com o perfil e as necessidades da comunidade, além de serem estabelecidas políticas eficientes de conservação ambiental dessas áreas, já que a beleza da paisagem é atribuída pela presença de suas condições naturais (vegetação, lagos, relevo, etc.), as quais podem também promover bem-estar psicológico no visitante.

Assim, o planejamento correto   e   a   conservação   de   parques   públicos   se   revelam   como   significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.

Confira o artigo na íntegra aqui


Letícia Jardim Guedes - Áreas Verdes das Cidades


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site