terça-feira, 27 de outubro de 2020

Parque Ferraz Costa em Itatiba (SP)


Parque Ferraz Costa fica na cidade de Itatiba no interior do Estado de São Paulo, que tem uma população de cerca de 121.000 habitantes. A cidade é conhecida como "Princesa da Colina", devido ao seu relevo acidentado. É famosa também pela indústria têxtil, metalúrgica, química e de tecnologia de ponta. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Itatiba é a terceira cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,9276. O Parque Ferraz Costa é um importante complexo de Cultura, Turismo, Educação e Esporte, bem como de Educação Ambiental. É o local onde se encontra a Guarda Municipal, o Ginásio de Esportes José Boava, a Estação Ciências, o Planetário, o Solar Ferraz Costa, entre outras atrações.

Parque Ferraz Costa

Horário de funcionamento:
Ininterrupto

Telefone:
(11) 4538-0917
Localização
Rua Antônio Ferraz Costa, s/n - Vila Santa Cruz, Itatiba (SP)
Ver no mapa


Como ir ao Parque Ferraz Costa
  • Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há vagas para estacionar no interior do parque.
  • Ônibus - linha 614 (Terminal Rodoviário Elias Baptista Alves/ Terminal Modal Ramos Azevedo em Campinas, via Universidade São Francisco em Itatiba). Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte este link.
Previsão do tempo para Itatiba, veja aqui.

Infraestrutura do Parque Ferraz Costa
No Ferraz Costa as famílias contam com uma área de piquenique e parque infantil onde podem passar momentos agradáveis. Esse passeio pode ser enriquecido com as diversas atrações educativas, como o Planetário Municipal “Prof.Benedito Rela” e a Estação Ciências “Profª. Neide Terezinha Canal Pereira”. Além disso, é uma grande oportunidade de conhecer uma parte do passado da cidade. O parque recebeu este nome em homenagem ao Engenheiro Antonio Ferraz Costa, antigo dono da propriedade e figura importante na história itatibense. Destaque especial para o Solar Ferraz Costa, grande patrimônio do parque e sede da Secretaria de Cultura e Turismo. As práticas esportivas também são destaque. Além de abrigar a sede da Secretaria de Esportes, o complexo conta ainda com bosque com trilha, quadras poliesportivas, de tênis, de areia, canchas de bocha e malha, pista de Atletismo e o Ginásio Municipal de Esportes “Jose Boava. Até os esportes radicais tem espaço no Ferraz Costa, que abriga a pista de skate e patins “Pabito e Renato”. Completa o complexo o Viveiro Municipal. O Parque Ferraz Costa conta com um amplo estacionamento e não fecha. Porém, no período noturno as quadras só funcionam com agendamento.

Flora
É constituída basicamente por árvores remanescentes de Mata Atlântica, mas tem também belos exemplares de flamboyants (Delonix regia), árvores originárias de Madagascar na África. 

Fauna
Muitos pássaros ficam no local, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

História do Parque Ferraz Costa
O Parque Ferraz Costa recebeu este nome em homenagem ao Engenheiro Antônio Ferraz Costa, antigo dono da propriedade e figura importante na história da Cidade. Um dos destaques do local é o Solar Ferraz Costa, edifício construído por volta de 1880 para ser residência do Senhor Antônio Ferraz Costa, benemérito da cidade. 

Vale a pena no Parque Ferraz Costa
  • Levar as crianças para brincar no parquinho infantil existente;
  • Utilizar as quadras e ginásio existentes no local para praticar seu esporte favorito, inclusive uma pista para skates;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque apreciando seu entorno e
  • Fazer piqueniques ou simplesmente relaxar à sombra das árvores existentes.
_________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do texto: Websites "Solotudo" (https://www.solutudo.com.br/) e IBGE (https://biblioteca.ibge.gov.br/) 
____________________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo da Parque Ferraz Costa feito na visita 


Fotos da Parque Ferraz Costa tirada no dia da visita ao local

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site