quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Veja a previsão para a Primavera 2020 e as características da estação das flores

Primavera em 2020 começa às 10h31 (horário de Brasília) do dia 22 de setembro (terça-feira)Segundo o site Climatempo, o clima da estação será influenciado pelo fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na altura do Equador que influencia as temperaturas e regime de chuvas em toda a América do Sul.

As características próprias da primavera permanecem mais próximas ao normal em 2020, com ligeira tendência a menos chuvas no Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil e as temperaturas um pouco mais baixas em geral. O efeito da La Niña terá pouca duração e será de fraco a moderado na primavera de 2020, segundo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA). 

Características da Primavera

Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. 

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e freqüentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. 

Na Região Sul, ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. 

No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. 

No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas. 

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano (Fonte: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC do INPE).

(Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas nos parques/praças pelo site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques)




Veja também!

Com informações:

site Climatempo 
CPTEC
NOAA


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site