quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Áreas Verdes são Destaques em Cunha no Interior de São Paulo

O site Áreas Verdes das Cidades visitou Cunha, que é um município no leste do estado de São Paulo e tem cerca de 22.000 habitantes, sendo o maior produtor de pinhão do estado. O município de Cunha também concentra a maior frota de fuscas do Brasil, possuindo ainda campos de lavandas, ateliês de cerâmica, montanhas, cachoeiras, trilhas ecológicas e natureza exuberante.

Sinopse histórica de Cunha

Em 1597, uma expedição portuguesa comandada por Martim Correia de Sá saiu do Rio de Janeiro, desembarcou em Paraty e passou pela região de Cunha através da Trilha dos Guaianás visando a combater os tamoios, que estavam aliados aos franceses contra os portugueses. Desde o final do século XVII, a região já era conhecida como "Boca do Sertão", por ser um ponto onde se subia a serra em direção às Minas Gerais. Em 1730, viajantes se fixaram na região e fundaram um povoado. No povoado, a família portuguesa Falcão ergueu a capela da Sagrada Família. Por este motivo, o povoado passou a ser conhecido como "freguesia do Falcão". No início do século XVIII, foi erguida, entre a freguesia do Falcão e Paraty, a Barreira do Taboão, que era um posto destinado a controlar o fluxo de ouro procedente de Minas Gerais. O povoado foi elevado a vila em 3 de setembro de 1785 pelo então governador da Capitania de São Paulo, Francisco da Cunha e Meneses, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Cunha, em homenagem ao político. No século XIX, as antigas trilhas foram calçadas e ampliadas visando a transportar a grande riqueza da épocaː o café.

Foi elevada a município em 1858 com a emancipação de Guaratinguetá, já com a denominação atual. Vale a pena visitar o Museu Francisco Veloso, localizado na Praça Cônego Siqueira, com um grande acervo de peças antigas, principalmente da Revolução de 1932. O prédio abriga, ainda, a Biblioteca Municipal.

A emancipação político-administrativa é comemorada em 20 de abril, sendo outros feriados 8 de dezembro, dia da padroeira do município, e 19 de março, dia de São José. Outros eventos interessantes são a Queima do Judas e a Cavalaria de São Benedito, realizada na segunda-feira após a Páscoa.

Áreas verdes de destaque em Cunha

  • O Lavandário, que fica na Rodovia SP 171, Km 54,7, telefone: (12)3111-6034, é uma propriedade rural, em região montanhosa, com uma bela vista para as serras. São plantadas lavandas e ervas aromáticas em um terreno que já foi um pasto e mantém-se as poucas reservas existentes das matas originais. Isso significa também manter a fauna – há abelhas, insetos, seriemas, lagartos e outros bichos – o que é estranho para quem está habituado a ambientes urbanos. São 40.000 pés plantados, sendo cerca de 10 mil em plena floração, tendo passado por mais de 3 podas. As plantas mais novas levam cerca de 8 meses para florirem e estarem em ponto de poda. Aberto de sexta-feira a domingo das 10 às 17h30.




  • O Contemplário fica na Rodovia SP 171, Km 61,5, telefone: (12) 99702-4231, e é um lugar de contemplação entre plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas. Aberto ao público desde 2015, destila-se lavanda e outras plantas aromáticas e com os óleos produzem sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos disponíveis em loja junto com artesanato e alimentos gourmet da região de Cunha. Sugere-se passeio pelos campos de lavanda, fazendo um piquenique numa das mesas espalhadas pela propriedade ou tome um café ou cerveja artesanal na cafeteria existente enquanto aprecia a vista panorâmica. Aberto de quinta-feira à segunda-feira das 10 às 18h.


  • O Canto das Cachoeiras, que se situa na Estrada Paraibuna, Km 2,5, telefones (12) 98266-0191 ou (11) 96466-9200, abriga cachoeiras, trilhas ecológicas, redário, local para piqueniques e um bistrô, que serve bebidas e refeições. Aberto sábados e feriados das 10 às 18h; domingos das 10 às 16h e quarta-feiras a sábados das 10 às 17h.


_____________________________________________________________________________________________________________

OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "Lavandário" (https://lavandario.com.br/o-lavandario/), "Wikipedia" (https://pt.wikipedia.org/e do "Contemplário (http:/www.contemplário.com.br).

_______________________________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site