terça-feira, 2 de julho de 2019

Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz em Niterói (RJ)

Campo de São Bento, que tem o nome oficial de Parque Prefeito Ferraz, fica situado em Niterói no estado do Rio de Janeiro, tendo uma área total de cerca de 36.000 m². O local era parte da enorme propriedade que, em meados do século XVII, pertencia ao fazendeiro Antônio Maciel Tourinho. O paisagismo do local se inspira no romantismo inglês. O coreto, com suas colunas, grades e cobertura trabalhadas, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1985, como marco do romantismo popular de fins do século XIX e início do XX.
Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz

Horário de funcionamento:
6 às 22h
Contatos:
(21) 2711-3266
Localização:
No quarteirão entre as Ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira em Icaraí, Niterói, RJ
Ver no mapa

Como chegar ao Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Não há estacionamento no local. A região apresenta muito trânsito, por isso prefira ir de transporte coletivo ou táxi.
  2. Ônibus - Linhas 30 (Martins Torres-Centro), 38 (Itaipu-Centro), 53 (Santa Rosa-Centro) e 57 (Icaraí-Centro).

Para saber a previsão do tempo para Niterói (RJ), clique aqui.


Infraestrutura do Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz
Pistas de caminhada e/ou corrida iluminadas com lâmpadas de Led amarelas, playground, rinque de patinação, biblioteca infantil, pista de skate, lago com chafariz e um pequeno parque de diversões, além de um coreto centenário tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Flora do Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz
Há centenas de espécies de plantas, com destaque para o pau-brasil, o pau-ferro e a palmeira imperial, além da raríssima calabura ou pau-seda, árvore frutífera originária das Antilhas.

Fauna do Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz
Há sapos, rãs e inúmeras aves como patos, gansos, passarinhos de múltiplas espécies, etc.

Não há lanchonetes no interior do campo, mas nas ruas próximas existem restaurantes e bares que servem bebidas e refeições.

Quanto à segurança geral, o parque pareceu-nos um local seguro durante o dia, frequentado por famílias. À noite, sugerimos andar em grupos.

Sinopse Histórica do Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz
Sendo o principal jardim público urbano de Niterói, o Parque Prefeito Ferraz – nome oficial do Campo de São Bento – era parte da enorme propriedade que, em meados do século XVII, pertencia ao fazendeiro Antônio Maciel Tourinho. Seu filho, Francisco Borges Tourinho, comprou as terras e cedeu uma parte ao vereador Manoel Rodrigues Raimundo. Este, por sua vez, vendeu a área, em 1697, aos monges beneditinos do mosteiro de São Bento, que ali instalaram uma fazenda de gado e ergueram o Outeiro de São João de Icaraí. Durante o império, o parque foi usado para o adestramento de tropas, cujas manobras chegaram a ser acompanhadas pelo regente D. Pedro I, em 1824. Com o plano de arruamento de Icaraí, que em 1840/41 implantou uma malha viária da Rua da Praia até as proximidades de Santa Rosa, ganhou os limites atuais. Foi aterrado em 1882/83 para eliminar as áreas pantanosas formadas pelo Rio Icaraí, que abrigavam insetos transmissores de doenças, e urbanizado entre 1907 e 1910, durante o governo do prefeito João Ferreira Ferraz. Data dessa mesma época a construção de um pavilhão, substituído posteriormente por outros prédios que abrigam hoje o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Jardim de Infância Júlia Cortines e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A urbanização definitiva do Campo ocorreu em 1908/9, com projeto do arquiteto belga Arsène Puttemans. O Campo de São Bento foi tombado pela Prefeitura Municipal em 1990 pelo seu alto valor paisagístico e afetivo para a cidade.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no local.

O Campo de São Bento recebe alguns eventos importantes do calendário da cidade, como o Projeto Banda na Praça, o Encontro de Criadores de Canários e, nos finais de semana, pela manhã, uma tradicional feira de artesanato e alimentação.

Dentro do Campo de São Bento também tem o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, sempre com boa programação cultural.

Em Niterói há um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que fornece informações gerais sobre os locais que valem a pena serem visitados na cidade, inclusive o Campo de São Bento, pelo telefone 0800 282 7755.

Vale a pena no Campo de São Bento ou Parque Prefeito Ferraz
  • Caminhar pelas pistas do local, observando a fauna e a flora ao redor
  • Participar das atividades culturais e esportivas promovidas nas áreas apropriadas do parque por sua administração;
  • Praticar atividades como ginástica, skate, dentre outras atividades, em áreas destinadas para tal;
  • Percorrer nos finais de semanas a feira de artesanato e de alimentação, que oferecem artigos e comidas diversos e
  • Comer "empadas à lenha" da barraca perto do portão interno do Grupo Escolar Joaquim Távora, que valem a pena.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes dos textos: Websites da "Nit News" (http://www.nitnews.com) e "Cultura Niteroi" (http://www.culturaniteroi.com.br/)
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Campo de São Bento


A seguir, veja fotos tiradas no Campo de São Bento (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

3 comentários:

  1. Uma pena ver o Campo São Bento no estado q se encontra. Lixo por toda a parte, mesmo tendo inumeras lixeiras, mato por todo o lado, lagos mal cheirosos, plantas morrendo por falta de água e pra completar fezes de animais q os donos não se preocupam em pegar. Lamentável, seria pra ser um espaço pra lá de bem cuidado. Bela arquitetura, tombado pelo patrimônio, uma jóia em plena cidade.

    ResponderExcluir
  2. É lindo o Parque gosto de ver está perto da natureza . Adorei ir lá

    ResponderExcluir
  3. Ainda continua um ótimo local para passear com as crianças! O parquinho ainda funciona e vários vendedores de balões!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site