quinta-feira, 19 de julho de 2018

Parque Cesamar em Palmas (TO)

Parque Cesamar fica situado em Palmas no estado de Tocantins, tendo uma área total de cerca de 97.000 m². Foi inaugurado no dia 18 de março de1998 e revitalizado em 2014, inclusive com a melhoria do sistema de iluminação. É um parque familiar, possuindo pista para caminhadas ao redor do lago, equipamentos para a prática esportiva e espaços de diversão para crianças e adultos. Além disso, no seu interior, abriga a Casa Suçuapara, primeira sede da Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, que anteriormente foi a sede da Fazenda Triângulo. Colaboração em prospecção, fotos e texto de Wagner Heibel.

Parque Cesamar

Horário de funcionamento:
5 às 23h
Contatos:
(63) 2111-2800
Localização:
506 Sul, Av. NS-04 LO 11, Área Verde, Palmas, Tocantins

Ver no mapa
Como chegar ao Parque Cesamar 

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. O Parque possui amplo estacionamento e fácil acesso desde onde deixar o veículo até suas atrações.
  2. Ônibus Deve-se buscar o “Ponto n° 0276 Parque Cesamar”. O aplicativo "Meu Busao" é uma opção para quem deseja utilizar o transporte urbano em Palmas.


Infraestrutura
O Parque Cesamar tem uma boa infraestrutura de lazer, constituída por:
  • Cachoeira artificial;
  • Academia ao ar livre;
  • Pista para caminhada e corrida ao redor do lago com 2840 metros;
  • Trilha ecológica com 2000 metros;
  • Pedalinhos;
  • Pista de skate;
  • Tirolesa;
  •  Pista de bicicross;
  • Área para piqueniques;
  • Piscina com cascata, interditada para banho
  • Sanitários (limpos e conservados) e
  • Lanchonete e Restaurante, entre outras.
Como atração à parte, no Parque Cesamar também encontra-se a Casa Suçuapara, primeira sede da Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, que anteriormente foi a sede da Fazenda Triângulo. Atualmente o local foi transformado em museu, denominado Casa da Cultura, que abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital. A Casa abriga também a Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e a Academia Palmense de Letras (APL).

Flora
Típica do bioma cerrado. Há pau-terra, puça, pata-de-vaca, imbaúba, candeia, copaíba, angico, ingá, bacaba e ipê, entre várias outras

Fauna
Há capivaras e macacos criados livremente neste ambiente, sem cercas ou jaulas. Também existem cotias, tatupeba, tatu-rabo-mole, etc. Encontram-se aves como o beija-flor de garganta verde, urubu-rei, gavião-carijó, carcará, gaivota, perdiz, entre outras.

Há restaurantes, bares e lanchonetes que servem bebidas e refeições no local.

Quanto à segurança geral, o parque pareceu-nos um local seguro, frequentado por famílias, muito bem cuidado e sem riscos aparentes.

História do Parque Cesamar
O nome da principal área verde de Palmas é uma homenagem ao advogado geral da prefeitura de Palmas, falecido em 1996, Cesamar Lázaro da Silva.

Há restrição para a entrada de animais domésticos no Parque Cesamar, pois no local há muitas capivaras livres, que podem atacá-los.

São proibidas bicicletas nas pistas de caminhada e/ou corrida e na trilha ecológica, bem como skates fora da pista destinada para isso.

 eventos culturais e esportivos que são realizados na área do parque. Para informações contatem a administração do parque em (63) 2111-2800.

O Parque Cesamar tem uma biodiversidade muito rica, tanto na fauna como na flora. É um excelente local para caminhada e/ou corrida, onde se pode observar bioma típico do cerrado, bem como encontrar capivaras caminhando tranquilas ou nadando, bem como macacos podem ser avistados nas copas de suas árvores. 

Possui uma pista asfaltada para corrida e/ou caminhada com 2.840 metros para passeios, uma trilha ecológica que adentra o cerrado, com dois mil metros em mata típica do bioma cerrado, e um lago, usado para práticas esportivas, que deságua no córrego Brejo Comprido.

Vale a pena no Parque Cesamar
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do local, observando a fauna e a flora ao redor, especialmente ao final da tarde ou início da manhã, pois as árvores permitem que não se sofra com a elevada temperatura de Palmas, quase sempre acima dos 30 graus; 
  • Participar das atividades culturais e esportivas promovidas nas áreas apropriadas do parque por sua administração;
  • Praticar esportes como ginástica, corrida, skate, dentre outras atividades, em áreas destinadas para tal;
  • Utilizar o pedalinho para percorrer o lago e 
  • Usar as áreas reservadas para fazer piqueniques com a família.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites da "Prefeitura de Palmas" (www.palmas.to.gov.br/), "Turismo Tocantins" (https://turismo.to.gov.br) e "Wikimapia"(http://wikimapia.org/).
Fotos e texto de Wagner Heibel e fotos do site Turismo Tocantins e Prefeitura de Palmas.
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Cesamar:


A seguir, veja fotos tiradas no Parque Cesamar (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).




3 comentários:

  1. Importante área destinada a recreação,lazer,meditação,encantamento com natureza,preservação,lembro me ter feito longas caminhadas com meus folhos e um ainda recém nascido,fomos muito felizes na cidade,com as pessoas gentis e amáveis e parabéns aos colaboradores do parque.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a informação sobre animais domésticos está equivocada. Tem uma placa que alerta sobra a proibição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação, Cláudio! Qdo visitamos o local não notamos a placa citada e vimos alguns frequentadores do parque com seus cães com guias/coleiras. Em contato com a administração do local, ressaltaram que a proibição é devido a existência de capivaras, que podem atacar os animais domésticos. Já corrigimos a postagem. Abs

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site