terça-feira, 24 de julho de 2018

Parque Norman B. Leventhal em Boston - EUA

Parque Norman B. Leventhal fica situado em Boston no estado de Massachusetts nos EUA, tendo uma área de cerca de 17.000m². No coração do distrito financeiro da cidade, aninhado entre os arranha-céus de escritórios, encontra-se esse "oásis verde", um testemunho da criatividade de um grupo de pessoas, públicas e privadas, que se uniram para promover essa visão única. O que antes era uma garagem decrépita e feia, agora é um parque premiado e convidativo, situado acima de uma nova garagem subterrânea. O Parque Norman B. Leventhal é apoiado, estrutural e financeiramente, pela "Garage na Post Office Square", que tem uma garagem exatamente abaixo do parque em 7 níveis/andares, comportando 1.400 vagas para veículos.

Parque Norman B. Leventhal

Horário de funcionamento:
6 às 21h
Contatos:
00 XX 1 617-423-1500
Localização:
Post Office Square, Boston, Massachusetts, EUA
Ver no mapa
Como chegar ao Parque Norman B. Leventhal

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há um amplo estacionamento subterrâneo exatamente sob o parque.
  2. Ônibus - Há um ponto próximo ao cruzamento das ruas Franklin com Congress da linha 4. As linhas 4, 15, 39, 57, 92 e 93 param no ponto das ruas Pearl com Congress. Para maiores informações sobre como chegar por transporte público, consultem a MBTA (Massachusetts Bay Transportation Authority).


Infraestrutura
A atração central do parque é uma fonte escultural, projetada por Howard Ben Tré, muito amigável que, no verão, os funcionários de escritórios que almoçam frequentemente por lá tiram os sapatos para molhar os pés na fonte. A alguns metros de distância, há um pergolado de 60 metros de comprimento, apoiada por colunas de granito, coberta com sete espécies de videiras. No pergolado há mini-lâmpadas acionadas por computador que apresentam um espetáculo noturno sutil.
Uma cúpula em vidro erguida sobre as passarelas de piso de granito proporciona um retiro descontraído. Possui cercas de ferro forjado personalizado e portões especialmente projetados. Há um gramado de 5.000 m², onde os visitantes curtem o Sol principalmente nos dias de verão. Há Wi-Fi grátis no parque.
No local há também um pavilhão em cobre e vidro, que abriga um café durante todo o ano. 

Pode-se jogar damas, xadrez e outros jogos no grande gramado existente.

Duas peças de arte pública foram projetadas por Howard BenTré, um escultor de Rhode Island, de elementos industriais e vidro, para complementar as características do design natural do Parque. As formas clássicas das esculturas nas praças norte e sul fazem referência geral à presença arquitetônica formal que caracteriza a cidade de Boston. As esculturas fazem referência específica às estruturas tradicionais de jardim, reforçando assim o parque como um oásis no cenário urbano circundante. Facilmente visível a partir de pontos distantes dentro do Parque, bem como de edifícios adjacentes, "Immanent Circumstance" é a escultura/fonte de vidro central e bronze BenTré concluída em 1991. Sua altura apresenta uma imagem vertical e núcleo ou foco para o espaço, que é definido pelos anéis de granito circundantes e pavimentação. Translúcido e semelhante à água em sua cor, o vidro da coluna é “preso” em bronze, enquanto o anel de vidro parece flutuar acima. Quando a fonte está operando, o grande volume de água acrescenta o elemento sonoro, aumentando a intensidade do núcleo do espaço, enquanto a cúpula criada pela água ascendente constitui um ápice literal na praça.

Flora
Mais de 125 tipos diferentes de plantas formam um exclusivo display horticultural. Todas as estações são especiais - desde as primeiras aveleiras floridas de fevereiro, passando pelas árvores, arbustos e bulbos florescentes da primavera, até os canteiros coloridos de plantas perenes herbáceas e anuais brilhantes do verão. Quando o show perene termina, todas as cores dão lugar às majestosas coníferas e aos brilhantes frutos do inverno. A identificação de rótulos e chaves para as fábricas permite que os visitantes anotem as seleções favoritas para uso em suas próprias paisagens. Também estão incluídas no jardim algumas plantas famosas, introduzidas pela primeira vez na paisagem americana pelo Arnold Arboretum.

Fauna
Muitos pássaros frequentam o local, entretendo os visitantes com seus cantos.

Há uma Cafeteria onde se servem bebidas e refeições no local, inclusive kosher. Há um menu de sopa, saladas e sanduíches em pães artesanais com produtos cultivados localmente.

Sinopse histórica do Parque Norman B. Leventhal
No século XVIII, os fabricantes de fios ocupavam a área, então se tornou um distrito residencial e, mais tarde, uma área comercial e comercial. O incêndio da Grande Boston de 1872 varreu a área e, quando a reconstrução começou, a área começou a ser chamada de Post Office Square, após o novo edifício dos Correios dos Estados Unidos e do Sub-Tesouraria (Boston), que ficava de frente para a praça.

Em 1874, a sede da Companhia de Seguros de Vida Mútua de Nova Inglaterra, projetada por Nathaniel Bradlee, foi erguida na praça, no local do que hoje é o Parque Norman B. Leventhal. Este edifício foi demolido em 1945 e foi erguida uma grande garagem que preenchia a área do atual parque, sendo concluída em 1954.

O estacionamento acima do solo foi demolido em 1988. A nova garagem, totalmente subterrânea, foi inaugurada em 1990 a um custo de US$18 milhões, e o parque acima foi concluído em 1992.

Para mais informações sobre a história do Parque Noeman B. Leventhal, clique aqui. 
São proibidas bicicletas, bem como skates no local.

Para incentivar os visitantes do parque a descansar no grande gramado do Parque Norman B. Leventhal, há almofadas de assento verde podem ser emprestadas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira durante o verão, a partir de um carrinho localizado no extremo sul do gramado.

O Parque Norman B. Leventhal também é usado para eventos como cerimônias de casamentos, que precisam de autorização prévia da administração do local. Saibam mais neste link.

aulas de ioga gratuitas desde 2012 e no ano seguinte foi lançado o bem-sucedido programa de condicionamento físico gratuito chamado P.O. Fitness. Os detalhes/informações das aulas são exibidos no Calendário do Parque a cada temporada.

Atualmente o Parque Norman B. Leventhal é um parque íntimo e amigável que é amado por milhares de trabalhadores de escritório, compradores, visitantes e moradores da cidade. Proporciona uma sensação de prazer, refúgio, qualidade e manutenção exemplar ao que seria, de outra forma, um cenário cinzento e de difícil implantação - uma sala acolhedora dentro da cidade, um espaço público significativo e confortável para ser apreciado e revisitado por pessoas em busca de relaxamento e refúgio - simplesmente como foi planejado.

Vale a pena no Parque Norman B. Leventhal
  • Caminhar pelo local, observando suas fauna e flora ao redor;
  • Descansar/relaxar em seu gramado ou bancos enquanto lê uma revista, livro ou jornal, ou ainda, ao barulho da água de sua fonte;
  • Comer um lanche/almoço ou beber algo em sua Cafeteria e
  • Participar de eventos esportivos e/ou culturais que são promovidos no local.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "Parque Norman B. Leventhal" (https://www.normanbleventhalpark.org/)
Foto aérea do Landscape Architecture Magazine.
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Norman B. Leventhal:



A seguir, veja fotos tiradas no Parque Norman B. Leventhal (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

2 comentários:

  1. Belíssima matéria.
    Verdadeira aula audio visual Fotos lindas que Embalam o sonho de conhecer esse parque.Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Matéria primorosa ,fotos e vídeo impecáveis, informações completas.Só falta a concretização real desse passeio encantador.Muito obrigada !

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site