quarta-feira, 30 de maio de 2018

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente - tema de 2018 é o combate ao uso de plástico


Desde o seu início, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), comemorado em 5 junho, é o maior evento anual de ação ambiental positiva do mundo promovido pela ONU. Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de mil atividades mundiais. Neste data também se comemora o Dia da Ecologia, que é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. 

O país anfitrião das celebrações do Dia do Meio Ambiente de 2018 é a Índia que escolheu o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica” ou #beatplasticpollution, a data pede a governos, setor privado, comunidades e indivíduos para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana. 



O governo indiano irá liderar as celebrações com uma série de atividades para o público, como ações de limpeza em áreas públicas, reservas nacionais, florestas e praias.

Na última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. O plástico representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelos consumidores no mundo.


Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único. Todos os anos, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, o equivalente a um caminhão de lixo despejado nos mares a cada minuto.

Confira o site oficial do evento Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 no Brasil

No Brasil, há eventos para comemorar a data e aumentar a conscientização da população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Entre eles, a 11ª edição da Meia Maratona das Cataratas no dia 10 de junho (domingo) no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio no link.

Nas praias do Rio de Janeiro há ações de limpeza e recolhimento de plásticos para reciclagem em Ipanema (sábado dia 9 de junho, das 9h às 10h30), na altura do número 151 da avenida Vieira Souto; em Ponta Grossa e na cidade de Cabo Frio.

Veja mais eventos no link

Poluição plástica no Brasil

No Brasil, a discussão sobre a poluição plástica vem avançando devido a esforços do governo brasileiro e outros atores da sociedade, incluindo a ONU Meio Ambiente Brasil. 

Campanhas para o consumo consciente de sacolas plásticas, a assinatura do Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens e agora o processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar criam o ambiente institucional necessário para avançar este debate fundamental com a sociedade brasileira. 

A ONU Meio Ambiente vê 2018 como um ano de virada sobre o tema. “Vimos construindo uma massa crítica na sociedade brasileira sobre o impacto ambiental do plástico e acreditamos que este ano, com as iniciativas que lideramos ou apoiamos, haverá uma mudança real na relação do Brasil com essa problemática – cidadãos, governos e empresas perceberão que está na hora de mudar hábitos e escolhas para garantir a saúde do planeta”, afirmou a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

Com informações da ONU Meio Ambiente

Por Letícia Jardim Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

Leia mais:

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site