sexta-feira, 6 de abril de 2018

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física: Exercícios físicos previnem ou tratam pelo menos 25 doenças


O dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física e a data serve para lembrar a população da importância dos exercícios físicos para uma vida saudável.

As vantagens de praticar algum esporte ou atividade física vão bem além da boa forma e manutenção ou perda de peso: previnem ou tratam pelo menos 25 doenças. 

O exercício tem função reguladora para o organismo e equilibra “o sistema cardiovascular e circulatório, o sistema endócrino, o sistema músculo-esquelético (prevenção de lesões e dores nas costas, prevenção de osteoporose), o sistema neurocerebral que regula o nosso humor, os nossos estados de ansiedade e as nossas capacidades cognitivas, memória, vitalidade e energia. Até o nosso sistema digestivo”, diz o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física de Portugal, Pedro Teixeira.

Estudo recente mostra o papel do exercício físico na prevenção das doenças neurodegenerativas (demência, Parkinson, Alzheimer). O exercício já faz parte do início do tratamento das pessoas que já têm sinais.

Com a prática do exercício físico ocorre uma diminuição de demanda nos postos e hospitais públicos. “Diminuiu o número de pessoas que precisam marcar consultas, tomar remédios, fazer exames laboratoriais, se internar ou operar”, conta o coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), Victor Matsudo.

“A soma total da economia para as contas do setor de saúde do Estado de São Paulo, em uma conta feita pelo Banco Mundial, é de 310 milhões de dólares por ano”, diz Matsudo.

Males causados pelo sedentarismo: – Aumenta a resistência em insulina e, com isso, aumenta o risco de diabetes; – Aumenta o colesterol, o que contribui com as chances de hipertensão; – Aumenta a chance das diferentes causas de câncer, em especial o de mama; – Causa diminuição da massa óssea, contribuindo para a osteoporose; – Aumenta o risco de problemas da vesícula biliar; – Contribui para a perda da memória, para casos de depressão, autoestima e também casos de Alzheimer.

Com AgitaSP.com e Observador.pt

 Por Letícia J. Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

1 comentários:

  1. Gostei do Resumo dos artigos antigos " Dicas de Saúde " Esta cada vez mais amplo e necessario.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site