terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Parque de Mont-Royal em Montreal - Canadá

Colaboração: Fotos de Wagner Heibel e Maria Ângela P. Sartin
O Parque de Mont-Royal é um dos espaços verdes mais importantes da cidade de Montreal no Canadá. Ele protege o Monte Royal do desenvolvimento urbano e é uma opção de lazer muito utilizada pelos moradores locais. O parque foi criado em 1876 e é considerada a área protegida mais antiga da Província de Quebec. Sua área compreende 1.900.000 m², tendo sido implantado em 1876 com o projeto inicial de Frederick Law Olmsted, o criador do Central Park de Nova York.

Parque Mont-Royal
Horário de funcionamento:
6h às 24h
Telefone:
514-843-8240
Localização:
Smith House
1260 Remembrance Road,
Montreal H3H 1A2, Canadá
Ver no mapa

Como ir ao Parque de Mont-Royal

  1. Metrô/ônibus - Pegue o metrô com destino a estação Mont-Royal. Chegando lá o ônibus de número 11. Mais informações sobre como chegar ao parque de vários pontos da cidade de Montreal de ônibus ou metrô, consulte este link.
  2. Carro - Clique em mapa para traçar seu roteiro. 


Infraestrutura do Parque Mont-Royal
O parque fica num morro, que tem seu ponto culminante a 233 m, bastante utilizado pelos moradores da cidade para praticar exercícios, como caminhada e corrida em trilhas e pistas, e no inverno, o esqui cross-country. É um lugar muito arborizado com trilhas ideais para quem quer ter um pouco de contato com a natureza e gramados para descansar e fazer piqueniques em dias mais quentes. Há um lago (o Beaver) e um mirante (o Kondiaronk Belvedere), que oferece uma vista panorâmica do alto do morro para a cidade e o Chalé de Mont-Royal, um edifício de pedra onde fica uma lanchonete. Outra atração do parque é a cruz com cerca de 32 m de altura, que fica iluminada durante a noite. A primeira cruz a ser colocada no parque em 1924 foi obra do fundador da cidade, Maisonneuve, que queria agradecer à Virgem Maria por impedir que uma enchente inundasse a cidade.

Fauna
Pássaros, esquilos, castores, guaxinins, gansos canadenses, lebres,coelhos de calda branca, entre outros.

Vegetação
Carvalho vermelho e o pinheiro branco dominam a paisagem, acompanhados de bordos e nozes de nogueiras que crescem nas encostas. As alturas das encostas geralmente são cobertas com árvores decíduas e pontilhadas com grupos de cicuta. Foram plantados no local 40 mil abetos na década de 1960. Há ainda plátanos, vidoeiros, açafrão e madressilvas. As espécies invasoras, incluindo o bordo de Noruega, o espinheiro e a salsa selvagem, são abundantes.

Há uma lanchonete no parque que serve refeições e bebidas.

Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Bicicletasskates e patins podem ser usados no parque nas áreas destinadas para tal.

História
No momento da sua segunda viagem em 1535, após ter sido preso em 7 de setembro em Quebec, Jacques Cartier subiu o rio São Lourenço até Hochelaga, atualmente a cidade de Montreal. Em 3 de outubro de 1535, ele foi recepcionado em Hochelaga e então subiu a montanha situada na proximidade da cidade, que ele mesmo a nomeou de Monte Royal, em homenagem ao rei da França.
Vinte e um anos mais tarde, em 1556, o livro do italiano Giovanni Battista Ramusio, Delle Navigationi et Viaggi, publicou um mapa de Cartier com a reprodução fiel das três colinas do Monte Royal. Em 1541, Cartier volta à região e funda a colônia de Charlesbourg-Royal. No ano seguinte, o rei Roberval chega à Charlesbourg-Royal e a nomeia para France-Roy. Anos mais tarde, a ilha a qual o Monte Royal se localizava foi nomeada de Ilha do Monte Royal (em francês: Ile du Mont Royal), que, com o tempo foi sendo abreviado até Montreal, nome da cidade o qual se localiza.

Após 350 anos da visita do explorador Jacques Cartier no Monte Royal, isto é, aproximadamente em 1875, a cidade de Montréal criou um espaço verde, o parque de Monte Royal, inaugurado em 24 de maio de 1876, dia da festa da rainha Victoria. O parque de Monte Royal constitui um dos espaços verdes mais importantes de Montreal. Arborizado, este parque foi projetado em 1876 por Frederick Law Olmsted, mesmo paisagista do Central Park, em Nova Iorque.

Vale a pena no Parque de Mont-Royal
  • Visitar o Mirante Kondiaronk, cujo nome é uma homenagem a um chefe de tribo indígena, para ter uma visão panorâmica da cidade de Montreal; 
  • Caminhar pelas trilhas/pistas existentes, curtindo a vegetação existente;
  • Visitar o Chalé de Mont-Royal onde fica uma lanchonete; 
  • Dirigir-se ao Lago Beaver, no lado oeste do parque, para incríveis opções de atividades, entre as quais caminhar pela trilha que o circunda, desfrutando das árvores do local. Durante o inverno, o Lago Beaver congela, transformando-se em uma pista de patinação no gelo e 
  • Caminhar até o "Pavilhão do Lago Beaver", onde você poderá alugar equipamentos, como bicicletas. Durante os meses de inverno, reserve um par de esquis para a prática de esqui de fundo (cross-country) pelos prados e pelas encostas das montanhas locais. Há também trenós disponíveis no local.
    _____________________________________________________________________________________
    OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
    Fontes textos: Websites da Prefeitura de Montreal (http://ville.montreal.qc.ca/), Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/) e do Expedia (http://www.expedia .com br).
    Fotos: Wagner Heibel e Maria Ângela P. Sartin
    __________________________________________________________________________________________

    Veja vídeo do Parque de Mont-Royal




    Veja fotos do Parque de Mont-Royal

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site