O site Áreas Verdes das Cidades visitou 4 Parques Lineares de São Paulo - 2 deles na zona leste e 2 na zona sul - e verificou este novo conceito de infraestrutura verde para as grandes cidades, que une preservação ambiental - principalmente da qualidade e quantidade de água disponível - com lazer e conscientização ambiental da população.
Um dos problemas mais graves de São Paulo é a ocupação desordenada e ilegal das "áreas de preservação permanente" (uma faixa mínima determinada por lei ao longo das margens de rios, córregos e represas), que deveriam ser protegidas para garantir o abastecimento e a qualidade da água para a população, preservar a vegetação e facilitar a drenagem do solo – e assim evitar enchentes em regiões ribeirinhas.
Os Parques Lineares foram as soluções encontradas pela Prefeitura desde 2002 – eles ocupam as áreas de preservação permanente (a faixa ou linha, por isso o termo “lineares”) – e evitam a degradação dos leitos de água e da mata nativa do local, coíbem o despejo de lixo e esgoto. Os parques transformaram a paisagem das áreas degradadas em locais com opções de lazer, de atividades físicas e de contato com a natureza para os moradores de suas regiões.
A instalação de parques lineares também estimulou a despoluição de diversos córregos e a realização de um Projeto de Educação Ambiental junto às comunidades das regiões onde estão os parques lineares.
Atualmente São Paulo conta com 20 unidades, além de 8 parques de orlas de represas. O site Áreas Verdes das Cidades visitou 4 deles. Confira nas resenhas os serviços, as atrações, vídeos e fotos dos Parques Lineares:
Zona leste
Cangaíba

O parque tem pista de cooper e caminhada, quiosques com mesas e bancos, sanitários, pista de skate, pista de bicicross, quadras, campo de futebol, cancha de bocha, áreas de convivência, anfiteatro aberto e bosques.
A ciclofaixa da zona leste passa pelo entorno do parque (aos domingos e feriados das 7 às 16h) e continua por 14 km de extensão (7 km em cada sentido), totalmente sinalizados por placas e pintura especial.
Cidade Tiradentes

O parque foi criado para preservar as nascentes do Córrego Itaquera e da mata em estágio de regeneração.
Há quiosques, ciclovia, pista para caminhada, parque infantil, mesa para jogos, campo de futebol, trilhas e grande área para prática de capoeira, danças e apresentações culturais.
Zona sul
O Projeto Orla do Guarapiranga prevê a construção de sete parques públicos às margens da represa Guarapiranga, além de uma ciclovia de 10 quilômetros interligando-os, com vista panorâmica para o manancial. O Parque Linear Castelo faz parte deste projeto.
Cidade Dutra

Também há uma pista para a prática do aeromodelismo que funciona aos sábados, domingos e feriados das 9 às 17h. As inscrições para utilizá-la são feitas no estacionamento dos aeromodelos do parque nos dias/horários citados apresentando BRA (licença operacional) em dia a um monitor, que é o representante da associação de aeromodelismo.

Por Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades
Consegui parar uns minutos, e me deliciar com as coisas boas apresentadas.Espero que na prática elas estejam funcionando a contento; pois área existe e acredito que recursos não podem faltar. Se dependesse de mim, você deveria ser escalado para assessorar o novo Prefeito. Vai firme!!!
ResponderExcluirotimo comentario
ResponderExcluir