sexta-feira, 26 de maio de 2023

Praça Alexandre de Gusmão em São Paulo (SP)


Praça 
Alexandre de Gusmão  fica localizada no Bairro Cerqueira César, ao lado Parque Trianon e próxima à Avenida Paulista em São Paulo, Capital. A praça tem um gramado de cerca de 3.000 m²circundado por árvores de diferentes espécies. O espaço livre permite multiplicidade de uso, sendo recorrente haver uso de Lazer Recreativo e Cultural no mesmo espaço.
Praça Alexandre de Gusmão

Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Localização
Bairro Cerqueira César ao lado do Parque Trianon, São Paulo (SP)
Ver no mapa

Como ir à Praça Alexandre de Gusmão

  1. Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há um estacionamento público pago subterrâneo sob a praça.
  2. Metrô - Linha 2 (Estação Trianon-Masp).
  3. Ônibus - linhas 6358-10 (Jd. Luso x Terminal Bandeira), 6403-10 (Terminal João Dias x Terminal Parque D. Pedro II), 64220-10 (Vila Cruzeiro x Terminal Bandeira), 715M-10 (Jardim Maria Luiza x Largo da Pólvora), 809V-10 (Vila Gomes x Metrô Trianon-Masp) 875H-10 (Terminal Lapa x Metrô Vila Mariana), entre outras.
Obs.: Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

Infraestrutura da Praça Alexandre de Gusmão
A Praça Alexandre de Gusmão, que tem um gramado de cerca de 3.000 m², configura espaço ensolarado cuja amplitude é arrematada pela sequência de árvores, a maioria de fragmentos de Mata Atlântica,  próxima à Alameda Casa Branca e a volumetria dos edifícios do entorno. 

É muito utilizada pelos visitantes para levarem seus cães e curtirem num dia de tempo bom, o Sol, que nessas ocasiões, permeia todo o local. Só atentem que ao levar seus pets, que podem andar por lá livremente, esses animais não devem ter comportamentos agressivos, especialmente os de grande porte, para uma boa convivências com os demais.

Suas características a vocacionam ao uso cultural como feiras e festejos, lazer recreativo e ócio. No local há uma curiosa edificação em forma de um "tempietto" (do italiano, pequeno templo) instalado num dos cantos da parte superior da praça. Trata-se de algo que ninguém imagina em princípio, mas é um respiradouro de ventilação do Túnel 9 de Julho que passa sob a praça.

Atualmente há uma Flagship da Nestlé chamada de Nescafé Dolce Gusto Store de NEO que é estratégico para a empresa e em linha com a filosofia da empreitada: inserido em meio à natureza e a Mata Atlântica da Praça. Do lado de dentro da loja, aberta ao público geral, a identidade e a comunicação convidam os visitantes a descobrirem os diferenciais e todas as novidades da marca, que vem para suprir uma problemática no que se diz respeito a cápsula de café. Com design inspirado na flor do café, o projeto é o primeiro da América Latina a usar peças naturais, impressas totalmente em 3D, que são biodegradáveis, possibilitando ao final da ação serem reaproveitadas, recicladas ou compostadas.

Você pode levar seus cães que podem andar livremente, basta serem comportados e não agressivos. Só pedem atenção com os cachorros maiores. 

Flora
É constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica ao seu redor, além da grande área gramada.

Fauna
Avistamos alguns pássaros que ficam, principalmente nas árvores do entorno da praça, em sua maioria os originários das espécies da Mata Atlântica.

Atenção! Não há sanitários disponíveis na Praça Alexandre de Gusmão. Caso queiram alimentar-se ou beber algo, costuma haver ambulantes, especialmente aos sábados e domingos na Alameda Casa Branca que margeia o local. Outra alternativa é caminhar uma quadra e atingir a Avenida Paulista onde não faltam opções.

Quem foi Alexandre de Gusmão?
A praça, que homenageia a figura de Alexandre de Gusmão, nasceu em continuidade ao Parque Trianon. Alexandre cresceu em Santos, no litoral paulista, e foi para Portugal aos 13 anos, na companhia de um dos seus doze irmãos. Estudou teologia na Universidade de Coimbra e, depois, direito na Universidade de Sorbonne na França, onde despontou para a diplomacia quando foi convidado para ser secretário do então embaixador em Paris, com 19 anos. Após ocupar um posto em Roma, onde fez amigos poderosos como o cardeal Lambertini (que viraria posteriormente o papa Bento XIV), o santista tornou-se secretário do rei em 1730 e entrou no círculo de confiança da autoridade máxima. 

Com profundo conhecimento da geografia e da história de sua terra natal, Alexandre de Gusmão foi o principal elaborador e negociador do Tratado de Madri, de 1750, que deu ao Brasil dois terços de seu território. Foi igualmente o autor intelectual do Mapa das Cortes, sobre o qual ocorreram as tratativas finais e onde, pela primeira vez, o país se apresenta com a forma quase triangular, ampla, maciça, que nos é hoje familiar.

O grande feito de Alexandre de Gusmão é ter conseguido legalizar o alargamento imenso do território do Brasil. Houve a preparação intelectual, tomaram-se as medidas práticas, a negociação se revelou difícil. Em todas as fases, é inegável o protagonismo do secretário do rei. Um acordo dessa dimensão é sem paralelo na história universal. Poucos fizeram tanto pela grandeza do Brasil.

Vale a pena na Praça Alexandre de Gusmão
  • Levar as crianças para brincar no playground existente;
  • Levar seus cães para passear/brincar no bom gramado do local;
  • Caminhar pelas pista que contorna a praça apreciando seu entorno e
  • Visitar a Flagship da Nestlé chamada de Nescafé Dolce Gusto Store de NEO, que deverá ser retirada, em princípio, em aproximadamente dois anos.
 __________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes: Websites "Revista Casa e Jardim" (https://revistacasaejardim.globo.com/), "Minuta do Plano Diretor para o Parque Trianon e Praça Alexandre de Gusmão da PMSP" (https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/) e Livro de Synesio S. Goes Filho, entitulado "Alexandre de Gusmão (1695-1753) - O estadista que desenhou o mapa do Brasil".
___________________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo da Praça Alexandre de Gusmão feito na visita.


Fotos da Praça Alexandre de Gusmão  tirada no dia da visita.

2 comentários:

  1. Guedes gostaria muito de tê-lo em minha residência, na hora do café, todos os dias às 15:30, para receber lições de sua Magnifica Trajetória, que nos enfeitam com suas Maravilhosas Publicações. Meu Celular é 9 9415 1876 para que VOCÊ confirme a sua vinda. PARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mensagem não há identificação, classificada como anônima. Por favor queira identificar-se, pois, infelizmente, recebemos alguns trotes. Equipe do site Áreas Verdes das Cidades

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site