segunda-feira, 13 de março de 2023

Outono 2023: Confira as características e as flores da estação

Paineira

O outono de 2023 começa no dia 20 de março (segunda-feira) às 18h25, segundo o Instituto de Astronomia da USP (IAG). A estação tem como característica as quedas de temperatura e de chuvas em relação ao verão no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, enquanto nas regiões Norte e Nordeste se inicia o período mais chuvoso do ano.

Em 2023, a previsão é do outono ser “típico”, ou seja, sem alterações nas médias históricas de chuvas e temperatura. Conforme a NOAA, agência internacional que acompanha as condições dos oceanos e da atmosfera, não há previsão de atuação de fenômenos meteorológicos que influenciam o clima e as chuvas no hemisfério sul, como La Niña e El Niño.

Características do outono no Brasil

Nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, o outono tem como características as mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos destas regiões.

Nestas regiões e também em parte da região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC – nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.

Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Características da flora de outono

As árvores que florescem são sibipiruna, acácia de flores amarelas, quaresmeira e paineira. As flores das cactáceas, como a conhecida flor de maio, também aparecem nesta época do ano. As plantas aquáticas também produzem flores belíssimas como as ninfeias, que exibem flores amarelas, rosas e azuis.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea. As quaresmeiras são uma das principais espécies do período e são nativas da Mata Atlântica. Esta época do ano é propícia para camélia, antúrio, copo-de-leite e margarida. Outras flores encontradas no outono são astromélia, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera, entre outras.

Veja fotos sobre algumas das flores de outono:

Acácia

Paineira
Quaresmeira

Ninfeia

Antúrio

Astromélia

Boca de Leão

Camélia

Gérbera

Lírio

Margarida


Flor de Maio

Com informações do IAG - USP
Fotos Pixabay.com

6 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site