terça-feira, 31 de janeiro de 2023

2 de fevereiro: Dia Mundial das Áreas Úmidas

Em 2 de fevereiro (quinta-feira), se comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Instituído pela convenção intergovernamental na cidade de Ramsar, no Irã (2 de fevereiro de 1971), neste dia se definiu pela primeira vez o conceito de área úmida e a importância da preservação deste ecossistema essencial para manutenção da biosfera e das vidas humanas.

    Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

    Atualmente no Brasil, vale a definição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU): “Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica". 

    As áreas úmidas, tanto as salgadas como doces, sustentam a humanidade ao manter e fornecer a maior parte da água doce consumida no mundo e funcionam como filtros naturais para purificar a água potável. 

    Além disso, 40% das espécies mundiais vivem e se reproduzem em áreas úmidas - os recifes de coral abrigam 25% de todas as espécies.

    As zonas úmidas também armazenam duas vezes mais carbono do que florestas e, portanto, auxiliam a regular as temperaturas e o clima. 

    Calcula-se que estes ecossistemas fornecem serviços no valor de US$ 47 trilhões por ano, entre eles, pesca e aquicultura (produção de alimentos). Somente os arrozais alimentam 3,5 bilhões de pessoas anualmente e mais de um bilhão de pessoas dependem economicamente destas zonas.

    Assim, o uso intensivo das áreas úmidas deve ser feita da forma mais sustentável possível, pois sua deterioração afeta milhões de pessoas e o meio ambiente.

    Tema do Dia das Áreas Úmidas 2023

    Todo ano, há campanhas para aumentar a conscientização das pessoas em relação à preservação e uso sustentável das áreas úmidas. Neste ano, 2023, o tema foi “É hora da restauração das áreas úmidas”.

    Segundo informações do site World Wetlands Day (ONG associada à ONU), desde 1970, pelo menos 35% das áreas úmidas foram degradadas até hoje.



    Com informações do site do Ministério do Meio Ambiente e WorldWetlands Day 

     

    • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!


    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site