quarta-feira, 16 de novembro de 2022

20 de novembro: Dia da Consciência Negra é comemorado com festival de música e gastronomia no Parque Ibirapuera

Parque Linear da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), no próximo domingo, é feriado em São Paulo. A data é uma homenagem a Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, que foi morto nesse dia em 1695 no maior reduto de resistência à escravidão no período colonial. O dia lembra a todos para combater o racismo, valorizar, refletir e resgatar a cultura negra.

O Museu Afro Brasil do Parque Ibirapuera tem comemoração especial com o primeiro festival de música e gastronomia “Ocupa MAB”. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro (sábado e domingo), das 14h às 18h, e é gratuito. Entre as atrações estão o Maracatu Solano Trindade, as rodas de samba da zona leste e norte de São Paulo, a artista Anelis Assumpção, o rapper Rico Dalasan, o tradicional Clube do Balanço, DJs e oficinas de samba-rock.

A gastronomia fica por conta dos pratos afro-brasileiros e típicos africanos trazidos pela pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães.

Há na capital o Parque Linear da Consciência Negra (foto) no bairro Cidade Tiradentes (zona leste). No parque há equipamentos que valorizam e resgatam aspectos da cultura negra de forma a aproximar o tema aos frequentadores do parque. Exemplo disso é o grande terreiro para prática de atividades ligadas à cultura negra.
No dia de sua inauguração (20 de novembro de 2009) foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade. O local do parque foi escolhido para preservar as nascentes do Córrego Itaquera e da mata em estágio de regeneração.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site