sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Feriado de 7 de Setembro em SP: Parque Independência tem comemoração especial no bicentenário

O Parque Independência, no bairro do Ipiranga em São Paulo, comemora o feriado do dia 7 de setembro (quarta) com um espetáculo ao ar livre que revisita o “grito do Ipiranga” de Dom Pedro I, um dos marcos do processo de independência do Brasil em seu bicentenário em 2022.

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
  • Os 10 melhores parques de São Paulo - Lista de 2022

  • Neste parque, às margens do riacho Ipiranga, se encontra o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), um dos mais importantes da cidade com um grande acervo de obras, objetos e documentos históricos. Após um período de reformas e ampliação, o museu reabre para o público geral em 8 de setembro. O conjunto de monumentos do Parque Independência é tombado pelo patrimônio histórico e inclui o Monumento à Independência, a Cripta Imperial, o Jardim Francês e o Bosque.
    O espetáculo “Vozes da Independência” acontece às 15h do dia 7 de setembro e tem  um grande elenco, liderado por Caco Ciocler como D. Pedro I, coro com 10 cantores e música ao vivo. A Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga faz uma participação especial.

    Figuras históricas brasileiras como Chico Mendes, Machado de Assis e Zumbi dos Palmares também são representadas na peça. A direção é de Georgette Fadel, Paula Klein e Sarah Lessa e a direção musical é de Lincoln Antonio e Luiz Gayotto.

    No conjunto histórico do Parque da Independência também acontecem intervenções artísticas especiais como o Bloco dos Independentes, uma trupe que evoca histórias de personagens importantes do Brasil, de forma lúdica e didática. As apresentações são no dia 7 de setembro, em 2 horários (15h e 16h30).

    Outras atrações são a exposição “Vozes Insurgentes”, um recorte histórico de heróis e heroínas nacionais, personagens que evocam o sentimento emanado pelas lutas ao longo da construção social, econômica e cultural do Brasil, e “Vozes do Ipiranga”, uma experiência cênica imersiva em áudio 3D em que o público se torna personagem central da obra.

    Uma nova iluminação especial e áudios-guias contando a história do local também serão apresentadas à população. Estas atividades permanecem depois do feriado de 7 de setembro.

    Parque Independência

    O conjunto histórico do parque passou por uma grande reforma nos últimos anos e inclui:

    • Museu Paulista (Museu do Ipiranga) - reabre as portas no dia 8 de setembro para o público em geral (com agendamento pelo site a partir de 3 de setembro). No dia 7, a abertura é simbólica para trabalhadores da obra de recuperação e ampliação do prédio e para crianças de escolas públicas
    • Monumento à Independência – um dos símbolos do parque, foi inaugurado no centenário da Independência do Brasil em 1922
    • Cripta Imperial - também denominada "Capela", (localizada sob o monumento) abriga os restos mortais de D. Pedro I traz a exposição “Representações da Nação: o Monumento à independência e a Cripta Imperial” que permanece até 2024. No dia 7, às 10h, tem visitação guiada gratuita com a historiadora Marly Rodrigues. Nos outros dias, a visita pode ser feita das 9h às 17h (visitas guiadas 11h e 14h - de 7 a 11 de setembro)
    • Jardim Francês - criado em 1909, une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local. O paisagismo foi restaurado, a fonte central e duas outras foram recuperadas
    • Museu de Zoologia - uma das maiores coleções da fauna brasileira, o museu da USP (Universidade de São Paulo) garante a diversão com conhecimento para crianças e adultos. O horário é de quarta a domingo, das 10h às 17h (acesso permitido até às 16h30). Entrada gratuita para todas as idades.
    • Casa do Grito -  traz a exposição “Da Independência ao Grito: História de uma casa a pau-a-pique”. A visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.
    Os eventos fazem parte de uma programação especial da Prefeitura de São Paulo para comemoração do 7 de setembro em várias partes de São Paulo. Confira a programação completa aqui

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
  • Os 10 melhores parques de São Paulo - Lista de 2022



  • Com informações da Secretaria Municipal da Cultura e 
    Museu Paulista


    4 comentários:

    1. Muito importante preservar essa história há muitos anos atrás visitei esse museu fiquei encantada sou do interior espero visitar novamente assim que der

      ResponderExcluir
    2. Maravilha ter nosso Museu de volta e reformado! Parabéns a tidos brasileiros e principalmente aos paulistas por este resgate!💚💛💙

      ResponderExcluir
    3. Bem, o acervo do Museu Paulista foi se perdendo nos últimos 35 anos. Quam o conheceu nos seus tempos de decencia administrativa pode conhecer as belas peças que o compunham. Nos ultimos anos,a decadencia o abateu transfornado-o num brechó histórico, onde peças de significancia duvidosa subiram do acervo tecnico para tapar os buracos deixados pelos sumiços. Lamentável. Pelo que vi das imagens pós-reforma, o brechó segue o mesmo mas, bem mais limpo.

      ResponderExcluir

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site