quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS)


Visitamos numa terça-feira o Parque das Nações Indígenas (PNI), que está localizado na Região Urbana do Prosa, no município de Campo Grande no Estado do Mato Grosso do Sul. A cidade de cerca de 900.000 habitantes tem uma economia pujante. A junção dos setores primário e secundário, especialmente na agroindústria, desempenha papel importante na economia local, sendo um de seus pilares. Segundo o IBGE, há um total de 1300 indústrias de transformação no município. Estima-se que só nos polos industriais devem ser instaladas 180 indústrias nos próximos anos, sendo que 40 estão em fase de execução. A criação do Parque das Nações Indígenas, que tem cerca de 1.170.000 m² de área, ocorreu com a desapropriação pelo Governo do Estado de diversas chácaras e terrenos, localizados às margens dos córregos Prosa e Reveilleau, situados no perímetro urbano compreendido pelas avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, e pelo córrego Sóter.

Parque das Nações Indígenas

Horário de funcionamento:
6h às 21h
Telefone:
         (67) 3318-5719 e 5726         
Localização:
Possui seis portões oficias de acesso, três localizados na Avenida Afonso Pena (Kaiowá, Guarani e Nhandeva), um na Rua Ivan Fernandes Pereira (Guató) e dois localizados na Rua Antônio Maria Coelho (Kadiwéu e Terena)
Ver no mapa
Como chegar ao Parque das Nações Indígenas
Ônibus - Linhas 050-Hospitais/Centro; 051 e 054-T. Bandeirantes/Shopping Campo Grande; 072-T. Nova Bahia/ T. Morenão; 205-Nova Bahia; 206-Estrela Dalva/Centro; 242-Parque dos Poderes e 526-T. Hércules Maymone/Nova Bahia; entre outras. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte o site do Consórcio Guaicurus (clique aqui) ou use o aplicativo para smartphones Peg Fácil, disponível na AppStore e Google play.
Carros - Trace seu roteiro no link "Ver no mapa". Há bolsões de estacionamentos gratuitos ao redor do parque e ruas próximas.

Para saber a previsão do tempo em Campo Grande (MS)clique neste link.

Infraestrutura do Parque das Nações Indígenas
Dispõe de quadras de esportes, pista de skate, patins e bicicleta, sanitários, pista para caminhada de quatro mil metros inteiramente asfaltada, além de diversos parquinhos infantis próximos às entradas, sendo um deles o primeiro parque infantil adaptado a crianças deficientes no Estado. Há em seu interior o Monumento ao Índio-Praça da Zarabatana,  o Bioparque Pantanal, o Monumento aos Guerreiros Guaicurus (Cavaleiro Guaicuru), a Concha Acústica Helena Meirelles, o Museu das Culturas Dom Bosco (Museu do Índio) e o Museu de Arte Contemporânea (MARCO), que representam as etnias indígenas do Estado. 

Foi inaugurado em 2022 o Bioparque Pantanal ou Aquário do Pantanal, nome popular do Centro de Pesquisa e Readaptação da Ictiofauna Pantaneira, que é um dos maiores aquários de água doce do país e foi projetado por Ruy Ohtake. Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário conta com 33 tanques (sendo 23 internos e 8 externos, 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes), totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.

Fauna 
Há capivaras, quatis e cutias, apreciando os voos das garças brancas, tucanos, patos e araras-canindé, e o cantarolar dos sabiás, bem-te-vis, juritis, periquitos, graúnas e outras espécies da classe dos Passeriformes.

Flora
Com uma vegetação nativa, onde se realçam árvores como jenipapo, mangueira e aroeira, a unidade abriga mais de 300 espécies de pássaros e se tornou um local propício para a prática do birdwatching (observação de aves).

Informações gerais do Parque das Nações Indígenas

Não há lanchonetes no interior do parque, mas nas ruas próximas há estabelecimentos comerciais onde se podem comprar alimentos e bebidas. 

Você não pode levar animais domésticos no Parque das Nações Indígenas, pois há animais silvestres que circulam no seu interior.

São proibidos no parque empinar pipas com fios cortantes, usar churrasqueiras portáteis e fazer fogueiras

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, que tranquilizam os frequentadores.

História do Parque das Nações Indígenas
O Parque das Nações Indígenas (PNI) está localizado na Região Urbana do Prosa, no munícipio de Campo Grande/MS. A criação do PNI ocorreu com a desapropriação pelo Governo do Estado de diversas chácaras e terrenos, localizados às margens dos córregos Prosa e Reveilleau, situados no perímetro urbano compreendido pelas avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, e pelo córrego Sóter.

O Decreto Estadual no 7.082, de 26 de fevereiro de 1993, em seu Artigo 1°, declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação amigável ou judicial, as áreas de terras localizadas na região leste do município destinadas à construção de um parque urbano, totalizando 116 hectares com os limites e confrontações especificados na planta e memorial descritivo, elaborados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas de Mato Grosso do Sul. Por meio do Decreto Estadual no 7.354, de 17 de agosto de 1993, a área urbana de que trata o Decreto Estadual nº 7.082, de 1993, passou a ser denominada Parque das Nações Indígenas.

Vale a pena no Parque das Nações Indígenas   
  • Usar os equipamentos de ginástica para se exercitar;
  • Visitar o Bioparque Pantanal, admirando seu interior e as espécies de peixes da região;
  • Utilizar os parquinhos infantis (playgrounds) para as crianças brincarem, onde existem vários equipamentos para tal;
  • Visitar os museus e monumentos existentes no interior do parque;
  • Presenciar eventos diversos na Concha Acústica Helena Meirelles;
  • Usar quadras poliesportivas para a prática de vários esportes, inclusive o skatismo;
  • Percorrer as trilhas existentes, observando a vegetação que as rodeiam e
  • Ouvir o cantar de aves nas proximidades dos fragmentos de mata presentes no parque. 
__________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte do textos Website Oficial do Parque das Nações Indígenas (https://www.parquedasnacoesindigenas.ms.gov.br/), Wikipedia (https://pt.wikipedia.org) e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (http://www.ms.gov.br/).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque das Nações Indígenas



Fotos do Parque das Nações Indígenas

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site