sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Parque Alto da Boa Vista em São Paulo


O Parque Alto da Boa Vista em São Paulo está localizado no bairro de Santo Amaro na zona sul paulistana. O parque tem uma área de 31.000 m² e foi inaugurado em 29 de maio de 2021, sendo um local, inicialmente, para apreciar a natureza que é uma área ambiental rica já que tem flora e fauna peculiares e preservadas, assim como o pássaro Anu, que desperta também a ideia de se promover educação ambiental no parque.

Parque Alto da Boa Vista

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
  Não tem   
Localização:
R. Vig. João de Pontes, 779 - Santo Amaro, São Paulo - SP
Ver no mapa
Como chegar ao Parque Alto da Boa Vista 
Ônibus - 476A/10 Terminal Santo Amaro / Ipiranga, 637P/10 Terminal Santo Amaro / Terminal Pinheiros, 6500/10 Terminal Santo Amaro / Term. Bandeira, 669A/10 Terminal Santo Amaro / Term. Princesa Isabel, 695T/10 Term. Capelinha /Metrô Vila Mariana, 695V/10 Term. Capelinha / Metrô Ana Rosa e 856/R Socorro / Lapa. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte o site da Sptrans (clique aqui).
Carros - Trace seu roteiro no link "Ver no mapa". Há um pequeno bolsão de estacionamento gratuito na proximidade da entrada.

Infraestrutura do Parque Alto da Boa Vista
O local propicia, numa etapa inicial, caminhada, contando com sanitários, bicicletário, rampa de acesso ao parque, praça com bancos e áreas de circulação acessíveis. Recebe palestras sobre educação ambiental e, ao fim da implantação completa, terá playground, mirante, caminhos, área de compostagem e trilhas, além de equipamentos de ginástica – deixando de ser um parque apenas contemplativo. Quando da nossa visita, um quadro de avisos informava que há aulas gratuitas de Lian Gong às quintas-feiras das 16 às 17h. 

Flora
Conforme o site da SVMA da PMSP sua flora é composta por três origens: nativa no município de São Paulo - aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia Raddi), assa-peixe (Vernonanthura sp.), capitão-do-mato (Cordia sellowiana Cham.), jaborandi (Piper sp.), embaúba branca (Cecropia pachystachya Trécul), exótica cultivada - aspargo (Asparagus sp.), eucalipto (Eucalyptus sp.) e exótica subespontânea - ipê-de-jardim (Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth), mamona (Ricinus communis L.), abacateiro (Persea americana Mill.), bananeira (Musa x paradisiaca L.), goiabeira (Psidium guajava L.) e lírio-do-brejo (Hedychium coronarium).

Fauna 
Levantamento da SVMA registra  61 espécies de aves para a área. Com facilidade, pode-se avistar aves como: quero-quero, rolinha, avoante, anu-branco, sanhaço-cinzento, sanhaço-do-coqueiro, periquito-rico e pardal. Na vegetação é possível observar exemplares de alma-de-gato, caneleiro-de-chapéu-preto e bem-te-vi-rajado. Diversidade de beija-flores, pica-paus, sabiás, columbídeos e psitacídeos compõem também a avifauna loca

Informações gerais sobre o Parque Alto da Boa Vista
  • Você pode levar animais domésticos, desde com coleira/guia para os cães;
  • Bicicletas, patins, skates não são permitidos no local, assim como jogos com bolas;
  • Quanto à segurança geral do local, observamos um funcionário numa guarita na entrada e
  • Não há lanchonetes no local, portanto leve alimentos e água quando visitar o parque.
História do Parque Alto da Boa Vista
O Parque Alto da Boa Vista tem história na região, ali nasce o córrego Lavapés, como era conhecido e hoje é chamado de Poly. Quando os tropeiros de São Paulo chegavam em Santo Amaro, em meados do século 17, era no Parque Alto da Boa Vista que eles paravam para descansar e se limpar no Córrego que era conhecida por uma espécie de divisão de caminhos, seguido por um lado chegava-se à estrada da Vila Santo Amaro. Seguindo pelo outro lado, tomava-se o caminho para o litoral, no sentido de Itanhaém. O Parque tenciona, inicialmente, ser um local para apreciar a natureza que é uma área ambiental rica já que tem flora e fauna peculiares e preservadas, assim como o pássaro Anu, que desperta também a ideia de se promover educação ambiental no parque.

O local é uma história de luta da população para conseguir essa área de lazer. Na década de 2000, a Associação dos Amigos do Alto da Boa Vista (SABABV) cobrou a Prefeitura para fazer uma limpeza na calçada e descobriu que a área é pública. Daí começou a luta para provar isso. “A associação se mobilizou com os moradores, conseguiu verba e defendeu a área para que a terra fosse de fato reconhecida como do município. A associação que literalmente lutou para a área ser da Prefeitura”, explica Guilherme Rodrigues Alves, presidente da SABABV.

Em 2004, a então prefeita Marta Suplicy assinou o Decreto n° 44.206 que instituiu a área como parque, mas o local continuou abandonado. Em 2008, uma empresa que faria um empreendimento na região, estabeleceu um Termo de Compromisso Ambiental com a Prefeitura para dar os recursos necessários para a implantação do parque. Mas, no mesmo ano, outra solicitação de posse foi feita para o local e teve início uma nova disputa judicial pela área.

O processo terminou por volta de 2012 mas até 2014 nada mais aconteceu. Nesse ano, o Termo de Compromisso Ambiental já havia sido perdido pois foi depositado em outro órgão da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

“Aproximadamente em 2017 o Ministério Público, depois de grilagens no local, ordenou que a Prefeitura tomasse posse da terra e que fosse constituído parque. Aí foi implantado uma guarita para preservar a área. Em 2019, para acelerar o processo, a SABABV e a Chapel School doaram a parte administrativa do parque para ser implantado mais rapidamente”, explicou Guilherme.

Considerações
Por ora, o parque ainda conta com uma pequena parte aberta ao público, mas informações obtidas no local acrescentam que terá sua área ampliada. Atualmente há um trecho sem pavimentação entre árvores, além de sanitários e bancos para o uso dos visitantes. Há fitas de contenção, no dia da visita, nas futuras áreas que o público terá acesso. Precisa melhorar sua infraestrutura para atrair mais visitantes.

Vale a pena no Parque Alto da Boa Vista   
  • Caminhar no interior do parque, observando a vegetação ao redor, ouvindo o cantar de várias aves presentes no local e
  • Participar das aulas gratuitas de Lian Gong que são administradas às quinta-feiras às 16h (informação no dia da visita).
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do textos Website da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente-SVMA (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/) e Portal Grupo SulNews (https://gruposulnews.com.br/).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Alto da Boa Vista  


Fotos do Parque Alto da Boa Vista

1 comentários:

  1. Morei no bairro muitos anos ve conheço a Área. Hoje moro na Chácara Sto. Antonio mas fiquei radiante ao saber da criação do porque. Irei visitar assim que puder.
    Parabéns pela iniciativa. Essa notícia merece ser divulgada nos bairros vizinhos à região.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site